Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Economia: Pesquisa: 57% dos empresários brasileiros acreditam que investir em inovação é saída para acelerar economia

 


E cerca de 65% dos empresários continuam apostando em novos investimentos para sobreviver à crise

Redação/Hourpress

O WTC São Paulo Business Club e o Instituto KAIZEN™️, realizaram uma pesquisa sobre a recuperação econômica diante da pandemia da Covid-19, através de um Barômetro Empresarial. O Clube de Negócios foi o responsável por colher os dados e enviar questionários para seus clientes e associados de todo o país, enquanto o Instituto organizou os resultados e fez uma análise de dados. O estudo foi desenvolvido para melhorar a visibilidade da situação e das decisões tomadas pelos empresários e executivos. Ao analisar todas as informações contidas no Barômetro, será mais fácil avaliar a velocidade prevista da recuperação econômica e entender como as organizações devem se preparar para minimizar o impacto e a duração desta crise.


Nove meses após o início da pandemia no Brasil, o modelo de fases mostra que deveríamos estar na fase IV, em seu fechamento da Reconstrução da Economia, e em que a doença deveria estar controlada com um nº de novos casos inferior a 200/dia. Infelizmente, a Fase II se alongou mais que o previsto, por falta de direcionamento adequado para conscientizar a população. De acordo com a previsão de término da fase II apontada pela pesquisa, no final de junho, o que realmente ocorreu foi a queda dos casos somente em agosto (início da Fase III). A partir de julho, quase todos os estados iniciaram um plano estruturado e construíram um plano de fases para uma saída da pandemia.


A pesquisa também analisou a resposta de algumas empresas a crises do passado, e recuando 40 anos, e verificou que as grandes iniciativas de mudança surgem como resultado das recessões econômicas. Em consequência, o clima concorrencial está subindo fortemente e a probabilidade de se encontrarem soluções disruptivas, em termos de Modelos de Negócio, Produtos, Serviços ou Sistemas de Produção e Logística, vai aumentar fortemente. Uma certeza começa a tomar forma: nos próximos 5 anos, iremos assistir a grandes mudanças e a sobrevivência será dos que estiverem em melhor forma e forem mais rápidos em reagir.


Como implicação estratégica da crise, os dados do Barômetro colhidos em outubro de 2020 ao painel de empresários nacionais, mostram as seguintes conclusões: 52% das empresas estão com resultados abaixo do orçamento, 49% mostram redução das exportações, mas 30% estão igual ao planejado. 84% estão claramente controlando os custos (ou reduzindo), enquanto 50% pretende aumentar a força de trabalho, e somente 16% pretende reduzi-la.

Os dados também apontaram que 47% dos empresários estão insatisfeitos com os programas de apoio do governo. Já em relação aos investimentos realizados no período da pandemia, 65% não cancelaram o investimento, e 29% encontra-se em “stand by” ou cancelado. Por último, somente 15% considerava a expectativa para a recuperação ainda em 2020, entretanto 19% tiveram aumento das atividades ainda no ano citado.


O estudo apresenta também um resumo da melhor estratégia de resposta (baseada numa análise de empresas que normalmente saem das crises por cima). A aposta no reforço de uma Cultura de Melhoria Contínua com uma intervenção em 6 Áreas Estratégicas, de acordo com o modelo de gestão KAIZEN™️, continua mostrando uma forte resiliência e rapidez na resposta às crises e a ser a melhor vacina para as recessões econômicas.

O vice-presidente de Marketing do WTC São Paulo Business Club, Alexandre Palmieri, acredita que inovar pode ser o grande segredo para uma recuperação acelerada, e analisou alguns resultados: “Dentro da nossa visão sempre otimista e positiva para os negócios, algumas informações nos chamaram bastante a atenção, pois demonstraram a retomada da confiança no ambiente de negócios. Cerca de 60% das empresas pretendem se recuperar completamente até 2023 e 64% disseram que acreditam que os investimentos previstos em orçamento vão avançar ou se concretizar de maneira positiva até o final de 2021. 

