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sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Política: Governo quer atender um milhão de crianças até o fim do ano com programa para primeira infância



O ministro Osmar Terra falou aos deputados sobre o "Criança Feliz", programa criado em 2016 que acaba de ganhar prêmio internacional


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, informou aos deputados que a meta do governo é atender um milhão de crianças até o fim do ano no programa "Criança Feliz". A iniciativa lançada no governo passado, em 2016, prevê visitas domiciliares para o desenvolvimento da primeira infância.
O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (5), em audiência pública na Comissão de Educação, um dia depois de o programa ser um dos vencedores no Wise Awards, premiação internacional dedicada à educação.
De acordo com Terra, a intenção do programa é oferecer uma rede de proteção e atenção em uma fase fundamental da vida humana: os primeiros 1.000 dias após o nascimento da criança. É nessa fase, por exemplo, que o cérebro faz as ligações neurais e os primeiros aprendizados e percepções se fixam na memória da criança a ponto de influenciar decisivamente o seu destino.
Para o ministro Osmar Terra, o programa é importante para que a sociedade veja com mais atenção os primeiros anos de vida das crianças. "Nós precisamos atingir uma meta de um milhão de crianças neste ano, atendidas em casa toda semana. Já estamos com 750 mil. No ano que vem, queremos 2 milhões de crianças, portanto teremos que ter orçamento maior para isso”, relatou.
Até o final do governo, a meta é atender todas as crianças de 0 a 3 anos atendidas pelo Bolsa-Família e pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Durante a audiência, foi destacado o papel dos "visitadores", profissionais capacitados com atuação setorial. Cada um deles visita 6 famílias por dia para avaliar o ambiente familiar e identificar fatores capazes de comprometer o desenvolvimento integral das crianças. Atualmente, 25 mil visitadores atendem 2.620 municípios pelo Brasil.
Busca ativa
Segundo o subsecretário de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Hélber Vieira, aos 3 anos de idade, começam a aparecer as diferenças entre quem teve condições adequadas e inadequadas de educação. Ele afirma que criança sem afeto não aprende e tem limitações cognitivas que afetam seu percurso por toda vida. No DF, de cada dez crianças que entram na escola, sete conseguem chegar no ensino médio. Entre os mais pobres, o número cai para seis.
Nos próximos dias, representantes do governo distrital farão uma reunião técnica com representantes do Unicef para aumentar a parceria no programa Busca Ativa Escolar. “Uma criança pode estar faltando aula por uma condição de vulnerabilidade de sua família. Qual é o problema quando a criança tem 3 faltas seguidas? Alguém tem que ir atrás dessa criança e de modo integrado sistematizar políticas para resgatá-la”, explicou Vieira.

Frente
A audiência pública foi pedida pela deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) que integra a Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância. O grupo 200 assinaturas de deputados e senadores para sugerir à Casa Civil que insira a primeira infância como agenda prioritária de abrangência intersetorial no Plano Plurianual 2020-2023. A deputada também é autora de um projeto de lei que estabelece os anos de 2020 e 2021 como o Biênio da Primeira Infância (PL 2721/19).
“A Constituição diz que a criança é prioridade absoluta nas políticas de saúde, nas políticas de educação, em todas as políticas de segurança, no desenvolvimento social, então nós precisamos cumprir”, alertou.

Política: Comissão decide que bancos terão que informar clientes sobre fraudes mais comuns


Ele disse que as empresas financeiras já fazem um mapeamento completo das fraudes praticadas no mercado


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou nesta quarta-feira (4) projeto de lei (PL 145/19) que obriga bancos, financeiras, casas de câmbio e seguradoras a alertar os consumidores sobre os tipos de fraude mais frequentes relacionados às suas operações.
De autoria da deputada Renata Abreu (Pode-SP), a proposta altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). O texto aprovado estabelece ainda que o alerta deve conter informação sobre como o consumidor pode se prevenir e sobre como deve proceder caso seja vítima de fraude.
O projeto foi relatado pelo deputado Capitão Wagner (Pros-CE), que recomendou a aprovação. Ele disse que as empresas financeiras já fazem um mapeamento completo das fraudes praticadas no mercado contra o consumidor. Falta agora repassar essas informações aos clientes.
“A proposta é uma medida de simples implementação e baixo custo, inclusive quando pensamos nas facilidades da comunicação digital”, disse Wagner.
Tramitação
O projeto será analisado agora pelas comissões Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Política: Pensão vitalícia para colonos levados para a Amazônia nos anos 1970 é aprovada


O relator optou também por utilizar a expressão “colonos”, no lugar de “produtores e trabalhadores rurais”


