Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Radiografia de Sampa: Praça Júlio Mesquita


A Praça Júlio Mesquita fica no Centro de SP

Luís Alberto Caju

 Esta praça foi aberta no começo do século XX. Em 1924 ganhou o primeiro nome: Praça Vitória. Três anos depois foi alterado para Praça Júlio Mesquita. Nascido em Campinas (SP) em 1862, Júlio César Ferreira de Mesquita era filho de conceituado casal de negociante naquela cidade, ambos portugueses.

 Com três anos de idade foi para Portugal onde começou a estudar. Quando retornou a São Paulo passou pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, formando-se em Advocacia, aos 21 anos, em 1883. Voltou a Campinas e trabalhou algum tempo exercendo a profissão, depois optou pelo Jornalismo.

 Passou a escrever para os jornais “A República”, “Gazeta de Campinas” e “A Província de São Paulo” (atual O Estado de S. Paulo), do qual foi redator a partir de 1886 e diretor de 1891 a 1927. Após o fim da monarquia, tornou-se secretário do primeiro presidente de São Paulo (cargo equivalente ao de governador atualmente), Prudente de Morais.


 Como deputado estadual esteve no cargo até 1909. Mais tarde elegeu-se senador. Júlio Mesquita, além de jornalista, foi historiador, contista, biógrafo, político e um dos fundadores da Revista do Brasil, ao lado de Luís Pereira Barreto, Alfredo Pujol e Plínio Barreto. Morreu em 15 de março de 1927. A Praça Júlio Mesquita fica no Centro de SP.

Túnel do Tempo: Cassação de Carlos Lacerda, criação da URSS


Lacerda foi preso pelo regime que apoiou


Luís Alberto Caju

Perda de mandato de Carlos Lacerda: O Regime Militar, que o deputado Carlos Lacerda (UDN) ajudou e depôs o presidente João Goulart (PTB), em 1964, se voltou contra ele. Em 30 de dezembro de 1968, um dos períodos mais tenebrosos da vida política brasileira, o governo cassa seus direitos políticos por 10 anos, depois de prendê-lo por uma semana.

 Império soviético: Neste mesmo dia 30 de dezembro de 1922, o governo revolucionário comandado por Vladimir Lenin cria a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), tornando-um dos maiores países do mundo. Com mão de ferro, esse colosso socialista durou até a década de 90, quando a Glasnot, reforma produzida pelo então secretário-geral do partido Comunista, Mikhail Gorbachov, desmembrou a União Soviética em diversas nações, cada uma com um governo independente.