Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Túnel do Tempo: Guerra por um triz



Presidente Kennedy quase começou outra guerra mundial em 1962

Luís Alberto Alves


À beira da Terceira Guerra Mundial: Em 22 de outubro de 1962, americanos e soviéticos por pouco não iniciaram o que seria a Terceira Guerra Mundial. O presidente americano John Kennedy anuncia ter provas da existência dos mísseis soviéticos e monta um bloqueio aeronaval contra Cuba. A União Soviética cede seis dias mais tarde.

Radiografia de Sampa: Rua da Graça






Luís Alberto Alves


 Nome tradicional de uma antiga capela dedicada à Nossa Senhora das Graças no Bairro do Bom Retiro, Centro. Esta capela situava-se numa campina, tendo ao fundo o Rio Tietê, próxima à atual Rua Barra do Tibagi. A Rua da Graça, que tem sua origem na Rua Ribeiro de Lima,  vizinha ao Jardim da Luz, é uma das mais tradicionais e conhecidas ruas de São Paulo.

 Sua origem está intimamente ligada à devoção católica de nosso povo. Toda essa região era parte de Chácara Bom Retiro, de propriedade do Brigadeiro português, de origem suíça, João Jácomo Baumann.

 A rua da Graça teve ainda o atrativo de ser arborizada por tipuanas, plantadas na gestão do Conselheiro Antonio Prado (1899-1912). Em 1900, agita-se a sociedade com a inauguração do Grêmio Dramático e Musical Luso-Brasileiro, desta mesma época temos a abertura da fábrica de doces "A Moderna", do imigrante italiano Michele La Torre.

 A Rua da Graça já foi musa inspiradora de uma canção de Inezita Barroso, em "Lampião de Gás". Atualmente ela perdeu muito de seu encanto, com a derrubada das antigas e tradicionais casas de tijolos dos imigrantes italianos, bem como de muito do seu arvoredo original. A Rua da Graça (foto) fica no bairro do Bom Retiro, Centro de SP.


Geral: Exames de DNA específicos são nova ferramentas no tratamento da calvície



Redação

 O Núcleo Capilar Patrícia Maciel, especializado em recuperação capilar, está apostando na genética para diagnosticar com precisão a causa da queda de cabelos ou calvície de homens e mulheres. “O genoma – toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA – consegue nos mostrar se a perda dos cabelos é de origem genética, se o paciente responde bem ao tratamento com Anti-DHT e se tem tendência a queloides. Todo esse diagnóstico nos permite encontrar melhor soluções para o problema, complementando o Tricograma e com eficiência maior do que outros estudos”, afirma Patrícia Maciel, Tricologista que trouxe do Japão um método exclusivo de tratamento capilar.

Patrícia mostra que existem três testes disponíveis:

1)      Alopecia Androgenética masculina ou feminina – É o exame que permite saber se aquela perda de cabelos vem de fatores hereditários. “Não basta ter um pai calvo para se afirmar que o caso é genético. Há muitos pais calvos que têm filhos com cabelo perfeito e vice-versa”, disse a Tricologista.

2)      Sensibilidade ao Anti-DHT – O Anti-DHT, também conhecido como Finasterida, é um aliado da recuperação capilar, mas não faz efeito em todas as pessoas. Esse teste mostra se o paciente reage bem a tal tratamento.

3)      Sensibilidade a Queloides – O queloide – cicatriz alta, com relevo irregular, cor escura e que pode causar dor ou coceira – é um problema de cicatrização que algumas pessoas apresentam. No caso da realização de um implante capilar, é necessário antes que se faça o teste para saber se o paciente tem tendência a queloides e, se tiver, a realização do implante é contraindicada.

 O paciente não precisa fazer os três exames. “Como as mulheres têm dois cromossomos X, num único exame é possível saber se elas têm alopecia androgenética e se são sensíveis aos Anti-DHT. Já os homens precisam realizar ambos os exames e somente quem vai para o implante faz o terceiro, de sensibilidade a queloides”, explicou Patrícia. Cada um dos exames custa R$ 1.300,00.