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou nesta quarta-feira (4) proposta que concede pensão especial vitalícia, no valor de dois salários mínimos, aos colonos assentados pelo governo federal ao longo dos trechos das BR-163 (Cuiabá-Santarém) e BR 230 (Transamazônica), no período de 1971 a 1974.
De autoria do deputado Airton Faleiro (PT-PA), o Projeto de Lei 2952/19 recebeu parecer favorável do relator, deputado Cristiano Vale (PL-PA). Ele apresentou um substitutivo para, entre outros pontos, fixar a pensão em dois salários mínimos, a mesma recebida pelos “soldados da borracha”, brasileiros recrutados pelo governo federal, à época da Segunda Guerra Mundial, para produzir borracha na Amazônia. Pela proposta original, a pensão vitalícia seria de R$ 1,5 mil mensais.
O relator optou também por utilizar a expressão “colonos”, no lugar de “produtores e trabalhadores rurais”. Além disso, a exemplo da disciplina legal da pensão concedida aos soldados da borracha, a comprovação da condição de colono exigirá prova material, não sendo admitida prova exclusivamente testemunhal.
Vale explicou que os colonos foram transportados à Amazônia na primeira metade dos anos 1970, quando a ditadura militar implementou o Programa para a Integração Nacional (PIN) visando colonizar a região. O Pin ficou a cargo do Incra.
“O governo prometeu a infraestrutura e o apoio necessário aos colonos, no entanto, deixou-os praticamente abandonados à sorte. Situação piorada pela baixa fertilidade dos solos, chuvas torrenciais e doenças tropicais”, disse o relator.
ReajusteO texto aprovado determina que o valor da pensão vitalícia será reajustado nas mesmas datas e pelos mesmos índices estabelecidos para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). O benefício não será acumulável com outros concedidos pelo RGPS ou pelas previdências dos servidores públicos.
A pensão especial será transferível aos dependentes em caso de morte do colono, desde que estes não possuam meios para prover sua subsistência.
TramitaçãoA proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada agora pelas comissões Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Sindical: SindQuímicos Guarulhos convoca trabalhadores para assembleia de campanha salarial



Luís Alberto Alves/Hourpress

O SindQuímicos Guarulhos engata a campanha salarial da categoria. Segundo o secretário-geral Antonio Cortez Morais, no dia 13 de setembro já tem assembleia geral para a categoria discutir a pré-pauta de reivindicação. O local do encontro dos trabalhadores é no salão de eventos do SindQuímicos Guarulhos Rua Iraci Santana, 34, bairro Macedo.



Economia: Sistema gratuito de avaliação imobiliária é lançado para corretores de imóveis


Avalion é uma ferramenta que permite o corretor de imóveis agilizar processos, com análises mercadológicas e laudos de avaliação personalizados

Redação/Hourpress
Um jeito novo de avaliar imóveis. Assim é o Avalion – sistema online de avaliação imobiliária, que promete ser uma ferramenta inovadora para o mercado imobiliário. O sistema foi desenvolvido para auxiliar o profissional na avaliação de imóveis, permitindo mais agilidade em seus processos e entregando relatórios personalizados. A ferramenta também gera opinião de mercado, análises mercadológicas e laudos de avaliação de forma profissional, com conteúdo e estrutura personalizados.
Criado pelo empresário curitibano Paulo Roberto de Oliveira, o Avalion foi lançado no mês de agosto, durante o painel sobre aplicativos e soluções digitais para o mercado imobiliário, no Digital Real Estate Brazil - que faz parte do principal evento de negócios digitais do país, o Expo Fórum Digitalks 2019. 
“Em um mercado que fala da extinção do corretor de imóveis, esta ferramenta vem para fazer o contrário, vamos incluir o profissional e não exclui-lo. O profissional personaliza a ferramenta do seu jeito, inserindo todos os seus dados, logotipo, assinatura e cores. Entregar um material com valor sempre foi o nosso objetivo e agora podemos compartilhar isto com todos”, explica Paulo Roberto de Oliveira, idealizador do Avalion.
Com mais de 20 anos de experiência no ramo imobiliário, Paulo Roberto é corretor de imóveis e sempre trabalhou com avaliação imobiliária. "Com o tempo, percebi a necessidade em deixar o processo mais ágil e otimizado e desenvolvemos a ferramenta. O que antes demorava dois dias, hoje pode ser elaborado em algumas horas", exemplifica.
Em 30 dias, mais de 600 usuários cadastrados
No primeiro mês de funcionamento do Avalion, o sistema registrou mais de 600 cadastros gerados por corretores de imóveis e imobiliárias. A corretora de imóveis Regina Heil, da Lógica Imóveis, explica que conheceu o sistema e que para ela proporciona agilidade na elaboração de opinião de mercado sobre um determinado imóvel, assim como na elaboração de laudos completos e devidamente formatados dentro do padrão da ABNT. "O Avalion não elimina a experiência e o conhecimento do profissional, e, sim, aprimora e qualifica a sua opinião ou laudo avaliativo”, complementa.
O corretor de imóveis Paulo Bernardo é outro exemplo acredita que, com o Avalion, os profissionais poderão ganhar mais tempo e ter um embasamento correto de valores de mercado praticados em determinadas regiões. “A ferramenta dispõe o valor de venda do imóvel em um curto espaço de tempo, além de homogeneizar a faixa de preços praticadas no mercado, tornando o parecer sensato e realístico. Será com certeza uma base de dados de confiança tanto para profissionais quanto para imobiliárias”, afirma.
O sistema está disponível no site www.avalion.com.br e pode ser utilizado de forma gratuita - até o fim de setembro - por corretores de imóveis e imobiliárias de todo o país.

