Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

quarta-feira, 18 de março de 2015

Túnel do Tempo: Extradição de Beira-Mar



Luís Alberto Alves


 Drogas: Em 18 de março de 2002, os EUA pedem o indiciamento e a extradição de Fernandinho Beira-Mar, pelo envio de drogas da Colômbia para os Estados Unidos.

Radiografia de Sampa: Avenida Petrônio Portela




Luís Alberto Alves

 O ministro Petrônio Portela Nunes nasceu em Valença, Piauí, em 12 de setembro de 1925. Em 1950 candidatou-se a deputado estadual pela UDN e foi derrotado, em 1951 formou-se em Direito e em 1954 elegeu-se deputado pela UDN.

 Em 1958 venceu as eleições para a Prefeitura de Teresina. Quatro anos depois chegou a governador do Piauí e em 1964 divulgou manifesto de solidariedade ao Presidente Goulart, defendendo a legalidade. Em 1966 foi senador eleito pela extinta UDN, ligou-se a Daniel Krieger e Filinto Muller, em Brasília, já como militante da Arena; em 1967 escolhido vice-líder da Arena e do governo, e em 1971 eleito presidente do Senado e do Congresso.

 Em 1973, com a morte de Filinto Muller, passou a ocupar provisoriamente a Presidência Nacional da Arena, sendo depois confirmado no cargo pelo Presidente Médici, que o indicou também seu líder e do partido no Congresso. Em março de 1974 foi reconduzido à presidência do Senado e em 1976 indicado por Geisel para ocupar novamente a presidência do Senado, sendo eleito em 1977.

 Em 1º de dezembro de 1978, o então candidato à Presidência da República o convidou para ser o coordenador político de João Figueiredo, e finalmente em 15 de março de 1979, foi escolhido para o Ministério da Justiça no Governo do Presidente Figueiredo. Faleceu em 07 de janeiro de 1980. A Avenida Petrônio Portela (foto) fica no bairro da Freguesia do Ó, Zona Norte de SP.


Geral: Defensora pública diz que prisões em massa não reduzem crimes




Superlotar os presídios não ajuda reduzir a criminalidade

Luís Alberto Alves
 A defensora pública da União Tatiana Melo Aragão Bianchini analisou, em comissão geral sobre segurança pública no Plenário da Câmara dos Deputados, a situação do sistema prisional no País, que, segundo ela, tem reflexos diretos na violência.
 Ela apresentou dados de diagnóstico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2014, segundo o qual há no Brasil 563.526 presos, sem incluir os que estão em prisão domiciliar, para um total de 357.219 vagas no sistema prisional. “É evidente a superlotação”, disse, lembrando que o mesmo diagnóstico aponta que existem 373.900 mandados de prisão em aberto no País. “Há mais mandados de prisão em aberto do que vagas nos presídios”, continuou.
 Ao citar um levantamento internacional que colocou o Brasil entre os países mais inseguros do mundo, a defensora pública foi enfática: “O encarceramento em massa não está sendo eficaz para reduzir a criminalidade no Brasil”. Para ela, a situação atual leva a um embrutecimento do preso, e não à reeducação, como prevê a lei. “A reincidência no crime chega a 70%”, alertou.
 Diante deste quadro, Tatiana Bianchini apelou para que o Congresso não eleve penas de prisão, como previsto em muitos projetos, mas sim estimule a adoção, pelo Judiciário, de penas alternativas. Ela também sugeriu a redução dos casos de prisão temporária, pedindo ainda que seja proposto um tempo máximo para esse tipo de detenção.
Homicídios
 O coordenador de projeto do Instituto Sou da Paz, Marcelo Fragano Baird, criticou o número de homicídios no Brasil, que se assemelha aos casos de mortes em guerras. Ele defendeu a criação de um plano que promova a redução dos casos, com metas definidas e sistemas de avaliação.
 Baird cobrou ainda a melhoria na capacidade de investigação da polícia, já que atualmente apenas 8% dos casos de homicídio são solucionados. Também defendeu uma redução da letalidade e da vitimização das forças policiais.
 Por fim, o representante do Instituto Sou da Paz criticou tentativas, no Congresso, em busca da revogação do Estatuto do Desarmamento. “Isso é inadmissível”, afirmou, defendendo uma maior fiscalização no País e apontando que 70% dos homicídios no Brasil são cometidos por armas de fogo.
                                                Prisões temporárias
 O desembargador Alexandre Victor de Carvalho, representando a Associação dos Magistrados Mineiros, alertou para o respeito às garantias constitucionais em relação aos presos. Segundo ele, é grande a pressão sobre os juízes para que convertam prisões em flagrante em temporárias.
 “As prisões estão abarrotadas de presos temporários”, alertou, destacando que, em Minas Gerais, quase metade da população carcerária é formada por presos temporários. “É necessário pensar uma política de segurança pública que não seja contraditória, que respeite as garantias constitucionais, mas também assegure a tranquilidade da sociedade”, disse.