                                               O tratamento após o diagnóstico

 O Núcleo Capilar Patrícia Maciel realiza um trabalho totalmente tópico em seus pacientes. São sessões de uma terapia desenvolvida por Patrícia Maciel com base no curso universitário de Tricologia do qual foi aluna no Japão por seis anos. “No Japão, o cabelo é levado tão a sério que os cursos universitários surgiram há mais de 20 anos e exigem dedicação integral dos alunos. A partir do que aprendi na universidade japonesa, criei um método próprio de recuperação capilar, no qual trato da raiz – o terreno vivo e fértil – e os resultados aparecem nos fios  - que, na verdade, são a parte morta do nosso cabelo”, comentou.

 Além das sessões em cabine com um tratamento que inclui a realização do Tricograma (exame que mapeia todo o couro cabeludo e cria um histórico dele), é feita a aplicação de produtos naturais e shampoos criados por Patrícia Maciel. “É um tratamento muito complexo, que leva em conta cada paciente e o que funciona para o caso dele. Estudamos caso a caso para saber o que melhor reage e, assim, temos um alto nível de sucesso no ganho de densidade capilar (encorpamento do fio fino), no prolongamento da vida do fio e na desobstrução do couro cabeludo, de maneira que os fios novos consigam nascer saudáveis”.

 Como não são apenas os produtos utilizados durante as aplicações que resolverão qualquer problema capilar, no Núcleo Capilar Patrícia Maciel são utilizados vários métodos, com elementos colhidos em diferentes fontes. “Terapia floral, inclusive aplicada aos shampoos; Reiki; reposição de minerais e aromaterapia são complementos ideais para o tratamento, já que o sistema emocional do paciente interfere diretamente na saúde capilar”, ensinou.

 O Núcleo Capilar Patrícia Maciel não trabalha com tratamentos invasivos ou medicamentos. Quando há a necessidade de usar um medicamento, realizamos um trabalho multiprofissional, com dermatologista. É o mesmo caso do implante: os pacientes que optam por esse recurso são encaminhados a médicos especialistas.


Geral: Conheça os 10 mandamentos do sono





Redação

 Qualidade do sono e qualidade de vida são fatores diretamente proporcionais. Afinal, o sono é uma função imprescindível do nosso organismo para manutenção da saúde do corpo e da mente. Enquanto dormimos, nosso corpo realiza funções extremamente importantes, dentre as quais, secreção e liberação de hormônios, fortalecimento do sistema imunológico, consolidação da memória, entre outras.

 De acordo com a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, um sono de qualidade depende de hábitos e comportamentos saudáveis. Entretanto, a correria do dia-a-dia e a privação do descanso, acabam comprometendo as noites de descanso e o desempenho das funções essenciais ao organismo. “O sono divide-se em fases. E quando há interrupção ou incompletude de qualquer uma delas, tem-se um sono de má qualidade, que em longo prazo pode prejudicar o equilíbrio do organismo e a saúde. É preciso estar atento porque a frequência de uma má noite de sono pode significar a presença dos distúrbios, que atrapalham o sono considerado normal”, explica.

 Medidas simples, no entanto, podem auxiliar para o sono perfeito. Quer descobrir quais são elas? Confira na foto acima com a consultora.


Geral: Um de cada cinco usuários de Android é atacado por ameaças cibernéticas




Os programas mais populares são os trojans SMS

Luís Alberto Alves
  Segundo os resultados da pesquisa de Ciber ameaças móveis realizada pela Kaspersky Lab e pela INTERPOL entre agosto de 2013 e julho de 2014, um de cada cinco dispositivos com sistema operacional Android e protegidos por soluções de segurança da Kaspersky Lab sofreu tentativa de ataque por softwares maliciosos. Os programas mais populares são os Trojans SMS que enviam mensagens a números Premium sem que o proprietário do aparelho se de conta do ocorrido.

 Ao todo 1 milhão de usuários de dispositivos Android no mundo encontraram softwares perigosos entre agosto de 2013 e julho de 2014. Esse dado representa cerca de um quinto de todos os clientes de produtos móveis da Kaspersky Lab. Na verdade, este período registrou o número mais alto de ciberataques nos últimos anos.
 