Economia: Mercado Livre de Energia realiza o workshop "Setor Elétrico" em Brasília


O Mercado Livre de Energia está completando 21 anos no Brasil e representa todas as mudanças que o consumidor busca hoje no setor elétrico


Redação/Hourpress
No dia 12 de setembro, a Abraceel – Associação dos Comercializadores de Energia - promove em sua sede em Brasília-DF um amplo workshop titulado “Setor Elétrico”. O evento acontece das 14h00 às 17h30, com um intervalo para um coffee break às 16h30.
 Além das noções básicas do setor elétrico nacional serão abordados 3 pontos fundamentais desse mercado: as falhas no modelo setorial atual, os objetivos da reforma setorial e as propostas do Projetos de Lei 1917/2015 e PLS 232/2016 que estão diretamente ligados ao Mercado Livre de Energia. Todos esses pontos serão abordados pelo diretor técnico da Abraceel, Alexandre Lopes.
O Mercado Livre de Energia está completando 21 anos no Brasil e representa todas as mudanças que o consumidor busca hoje no setor elétrico. Prova disso foram os resultados da Pesquisa IBOPE Abraceel 2019 apresentada em agosto, que apontou o número histórico de 79% dos consumidores brasileiros que apoiam a livre liberdade de escolha para a contratação da sua energia.
Todo o conteúdo gerado neste workshop será disponibilizado para a imprensa nacional como mais uma excelente fonte de pauta e informações gerada pela expertise da Abraceel no Mercado Livre de Energia.

Sobre a Abraceel: A Abraceel - Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia defende o direito da livre escolha do fornecedor de energia elétrica, a chamada portabilidade da conta de luz, e de gás natural pelos consumidores. Foi fundada no ano 2000 e atualmente conta com 93 empresas associadas, que comercializam 85% do volume de energia elétrica do segmento. Tem a finalidade de atuar junto à sociedade em geral, formadores de opinião, órgãos de governo, incentivando a livre competição de mercado como instrumento de eficiência nas áreas de energia elétrica e gás natural.
 Nos últimos 16 anos, os consumidores do Mercado Livre de energia elétrica economizaram aproximadamente 118 bilhões de reais nas contas de eletricidade. Atualmente esse mercado representa 30% de toda a energia elétrica consumida no Brasil e atende a cerca de seis mil consumidores livres e especiais, que estão entre os maiores do país. Nesse particular, merece destaque que os preços da energia no Mercado Livre foram em torno de 29% menores que as tarifas reguladas das distribuidoras no mesmo período.

Economia: Aumento das linhas de crédito online e sem garantia beneficia pequenas e médias empresas em cenário de juros baixo


A redução da taxa básica de juros (Selic) já está repercutindo favoravelmente nas empresas