Em relação à inovação, ficamos surpreendidos positivamente. Os empresários acreditam que esta será a principal maneira de alavancar o crescimento para 57% das corporações, apostando no lançamento de novos produtos e serviços. Os donos de empresas estão, finalmente, encontrando maneiras de como transformar esse impacto da pandemia da Covid-19 em uma vantagem competitiva, apesar do estado turbulento que todos nós estamos enfrentando. Precisamos reconstruir, reimaginar e reinventar nossas empresas”, disse Palmieri.


Para ter acesso ao estudo completo da KAIZEN™️ em parceria com o WTC São Paulo Business Club, acesse o site https://br.kaizen.com/blog/post/2020/12/16/reconstruir-reimaginar-e-reiventar-barometro-e-estrategia-kaizen-para-a-recuperacao-da-economica.html.

Economia: Plataformas já permitem vendas diretamente pelas redes sociais

 


Para gerar o link, o processo é bem simples: basta acessar a área de inbox na mLabs

Redação/Hourpress

Um dos maiores desafios de pequenas e médias empresas que divulgam seus produtos e serviços por meio das redes sociais é garantir a conversão em vendas. Isso porque, muitas vezes, uma pessoa interessada em adquirir aquilo que está sendo ofertado deixa de finalizar a compra por conta da burocracia de precisar fazer uma transferência. Muitos microempreendedores, inclusive, se veem obrigados a investir em uma plataforma de e-commerce para poder oferecer outras formas de pagamento. 

 Pensando nisso, a mLabs, maior plataforma online de gestão de redes sociais do Brasil e uma empresa investida da Stone, passou a proporcionar uma nova funcionalidade, que permite que o usuário crie um link de pagamento, para que o potencial comprador possa concluir a compra sem sair da área de troca de mensagens da rede social que utilizou para fazer o contato e demonstrar interesse. 

 Para gerar o link, o processo é bem simples: basta acessar a área de inbox na mLabs, clicar em “gerar link de pagamento” e completar a janela que aparece com o nome do cliente, valor da transação e prazo de validade do link.

 Para ativar essa ferramenta, o empreendedor precisa vincular seu perfil da mLabs à conta gratuita da Stone. Nessa conta, aliás, é possível acompanhar todo o status da transação.

 A novidade está alinhada a uma das principais tendências do setor, o social commerce, em que as redes sociais deixam de ser somente a vitrine e passam a ser, cada vez mais, a loja. “Nossa missão é sermos grandes aliados no movimento de digitalização dos pequenos negócios e essa novidade vem agregar justamente nesse sentido, tornando fácil e simplificada a venda de produtos e serviços pelas redes sociais”, resume Rafael Kiso, Fundador e CMO da mLabs. 

 Sobre a mLabs

A mLabs é uma plataforma SaaS tudo-em-um para gerenciar o marketing em redes sociais e os relacionamentos de mídia social. Com a mLabs você economiza tempo, gerencia todas as suas redes sociais com recomendações inteligentes baseadas em seu histórico, e ainda pode realizar vendas por elas. 

Artigo: conheça as principais dicas para se prevenir do câncer

 


O câncer de próstata e o câncer de mama são os mais comuns no Brasil 

Redação/Hourpress

Comemorado no dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Criada em 2000, a data tem como objetivo aumentar a conscientização da sociedade sobre a doença para que sejam adotadas medidas de controle para o câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.

Essa enfermidade abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas, que têm em comum o crescimento desordenado de células e podem invadir tecidos e órgãos do corpo humano. As variedades de câncer correspondem aos diversos modelos de células do corpo. Se o ponto de partida são os tecidos como ossos, músculos ou cartilagens são denominados sarcomas. Também existem as metástases, que é quando o câncer adquire a capacidade de invadir tecidos/ órgãos do corpo, seja por contiguidade, via hematogênica ou via linfática e não está diretamente relacionado à velocidade de multiplicação das células.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2020, a incidência do câncer de próstata e o de cólon e reto atingiu um total de 86.380 homens no país, sendo os dois principais tipos da doença que mais acometeram pacientes masculinos no país. Já com as mulheres, os tipos mais frequentes foram o câncer de mama e o de cólon e reto, num total de 86.750 novas pacientes. Essas estatísticas excluem o câncer de pele não melanoma, que é de longe o mais comum.