 Usuários na Rússia, Índia, Cazaquistão, Vietnã, Ucrânia e Alemanha estão entre os principais alvos dos cibercriminosos no sistema operacional Android. Em geral, isto se deve ao fato de que as pessoas nestes países costumam pagar por conteúdo e serviços online por meio de SMS; para os cibercriminosos esta é a forma mais atrativa de rentabilizar os ataques, já que podem utilizar estes serviços para transferir o dinheiro, de forma rápida e anônima, de contas de celulares pré-pagos a contas bancárias de terceiros. Na América Latina, a maioria dos ataques a dispositivo móveis foi registrada no Brasil, seguido por México e Colômbia.

 A principal razão do aumento no número de ataques e de usuários atacados foi o uso dos programas da família Trojan-SMS. Estes representaram 57,08% de todas as detecções realizadas pelas soluções de segurança da Kaspersky Lab para dispositivos Android. Em segundo lugar ficou RiskTool (21,52%), que são programas condicionalmente legítimos que podem ser utilizados com fins maliciosos (envio de mensagens SMS a números Premim, transmissão dados de geolocalização e etc.). As aplicações com publicidade agressiva, como Adware (pop-ups e as notificações na barra de navegação) ocuparam o terceiro lugar (7,37%). Na América Latina, a lista dos três malware mais ativos é similar a Europeia, mas estes são classificados de maneira distinta: RiskTool ficou em primeiro, seguido pelo Trojan-SMS, e depois pelo Adware, o qual registrou um número menor de detecções.

"Escutamos muitos especialistas afirmarem que os usuários de Android não têm que se preocupar, porque apesar dos programas maliciosos para este sistema aparecerem regularmente, o número de ataques não é significativo. Pouco tempo atrás este comentário poderia ser considerado razoável. No entanto, a situação mudou drasticamente no ultimo ano – e não para melhor”, alertou Roman Unuchek, analista sênior de vírus da Kaspersky Lab.

 Porém, não se pode concluir que o panorama das ameaças para dispositivos baseados em Android foi apenas pessimista. Em abril de 2014, os especialistas da Kaspersky Lab notaram uma grande queda no número total de ataques, principalmente por causa de uma forte baixa nos números de ataques de Trojan-SMS. Esta queda pode ter sido o resultado das novas normas para os serviços de pagamento por meio de SMS introduzidas pelo órgão regulador de telecomunicações da Rússia. Agora todos os operadores russos devem receber uma mensagem de confirmação do assinante que está pagando pelo serviço por meio de SMS. Desde Julho de 2014, o número de ataques começou a aumentar cada vez mais. É possível que a nova legislação russa tenha contribuído para a queda de ataques em Abril, o que indiretamente confirma a eficácia de uma legislação contra a fraude cibernética.

 "A INTERPOL e Kaspersky Lab elaboraram um relatório que destaca as ameaças e tendências atuais registradas no período de 2013 e 2014. Este relatório mostra mais uma vez que o crime cibernético não é apenas um novo tipo de crime. O que vemos aqui são o modelo e a estrutura do crime organizado tradicional encapsulados em uma forma tecnologicamente avançada", disse Dr. Madan Oberoi, diretor de Inovação e Divulgação da Segurança Cibernética da INTERPOL.

Detalhes adicionais da pesquisa de Ciber Ameaças Móveis da Kaspersky Lab estão disponíveis no site Securelist.com.
 


Variedades: Guarulhos (SP) recebe “Sherazade e suas 1001 histórias” neste sábado




Sherazade é o personagem da atriz Rachel Barcha

Redação

 A premiada atriz Rachel Barcha traz sua personagem Sherazade, famosa pelo programa X-Tudo, da TV Cultura, para contar 1001 histórias na Tenda Branca do Bosque Maia, em Guarulhos (SP). A apresentação acontece no sábado (25), a partir das 15 horas. A peça é parte integrante do projeto Teatro nos Parques, contemplado pelo ProAC, e que tem o apoio da Secretaria de Cultura. A entrada é gratuita.

 Sherazade narrará uma coletânea das melhores histórias, reunidas durante os mais de vinte anos de carreira da atriz. Histórias sobre bichos, heróis, vilões, folclore e seres mitológicos dos quatro cantos do mundo, contadas por meio de bonecos e muitos efeitos especiais.

Serviço: O Bosque Maia fica na Avenida Paulo Faccini, s/nº, Jardim Maia, Centro de Guarulhos (SP).