Redação/Hourpress
A redução da taxa básica de juros (Selic) já está repercutindo favoravelmente nas empresas. O Banco Daycoval, especializado em crédito para empresas de pequeno, médio e grande porte, tem registrado aumento da demanda em quase todas as modalidades de empréstimo corporativo.
A linha de crédito mais demandada continua a ser para capital de giro. Mas é importante reforçar que a companhia registra também aumento para linhas de financiamento para descontos de títulos e operações para a aquisição de bens duráveis, como máquinas, equipamento e veículos.
Isso ocorre porque a redução da taxa básica de juros proporciona um apetite maior do empresariado por crédito para expandir o negócio, mas ainda não é suficiente para que as empresas voltem a buscar crédito para financiamentos muito longos. A atividade econômica do País não está acelerada. Isso significa que o empresário continua reticente em investir e ainda aguarda medidas importantes, como a aprovação da Reforma da Previdência.
Crédito 100% Digital
É importante reforçar que um dos principais problemas para que os empreendedores consigam acesso ao crédito é o excesso de burocracia. Ter conta em algum banco, aguardar histórico na instituição e, só então, pleitear um limite de crédito é demorado e exaustivo. Fora isso, sempre é necessário apresentar garantias reais e aceitar prazos, em geral, curtos para pagamento. E o que o pequeno empresário precisa? Flexibilidade e agilidade.
Especializado em crédito corporativo, o Daycoval criou linhas de financiamento descomplicadas e de fácil contratação, que podem ser feitas 100% de forma digital. Não é necessário ser cliente do Banco, nem ir a uma agência sequer uma vez. Todo o processo é online. Além disso, diferentemente do que ocorre, por exemplo, em algumas fintechs, a análise de crédito é feita com algoritmos internos que usam a experiência de 50 anos de atuação no setor de crédito para pequenas, médias e grandes empresas.
Chamado de DayGiro, o produto não exige garantia da empresa. Tudo pode ser resolvido por meio de um acesso ao site www.daygiro.com.br. O Day Giro é um empréstimo ofertado com o apoio do BNDES, com foco em empresas com, no mínimo, cinco anos de fundação, que tenham faturamento entre R$ 1 milhão e R$ 90 milhões anuais. “Com taxa de juros de 1,5% ao mês, esta linha oferece crédito entre R$ 50 mil e R$ 500 mil, sem necessidade de apresentação das chamadas garantias reais”, ressalta a gerente do Daycoval, Daniela Warchavsky Prato. A linha de empréstimo empresarial DayGiro oferece prazo de pagamento entre 36 e 48 meses.
Na mesma família de produtos digitais, o Banco Daycoval oferece o Giro Fácil, um crédito destinado a capital de giro, sem garantia, de até R$ 500 mil e prazo de até 24 meses para pagar. “A taxa é de 1,9% a 2,1% ao mês, muito competitiva se comparar com linhas sem o apoio do BNDES e sem garantias”, complementa Daniela. Da mesma forma que o anterior, esta linha é ofertada para clientes e não clientes e pode ser obtida de forma 100% digital.

Geral: Oceanos são o verdadeiro pulmão do mundo, diz pesquisador


Durante o evento Conexão Oceano, realizado no Rio de Janeiro, cientistas, atletas, jornalistas, influenciadores e artistas discutiram a importância dos ecossistemas marinhos para a sobrevivência na Terra