Geral: Saiba o que pode prejudicar os seus olhos




Redação

 Um dos sentidos mais delicados e suscetíveis aos problemas causados pelos próprios indivíduos é a visão. Isto porque, no dia a dia, alguns hábitos que parecem comuns, podem trazer sérios prejuízos à saúde ocular. Usar colírios sem indicação médica, compartilhar produtos como maquiagens ou tomar banho com lentes de contato, por exemplo, são apenas alguns deles.

Segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 80% dos casos de cegueira resultam de causas previsíveis ou tratáveis. “É muito importante saber diferenciar o que prejudica os olhos e cultivar hábitos saudáveis visando a prevenção. Isto inclui a realização de consultas e exames médicos periódicos, alimentação equilibrada, e cuidados básicos diários”, alertou o oftalmologista Richard Yudi Hida.

 Mas quais seriam esses cuidados? Dr. Richard responde as principais perguntas.

Posso tomar banho com as lentes de contato?   
  Não é recomendável tomar banho de chuveiro ou de piscina com as lentes de contato, já que as impurezas da água podem danificar, estragar ou contaminar as lentes, podendo ocasionar infecções sérias na córnea. O ideal é higienizá-las com solução apropriada multiuso, indicada pelo oftalmologista. Também não se deve usar água boricada ou qualquer outra solução sem orientação médica. Lembrando que na nossa agua existe hoje um microrganismo, uma ameba, que pode causar danos irreversíveis graves nos olhos.

Lavar as mãos ajuda a evitar contaminações?
 Deve-se evitar passar as mãos na região próximo aos olhos, principalmente após pegar o metrô ou pegar no corrimão do ônibus, por exemplo. Por isso, é fundamental lavá-las regularmente, a fim de evitar infecções e contaminações. Para se ter ideia, se as mãos contaminadas de uma pessoa com conjuntivite tiver contato com esses lugares ou objetos, a doença pode ser transmitida. 

Ao sentir irritação nos olhos, posso usar um colírio para resolver o problema?
  Todos os colírios contém formulações e medicamentos para uso específico de cada doença e também têm seus efeitos colaterais. Seu uso sem orientação médica, por desconhecimento e de forma abusiva, pode causar danos irreversíveis aos olhos, como glaucoma e catarata, no caso de colírios com corticóides, por exemplo. Vale lembrar que não se deve compartilhar os colírios com outra pessoa.

Posso usar óculos de sol mesmo nos dias nublados?
 Sim. Tão importantes quanto nos dias claros e quentes, os óculos de sol são indispensáveis também nos dias nublados, pois há incidência de raios ultravioleta, que podem danificar estruturas oculares, como o cristalina, córnea e retina. Ao escolher o acessório, é preciso um cuidado redobrado, pois muitos passam a sensação de proteção, quando, na verdade, não oferecem nenhum tipo de filtro contra a radiação solar (ultravioleta). O ideal é comprá-los em óticas idôneas, onde há equipamentos que podem medir o nível de proteção das lentes contra os raios solares.

Quais os riscos de compartilhar ou emprestar a maquiagem a uma amiga?
  Muitas mulheres cometem o erro de compartilhar a maquiagem com as amigas. Alguns objetos, como lápis e rímel, por exemplo, podem conter bactérias contaminadas da flora da pele e cílios, causando assim, alergias ou infecções na córnea e conjuntiva. A maquiagem fora do prazo de validade também pode desencadear intolerância, infecções e alergias gravíssimas devido a proliferação de bactérias e fungos.

Assistir televisão em um ambiente totalmente escuro pode prejudicar a saúde dos olhos?
 Não se tem evidência   de que assistir televisão no escuro cause danos permanentes nos olhos, porém pode causar danos temporários de “cansaço” ocular caso o contraste da tela da TV não esteja apropriado para o ambiente escuro ou até mesmo com contraste apropriado. Como a lesão ocular é temporária, após descanso mental e físico dos olhos e do corpo, a recuperação é total.



Geral: Chilli Beans homenageia Rio de Janeiro em óculos




Modelo é homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro

Redação

 A Chilli Beans, ícone no segmento de óculos escuros, criou um modelo especial em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro.

 A peça foi inspirada no estilo de vida da Cidade Maravilhosa e ganhou armação nas cores preto e branca, com estampas do Pão de Açúcar e o calçadão de Copacabana. As lentes estão disponíveis na versão escura ou espelhadas.