No último ano, os tipos da doença mais frequentes nos homens foram o câncer de próstata (29,2%); cólon e reto (9,1%); traqueia, brônquio e pulmão (7,9%) e estômago (5,9%). Nas mulheres, as maiores ocorrências foram o câncer de mama (29,2%); cólon e reto (9,2%); colo do útero (7,5%) e traqueia, brônquio e pulmão (5,6%)

Para o Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 é de 625 mil novos casos de câncer. De acordo com o Instituto, a mais recente estimativa mundial, publicada em 2018, indica que ocorreram no mundo 18 milhões de casos novos de câncer e 9,6 milhões de óbitos.

Outro fato interessante é que, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), países de alto rendimento têm até três vezes maior incidência de câncer em comparação aos países de média e baixa renda. Isso se dá devido aos fatores de risco ambientais e de estilo de vida que acompanham o desenvolvimento socioeconômico. De acordo com o Dr. Fernando Cezar de Azevedo Geres Júnior, oncologista do Hospital Casa de Saúde Guarujá, há outros fatores que também contribuem para isso. “A população está envelhecendo cada vez mais. Além da idade, as doenças infectocontagiosas, que são grande causa de mortalidade entre as pessoas, tem predominância bem menor nesses países”, acrescenta. Na Austrália, América do Norte e Europa, por exemplo, a taxa anual para a incidência é de cerca de 300 para cada 100 mil pessoas. Na Índia, Golfo Pérsico e África Subsaariana, a taxa é cerca de um terço desse valor.

O médico afirma que não há uma única razão para o desenvolvimento desse mal e ressalta a importância da prática de hábitos saudáveis como medidas de prevenção. “O câncer é uma doença que pode ser motivada por diversas razões, desde propensões genéticas até fatores externos, como a bebida alcoólica, tabagismo e má alimentação. Por isso, é muito importante que as pessoas se conscientizem e mantenham, ao máximo, um estilo de vida saudável. Isso ajudará, com certeza, a reduzir os índices da doença no nosso país”.

Para combater esse problema que é global, é válido considerar, então, alternativas para reduzir ainda mais estes índices, na busca de uma vida melhor para todos. O doutor Fernando separou algumas dicas que podem ajudar a evitar o desenvolvimento dessa doença. São elas:

  • Não fume: O cigarro é uma das principais causas do câncer de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe, esôfago e bexiga.
  • Mantenha uma alimentação saudável: manter um peso saudável ao longo da vida é uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer.
  • Pratique atividades físicas: Além de ser uma medida de prevenção, a prática de exercícios contribui para a manutenção do peso corporal saudável.
  • Mulheres entre 25 e 64 anos de idade: é fundamental a realização do exame do colo do útero a cada três anos. Isso porque as modificações das células nessa região são facilmente identificadas no exame preventivo, conhecido também como Papanicolau. A realização desse exame ajuda a prevenir o aumento do câncer do colo de útero, que é o terceiro mais comum entre as mulheres.
  • Vacina contra o HPV: Essa vacina, que está disponível no SUS, é indicada para meninas e meninos. Mesmo que já vacinadas, quando adultas, as mulheres ainda precisam realizar os exames preventivos a cada três anos, uma vez que o imunizante não é eficaz contra todos os tipos de HPV.
  • Vacine contra a hepatite B: pessoas que apresentam infecções crônicas com o vírus da hepatite B possui maior chance de desenvolver o câncer de fígado. Por isso, é recomendado tomar a vacina, que tem o objetivo de prevenir a infecção do vírus e, consequentemente, reduzir o risco do câncer de fígado.
  • Evite comer alimentos processados: eles podem aumentar a chance de desenvolver câncer. Os conservantes podem provocar o surgimento de câncer no intestino (cólon e reto).

 

Saúde: Teste MAPA' avalia clima organizacional e saúde mental de funcionários

 


Método é totalmente científico e que ajuda no entendimento das dificuldades do trabalhador

Redação/Hourpress

O ano de 2020 foi turbulento. A crise derivada da pandemia da Covid-19 trouxe muitas mudanças. “O trabalho remoto, as diferentes abordagens de comércios para manter as atividades, a transformação digital, o estresse pela doença e número de morto. Foi tudo novo para nós e redefiniu o modo como trabalhamos”, avalia a psicóloga, Nayara Teixeira, gerente técnica da MAPA.