Redação/Hourpress
As algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo e os mares atuam como reguladores do clima no planeta. Os dados são do Instituto Brasileiro de Florestas. Sem os serviços prestados pelo oceano, a temperatura poderia ultrapassar 100ºC e inviabilizar a vida na Terra. Além disso, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) indica ainda que peixes e frutos do mar são a principal fonte de proteína para uma em cada quatro pessoas no mundo.
Diante da importância de um oceano saudável para a vida, cerca de 350 pessoas estiveram reunidas na última terça-feira (3/9), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para participar do Conexão Oceano. Entre os condutores do debate e da sensibilização da plateia estavam personalidades de diferentes setores, como o ator Mateus Solano, as jornalistas Sônia Bridi e Paula Saldanha, a atriz Maria Paula Fidalgo, a velejadora olímpica Isabel Swan, o empresário Vilfredo Schurmann, o surfista Rico de Souza, os pesquisadores Frederico Brandini, Alexander Turra e Ronaldo Christofoletti, entre outras.
Durante o encontro, os participantes debateram os impactos sofridos pelos mares, além de compartilharem formas de engajar a sociedade em torno do tema, que é de extrema relevância para a sobrevivência e para o desenvolvimento econômico e social. O público foi formado principalmente por comunicadores, empresários, representantes da sociedade, pesquisadores e estudantes.
Professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), Frederico Brandini destacou o importante papel dos oceanos, lembrando que eles são o verdadeiro pulmão do mundo. "Neles é que estão as algas marinhas responsáveis pela produção da maior parte do oxigênio consumido no planeta. Se quisermos continuar usufruindo da generosidade oceânica, precisamos melhorar o currículo didático do ensino fundamental. Além da educação, outra forma de preservar os mares é comunicando mais e melhor”, enfatizou.
Durante sua fala, Mateus Solano lembrou que os humanos não são donos do planeta. "Somos filhos dele. Precisamos dar alguns passos atrás e entender quais caminhos errados tomamos no decorrer da história. Um deles foi utilizar tanto plástico. Se não repensarmos tudo isso, a natureza continuará sofrendo. E é importante lembrar que ela não precisa de nós. A gente é que precisa dela", ressaltou.
De acordo com a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Malu Nunes, o objetivo principal do evento – promovido pela entidade em conjunto com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, a UNESCO no Brasil e o Museu do Amanhã – foi aproximar as pessoas dos oceanos. “Temos o compromisso de proteger os mares, engajar a sociedade e ajudar a ter uma economia mais forte, bem-estar amplo e vida marinha conservada. A ideia foi detectar os principais desafios e ‘inputs’ para cumprirmos esse objetivo”, disse.
Comunicação
O evento foi o primeiro realizado no Brasil voltado a comunicadores, influenciadores e pesquisadores, com o objetivo de estruturar diretrizes para engajar a sociedade sobre a importância do oceano. “A comunicação é um fator importantíssimo para a conservação da saúde oceânica. Por isso, os meios de comunicação têm papel preponderante na conscientização da população nesta causa. O impacto da não conservação afeta não apenas quem vive no litoral, mas também quem está no interior”, lembrou o vice-presidente da COI/UNESCO na América Latina e Caribe, Frederico Saraiva Nogueira.
Outro ponto importante apresentado no evento é que os oceanos enfrentam problemas que podem influenciar negativamente na segurança alimentar dos seres humanos. "Precisamos reverter esse quadro urgentemente, pois a tragédia é iminente. O Acordo de Paris e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) devem ser cumpridos mundialmente e o Brasil tem um papel fundamental nessas metas, pois tem uma diversidade marinha fantástica, além de grande dependência do sistema marinho. Essa iniciativa de realizar o evento tem um papel preponderante, pois vai ajudar a propagar esse conteúdo e despertar nas pessoas o compromisso de defender o oceano, tão importante para nosso futuro", disse por vídeo o secretário especial das Nações Unidas para o Oceano, Peter Thomson.
Para Alexander Turra, Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos, é preciso relacionar mais a vida do oceano com a vida da sociedade. “Os cientistas precisam ser cada vez mais protagonistas da informação. Não adianta ficar apenas dentro dos laboratórios e não interagir com a sociedade. É preciso comunicar de forma simples e objetiva aquilo que nós defendemos”, afirmou o membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.
Já Vilfredo Schurmann destacou que “o mar está perdendo fôlego devido ao excesso de poluição. E pude ver isso ao redor do mundo”. Especializada em coberturas ambientais, Sônia Bridi afirmou que “a civilização depende barbaramente da preservação do meio ambiente e algo precisa ser feito”. As ideias surgidas no decorrer do Conexão Oceano farão parte de estratégias de comunicação em prol da conservação e sustentabilidade dos oceanos e da vida marinha, tema da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2021 a 2030.

Geral: Sicredi leva jovens para intercâmbio na Alemanha e Holanda





Com visitas agendadas em instituições financeiras e educacionais, jovens líderes são estimulados a conhecer novas realidades

Redação/Hourpress
Nesta semana, 16 jovens líderes brasileiros embarcaram para a Europa com o objetivo de conhecer os modelos cooperativistas internacionais. A experiência é promovida pelo Sicredi no Programa Youth Leadership Journey, que visa dar aos jovens a oportunidade de conviver com visões de mundo diferentes. Entre os dias 4 e 12 de setembro, a comitiva passará pela Alemanha e pela Holanda, com uma programação que contempla palestras e visitas técnicas, além de encontros com jovens líderes locais.
Entre as instituições que serão visitadas está a tradicional Academia Germânica de Cooperativas, em Montabaur, na região oeste da Alemanha, e o Rabobank, maior banco cooperativo da Europa, sediado em Utrecht, na Holanda. O intuito do programa é que, a partir da troca de experiências com colaboradores e associados de cooperativas internacionais, os membros dos comitês jovens do Sicredi retornem ao Brasil com novas perspectivas para ajudar a desenvolver as comunidades onde vivem.
Para o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock, é a partir dessa troca de experiências que acontece o engajamento necessário para desenvolvimento das instituições financeiras cooperativas. “Somos inclusivos e democráticos, pois damos a oportunidade aos nossos associados de participarem de forma efetiva da gestão de nossas cooperativas. E essa incursão na Europa também tem como intuito propiciar um crescimento pessoal e profissional em ritmo acelerado para que eles se sintam cada vez mais parte desse movimento”, afirma Dasenbrock, que também é membro da diretoria do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês).
Para o gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, André Alves de Assis, que coordena a expedição, a iniciativa é de suma importância para todos. "Os jovens conseguirão ter uma perspectiva diferente, entendendo a força do cooperativismo de crédito na Holanda e Alemanha, tornando-os ainda mais engajados em suas cooperativas no Brasil", conclui.