 O modelo é edição limitada e foram fabricados apenas 450 itens que estarão disponíveis nas lojas Chilli Beans do Rio de Janeiro e na Flagship, em São Paulo, por R$ 268,00. 

Variedades: Casa Grande após muitos prêmios entra em cartaz no mês de abril



Casa Grande explora questões de classe e privilégios 

Redação

 A estreia na ficção de Fellipe Barbosa, Casa Grande, explora questões de classe e privilégio através da história de Jean, um adolescente rico que luta para escapar da superproteção dos pais, secretamente falidos. Enquanto a casa cai, os empregados têm que enfrentar as inevitáveis demissões.

 Casa Grande fez parte da seleção oficial de Paulínia, onde recebeu os prêmios Especial do Júri, Melhor Ator Coadjuvante (Marcello Novaes), Melhor Atriz Coadjuvante (Clarissa Pinheiro) e Melhor Roteiro (Fellipe Barbosa e Karen Sztajnberg). No Brasil, ainda recebeu prêmios no Festival do Rio 2014 (Melhor Filme – Júri Popular), na 38ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (Prêmio ABRACCINE), na VII Janela Internacional de Cinema do Recife (Melhor Montagem – Nina Galanternick e Karen Sztajnberg) e no 8º Panorama Internacional Coisa de Cinema (Prêmio Especial do Júri).

 O filme participou de vários festivais internacionais (Rotterdam, San Sebastian, BAFICI, Taipei, BFI London, Jeonju, entre outros), tendo sido premiado em Toulouse (prêmio do público e dois prêmios da crítica – Fipresci e francesa) e Dinamarca (menção Honrosa do Júri) e foi bem recebido pela crítica internacional: 
http://variety.com/2014/film/reviews/film-review-casa-grande-1201120381/ (A força de Barbosa está em como ele capta as dinâmicas de classe dentro e fora da casa.), http://www.filmcomment.com/entry/interview-fellipe-barbosa- (Um incisivo retrato de personagens que nunca é malicioso). http://sensesofcinema.com/2014/festival-reports/life-is-not-a-walk-across-a-field-the-43rd-international-film-festival-, rotterdam/ (Uma análise afiada e inteligente sobre uma família burguesa brasileira. Melhor filme na competição de Rotterdam.) http://www.indiewire.com/article/5-must-see-latin-american-films-from-this-years-latinbeat-program-20140711 (Como , e onde Jean encontra sua auto-estima é o que torna "Casa Grande" tão cativante, e a narração precisa e deliberada de Barbosa torna a jornada de amadurecimento de Jean tão emocionante.)



Variedades: Fábio Jr. traz novos sucessos ao Citibank Hall de São Paulo

Cantor apresenta álbum de músicas inéditas

Redação
 Prestes a apresentar um novo álbum de inéditas, que deve chegar às lojas de todo o País no próximo mês de abril, o cantor e compositor Fábio Jr. levou o público ao delírio neste último final de semana em dois grandes shows no Citibank Hall, em São Paulo (capital). Com ingressos esgotados, as apresentações, que aconteceram na sexta-feira (13) e no sábado (14) e reuniram, além de fãs, diversos famosos. Na lista de convidados, nomes como o do jogador Ronaldo, Zilu Godoi, Otávio Mesquita, Paula Lima, Amanda Françozo, César Filho e Elaine Mickely, Marco Camargo, Arnaldo Saccomani e Aline Muniz.
 No repertório, além de consagrados sucessos como “Felicidade”, “Só Você”, “Seu Melhor Amigo” e “Caça e Caçador”, destaque para músicas inéditas que farão parte do próximo CD, como “Tô Investindo Nessa História”, “Com Você a Vida é Muito Mais Legal” e “Amor, Amém”.  “Cantar em São Paulo é sempre bom demais, me sinto em casa! E desta vez, não foi diferente! Fiquei muito feliz em poder estar apresentando essas novas canções nesses shows, cheio de fãs, amigos e pessoas especiais. Espero que a galera tenha gostado dessas faixas que inclui no repertório. Obrigaduuuuu!”, comenta Fábio Jr.
 Vale lembrar que os shows deste último final de semana faz parte da turnê “O Que Importa É a Gente Ser Feliz”, nome que batiza outra faixa inédita do próximo CD do artista, que conta com a produção de Dudu Borges e terá lançamento pela Sony. Para saber mais, acesse: www.fabiojr.com.br. Confira também o videoclipe de “O Que Importa É a Gente Ser Feliz” no canal oficial do artista:www.youtube.com/fabiojrVEVO