A profissional, que é especializada em psicologia do trabalho, alerta para o aumento de casos de doenças relacionadas à saúde mental nas empresas e a necessidade de adotar soluções técnicas para cada caso. “Vemos muitos casos de Burnout, crises de ansiedade e depressão que precisam ser mapeadas e tratadas”, disse.

Um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e publicado pela revista The Lancet, diz que os casos de depressão aumentaram 90% e o número de pessoas que relataram sintomas como crise de ansiedade e estresse agudo mais que dobrou entre os meses de março e abril deste ano.

“Nesse contexto, é necessário ter em mente como pensam e como estão seus funcionários”, pontua Nayara, que indica o teste desenvolvido pela MAPA para gerir as equipes. “O MAPA é um teste psicológico, desenvolvido para ser um competente instrumento de gestão de pessoas e poderoso aliado da gestão para solução de problemas como esses”.

A especialista explica que sem uma equipe qualificada é muito difícil verificar, validar e gerir os efeitos da crise nesses dez meses de pandemia. Pensando em facilitar o acesso, o teste foi estruturado como uma bateria fatorial de avaliação da personalidade, por meio de uma Escala de Autorrelato, que funciona precisamente no caso em que for aplicado.

“Já aplicamos mais de 360 mil testes para mais de 400 empresas de todos os portes no Brasil. Como foi produzido no Brasil, tendo uma amostragem 100% brasileira, trata-se de uma facilidade, afinal, está adaptado para nossa realidade cultural”, conta Nayara, que ainda relata que “o sistema de gestão online, permite aos coordenadores o controle e manutenção rápido doa dados, conseguindo assim avaliar as dificuldades das equipes e até alocar empregados para áreas de melhor aptidão”.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em estudos embasados na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil são:

 - Depressão (59% das pessoas se encontram em estado máximo de depressão);

- Transtorno de Ansiedade (63% das pessoas possuem algum problema de ansiedade);

- Estresse (37% das pessoas estão estressadas com nível extremamente severo);

- Burnout (44% dizem ter sofrido com o esgotamento mental).

Saúde: Estado de SP registra em 24 horas 365 mortes por covid-19

 


Já são 1,79 milhão de casos e 53,4 mil óbitos por coronavírus no estado

Redação/Hourpress

O Estado de São Paulo registra ontem (2) o maior número de novos óbitos por covid-19 registrados em 24h, em 2021, com 365 mortes confirmadas desde ontem, além de 14.297 novos casos casos.
No total, já são 53.455 óbitos e 1.794.019 casos confirmados durante toda a pandemia.

Entre o total de casos diagnosticados de covid-19, 1.552.390 pessoas estão recuperadas, sendo que 181.126 foram internadas e tiveram alta hospitalar.

As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 67,3% na Grande São Paulo e 68,1% no Estado. O número de pacientes internados é de 12.987, sendo 7.027 em enfermaria e 5.960 em unidades de terapia intensiva, conforme dados das 12h desta terça-feira.

Hoje, os 645 municípios têm pelo menos uma pessoa infectada, sendo 619 com um ou mais óbitos. A relação de casos e óbitos confirmados por cidade, junto com o perfil, pode ser consultada também em: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.

Artigo: Fiesp diz que é falsa a afirmação de que estão negociando a venda de vacinas para empresas no Brasil

 


Manifestou enorme preocupação, pois recebia informações de que nem AstraZeneca nem BlackRock confirmavam esta negociação

Redação/Hourpress

Reiteramos que os setores empresariais brasileiros estão à disposição do governo federal para ajudar, com apoio logístico, financeiro, campanhas informativas ou no que for necessário, para viabilizar a vacinação da população brasileira da forma mais rápida e eficiente possível.