Geral: Aplicativo levanta bairros de São Paulo que mais pedem comidas típicas





App lança campanha "Fome de Diversidade", que convida o usuário a viajar pelo mundo sem sair de casa por meio da gastronomia


Luís Alberto Alves/Hourpress


Que hambúrguer, pizza, comida brasileira e japonesa são recordistas de comida pedida em casa, todo mundo já sabe. Mas as tendências de consumo sobre outros tipo de culinária e quais são as mais consumidas por bairros de São Paulo é algo que ainda não é muito divulgado.

Um levantamento divulgado pelo Uber Eats revela os tipos de comida mais pedidos pelos moradores da capital e onde estão concentrados os pedidos por bairro paulistano. O ranking de culinárias típicas de destaque em São Paulo é liderado pela comida Japonesa, seguida da Árabe, Havaiana, Chinesa, Italiana e Libanesa, nessa ordem. Completam o top 10 as gastronomias Síria, Mexicana, Tailandesa e Peruana. 

Veja os bairros de São Paulo que concentram os pedidos de cada uma delas no Uber Eats: 

  1. Japonesa - Jabaquara, Vila Andrade, Morumbi, Pinheiros, Sumaré, Paraíso, Cerqueira César.
  2. Árabe - Liberdade, Paraíso, Butantã, Vila Leopoldina, Freguesia do Ó, Vila dos Remédios.
  3. Havaiana - Campo Belo, Moema, Itaim Bibi, Paraíso, Cerqueira César, Pinheiros, Lapa e Perdizes.
  4. Chinesa - Brooklin, Glicério, Cambuci, Moinho Velho.
  5. Italiana - Vila Andrade, Vila Prudente, Sacomã
  6. Libanesa - Pinheiros, Barra Funda, Perdizes, Freguesia do Ó, Casa Verde.
  7. Síria - Vila Mariana, Ipiranga, Vila Clementino, Jardim Paulista, Campo Belo, Morumbi, Butantã
  8. Mexicana - Itaim Bibi, Brooklin Novo, Santo Amaro, Cerqueira César, Bela Vista, Pompéia, Anália Franco, Mooca
  9. Tailandesa - Perdizes, Santa Cecília, Paraíso, Liberdade, Cambuci, Higienópolis, Pacaembu.
  10. Peruana - Paraíso, Moema, Morumbi, Vila Madalena, Sumaré, Mooca.

Acompanhando as tendências e comportamentos apontados pelos dados, a marca lançou uma campanha chamada "Fome de Diversidade", que quer convidar os usuários a diversificarem e viajarem o mundo sem sair de casa por meio das gastronomias disponíveis no app. A campanha destaca a diversidade cultural que a plataforma oferece por meio de culinárias do país e do mundo. Por meio da história real dos restaurantes disponíveis no Uber Eats, os usuários podem conhecer, além das mais diversas cozinhas e suas respectivas culturas, um pouco das tradições e relações envolvidas na elaboração de cada prato. 

A campanha, que reforça que comida é cultura e também uma forma de conectar as pessoas, quer criar um vínculo mais emocional entre restaurantes e seus públicos e destacar que cada pedido traz histórias e tradições, não apenas uma refeição para matar a fome. 

“Fome de Diversidade” mostra um pouco das culinárias argentina, peruana, árabe, nordestina, coreana, entre outras. Para desfrutar dessa viagem gastronômica e ilustrar a campanha, foram selecionados os restaurantes Juanito's, Saj, La Peruana, Rancho Nordestino e K’Pop. 

Por meio do Uber Eats, o usuário pode viajar pelo mundo e pelo Brasil para provar novos sabores sem sair de casa. As experiências gastronômicas chegam com confiabilidade e rapidez pela plataforma. 

“Fome de Diversidade" estará disponível nos meios digitais e também marcará presença no festival Coala 2019, em São Paulo, que celebra a diversidade da cultura Brasileira por meio da música nos dias 7 e 8 de setembro, e que conta com a Uber Eats como patrocinadora oficial do evento. 

Confira a campanha nas redes sociais do app.

Sobre o Uber Eats

O Uber Eats conecta usuários, de forma organizada e conveniente, a uma ampla seleção de restaurantes cujos pratos podem ser entregues bem depressa, com a mesma confiabilidade que se espera da Uber. Com o Uber Eats, os restaurantes ainda alcançam novos públicos de forma descomplicada, e os entregadores parceiros ganham mais uma chance de gerar renda. Em fevereiro, o Uber Eats chegou a Macapá, comemorando, assim, a presença em todos os Estados do país, além do Distrito Federal. O Uber Eats é um app separado da Uber, disponível na Play Store e na App Store.

Variedades: Biografia de D. Pedro II ganha reimpressão



Redação/Hourpress

Quem foi o homem e o imperador D. Pedro II e quais os impactos que o monarca deixou no Brasil? Munido de vasta documentação, o historiador brasilianista Roderick Barman reconta em Imperador cidadão, a vida do último imperador do Brasil, para ele o artífice pela construção do Estado nacional brasileiro. O livro, coedição da Editora Unesp e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, ganha reimpressão.

Variedades: História de Edu, novo personagem da Turma da Mônica, aborda diagnóstico e tratamento de doença



Revista destaca a importância do diagnóstico precoce e o tratamento da doença, além de abordar o tema inclusão entre as crianças

Redação/Hourpress

Uma edição especial protagonizada por Edu, novo personagem da Turma da Mônica, destacando o Dia Mundial da Distrofia Muscular de Duchenne (7 de setembro), será lançada com autógrafos de Mauricio de Sousa no próximo domingo, 8 de setembro, na XIX Bienal Internacional do Livro. O menino de 9 anos, com a doença genética caracterizada pela deterioração muscular progressiva, chama a atenção dos leitores sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e seu tratamento, além de abordar a inclusão entre as crianças.  
Desta vez, os personagens da Turma da Mônica estão animados por participarem da mostra cultural da escola, enquanto seus pais assistem a uma palestra sobre DMD, realizada pela mãe de Edu em uma associação de pacientes. A famosa turminha reforça a integração do novo amigo em suas atividades e, de forma lúdica, aborda a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, para prolongar a qualidade de vida dos pacientes.
O projeto chamado Cada passo importa, desenvolvido pela Sarepta Therapeutics, líder em medicamentos genéticos para doenças neuromusculares raras, e a Mauricio de Sousa Produções, tem objetivo de chamar a atenção da população para uma doença que evolui rapidamente e ocorre em um a cada 5 mil meninos em todo o mundo.
A criança começa a manifestar os sintomas logo nos primeiros anos de vida, demorando para começar a andar, caindo com frequência, perdendo de forma progressiva a força muscular e, consequentemente, a capacidade de realizar atividades simples de forma independente. Por isso, quanto antes o diagnóstico for realizado, mais chances o paciente tem de tratamento e melhora da qualidade de vida. E a realização de um exame de sangue simples, o teste CK, pode auxiliar nesse diagnóstico!
“O Edu se une aos demais personagens da Turma da Mônica para reforçar a importância da inclusão”, afirma Mauricio de Sousa.
“O objetivo do projeto Cada Passo Importa é justamente conscientizar as pessoas sobre DMD e contribuir para promover inclusão, acolhimento e tratamento adequado aos pacientes. Mauricio e sua equipe conseguiram traduzir esta missão em histórias leves e educacionais ao mesmo tempo, o que é muito positivo para ampliar no conhecimento sobre esta doença no país”, afirma o diretor-geral da Sarepta, Fábio Ivankovich.
O desenhista fará uma sessão de autógrafos na novo revistinha do Edu, que está sendo distribuídos gratuitamente, no dia 8 de setembro, às 11h, no estande da MSP 60 anos - pavilhão laranja.
Sobre a Sarepta
 A Sarepta Therapeutics está agindo com urgência para desenvolver medicamentos genéticos de precisão para pessoas cujas vidas estão em risco por causa das doenças raras. A empresa está comprometida com essa missão, no sentido mais amplo e profundo da palavra. Com 25 medicamentos em estudos clínicos, representando três modalidades terapêuticas diferentes, inclusive terapias dirigidas ao RNA, terapia gênica e edição de genes. A companhia está avançando em um dos pipelines mais robustos do mercado. A unidade da Sarepta no Brasil foi aberta em Fevereiro de 2018.
Tem como objetivo desenvolver medicamentos genéticos de precisão capazes de tratar e mudar a vida de 100% das pessoas elegíveis com distrofia muscular de Duchenne (DMD) e aplicar abordagens terapêuticas a outras doenças raras fatais, nas quais possa oferecer o máximo benefício.
Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções é a maior empresa de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento.
 No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. No universo digital, o canal no YouTube da Turma da Mônica já chegou a mais de 10 bilhões de visualizações, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais.
 Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e já passou dos 300 títulos, com venda de mais de um bilhão de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.

Variedades: Em dobradinha, Cat Dealers lança "Party Everyday" com Will Sparks e "Post Malone Remix"


Redação/Hourpress

OUÇA “PARTY EVERYDAY”: https://smb.lnk.to/PartyEveryday
OUÇA “POST MALONE REMIX”: http://bit.ly/PostMaloneCatDealersRemix
Setembro será cheio de novidades para os fãs de Cat Dealers. Nesta sexta-feira (6), as tracks “Party Everyday” e o remix da bombada “Post Malone” (Sam Feldt) dão início aos quatro lançamentos que o duo fará ao longo do mês. Disponibilizadas pela HUB Records / TeamWRK e Spinnin' Records, as músicas já estão em todas as plataformas digitais.
“Party Everyday”, a inédita collab entre Cat Dealers e o produtor e DJ australiano Will Sparks, chegou de maneira impremeditada de acordo com Lugui: “Antes do Cat Dealers existir, a gente tinha outro projeto que grande parte da inspiração vinha do Will e do som australiano. Somos fãs de seu trabalho desde sempre. Foi uma grande surpresa quando ele mandou mensagem nos chamando para fazer uma música juntos, ficamos muito felizes”.
“O resultado é exatamente o que a gente buscava: uma mistura do som dele com o nosso. Conseguimos usar o nosso baixo junto à pegada mais para cima do Will Sparks, com um break bem na linha dele e um drop mais com a nossa cara. Gostamos bastante e estamos bem animados com a música, esperamos que todo mundo curta que nem a gente curtiu. É uma honra ter feito uma música com Will Sparks”, completa.   
O segundo lançamento do dia, “Post Malone Remix” (Sam Feldt), chegou de maneira desafiadora. “A música é completamente para cima, good vibes, e a gente queria deixá-la mais pesada. O bpm dela também era mais para baixo, então tivemos que acelerar. Conseguimos deixar uma pegada mais agressiva do que a gente vem fazendo e combinou bem. Chegamos a ficar até um pouco receosos, pensando se a galera ia curtir. Mas uma galera já se amarrou. Estamos felizes por conseguir trazer referências de outros lugares para nosso som, sair um pouco da caixinha, sair do óbvio. Ficou um remix diferente, a gente gostou bastante. Felizes que está funcionando tão bem na pista”, compartilham os artistas.
Fichas técnicas:
Música: Post Malone
Artistas: Sam Feldt (Cat Dealers Remix) 
Data de lançamento: 06/09/2019
Gravadora: Spinnin' Records
Música: Party Everyday
Artistas: Will Sparks, Cat Dealers  
Data de lançamento: 06/09/2019
Gravadora: HUB Records / TeamWRK   
Sobre Cat Dealers
Lugui e Pedrão são os jovens DJs e produtores musicais por trás do projeto Cat Dealers, eleito na 48ª posição no Top 100 dos maiores DJs do mundo pela revista britânica DJ Mag. Seu primeiro grande sucesso foi a faixa "Your Body", lançada em março de 2016 e que conta atualmente com mais de 97M de streams somente no YouTube. "Gravity" (+25M no YouTube), “Sunshine” (+20M), “Ai Ai Ai” (+27M), remix oficial da música de Vanessa da Mata realizado em parceria com Felguk, a faixa “Sober” (+1M), “Keeping On Lovin`” (+3.1M) e “Gone Too Long” (+1.7M) são apenas alguns dos grandes sucessos dos irmãos brasileiros.
Em dezembro de 2018, a Forbes Brasil elegeu Lugui e Pedrão na sua tradicional lista de personagens influentes abaixo dos 30 anos — a “Under 30”. Atualmente, Cat Dealers faz parte do cast principal da Sony Music através da parceria com o selo HUB Records.
Em outubro, a dupla vai marcar presença como um dos headliners no palco “New Dance Order” do Rock in Rio 2019.

Túnel do Tempo: Nazistas aceleram perseguição aos judeus




Luís Alberto Alves/Hourpress

No dia 6 de agosto de 1941, o governo nazista anuncia a obrigatoriedade de identificação dos judeus, acima de seis anos, residentes na Alemanha, uma estrela de David ficar presa em local visível da roupa.


Raio X de Sampa: Conheça a história da Alameda Barão de Limeira


Era filho do Brigadeiro Luis Antonio e de Dona Genebra de Barros Leite


Luís Alberto Alves/Hourpress

Esta rua foi entregue à população em 1882, na época conhecida como Boulevard Barão de Limeira. Uma das mais elegantes de São Paulo, no primeiro bairro planejado da cidade, o Campos Elíseos, onde morava a elite paulistana.

Vicente de Souza Queiroz, o Barão de Limeira, nasceu em 1813 na capital e morreu em 1872 em Minas Gerais. Era filho do Brigadeiro Luis Antonio e de Dona Genebra de Barros Leite. Foi casado com Francisca de Paula Souza e Melo. Estudou na Europa e administrou diversas fazendas da família.

Na Guerra do Paraguai assumiu diversas dívidas para custear a campanha militar. Dai ganhou o título de Barão, dado por D.Pedro II em 1867. No Centro da cidade permitiu que uma rua chamada Riachuelo passasse por dentro de sua chácara. Foi o maior acionista da Cia. Paulista de Estradas de Ferro. A Alameda Barão de Limeira (foto) fica em Campos Elíseos, Centro.