Esta semana, foi divulgado na imprensa a informação de que um grupo de executivos estaria negociando a compra de 33 milhões de vacinas produzidas pela AstraZeneca por intermédio do fundo de investimentos BlackRock. Desde o início da semana, quando surgiram as primeiras notícias neste sentido, o presidente da FIESP, Paulo Skaf, manifestou enorme preocupação, pois recebia informações de que nem AstraZeneca nem BlackRock confirmavam esta negociação.

Na quinta-feira, 28 de janeiro, Skaf conversou diretamente com o presidente da AstraZeneca no Brasil, Carlos Sanchez-Luís, e com o CEO da BlackRock Brasil, Carlos Takahashi, que negaram veementemente a existência de qualquer negociação em nível global para a venda dessas 33 milhões de doses de vacina.

Por isso, diante dessas negativas, a Fiesp ALERTA as empresas brasileiras para que fiquem atentas e tomem cuidado. "O povo brasileiro merece vacina e não falsas promessas", afirma Skaf.

Geral: Transporte de suprimentos automotivos essenciais por helicóptero evita taxas de paralisação de US$ 3.000 por minuto

 


O serviço de Carga Crítica desenvolve soluções alternativas para atender às necessidades de transporte mais urgentes

Redação/Hourpress

Parceira da filial do Brasil em diversas ações, a Dachser México realizou um serviço recentemente de Carga Crítica com o transporte de suprimentos automotivos críticos percorrendo 411km em quatro horas e meia, em um esforço para evitar o prejuízo de US$ 3.000 por minuto da linha de produção parada para um cliente. O trajeto que foi de uma fábrica, em Celaya, para a fábrica de automóveis de renome mundial, fora da Cidade do México, normalmente, leva de cinco a seis horas de caminhão. Assim, a Dachser México forneceu um helicóptero para garantir o meio de transporte mais rápido e eficiente.

“Por meio de nosso serviço de Carga Crítica, a Dachser México foi capaz de determinar a rota aérea mais rápida para garantir que esses suprimentos essenciais fossem entregues rapidamente”, acrescentou Edgardo Hamon, Managing Director, Dachser México. “Nosso serviço de Carga Crítica é projetado especificamente para atender aos requisitos exclusivos da natureza acelerada da indústria automotiva, oferecendo resposta rápida, suporte abrangente e total transparência para cumprir cronogramas de entrega de alta prioridade.”

A missão era transportar 120 caixas de suprimentos automotivos essenciais, pesando mais de 780 kg, até a fábrica do cliente final, localizada fora da Cidade do México. A montadora exigia com urgência que esta remessa de carga fosse entregue o mais rápido possível no local e isso se tornou ainda mais desafiador devido à atual situação de pandemia e protocolos de segurança exigidos.

Para transportar esses materiais de forma urgente para evitar a paralisação da planta, a Dachser México determinou que o método de transporte mais rápido era por meio de um helicóptero de passageiros Airbus EC145. Com o limite do helicóptero de 600 kg, a carga restante, menos sensível ao tempo, foi transportada por terra a fim de evitar o custo de um helicóptero adicional e foi imediatamente adicionada à produção após sua chegada.

 Velocidade e precisão

Após sua chegada ao local da fábrica, os caminhões estavam esperando para trazer imediatamente esses suprimentos automotivos essenciais diretamente para sua linha de produção. A equipe da Dachser México também esteve presente para supervisionar a operação de descarregamento e fornecer todo o suporte interno necessário. O time administrou a entrada do helicóptero nas instalações, informou aos funcionários da fábrica local sobre sua saída até a chegada, incluindo a entrega via terrestre, a cada 15 minutos, garantindo total transparência e comunicação.

Curiosamente, sem esses suprimentos, a linha de produção teria encerrado às 19h30. Na verdade, teria custado cerca de 3 mil dólares por minuto em custos de paralisação para o cliente final. Com apenas alguns minutos de sobra, o helicóptero pousou com sucesso às 19h20 e uma parada potencialmente cara foi favoravelmente evitada.

“Com décadas de experiência no setor de fabricantes de automóveis líderes, Fabricante Original do Equipamentos e fornecedores de primeiro nível em todo o mundo, o serviço de Carga Crítica da Dachser México permite aos clientes velocidade e eficiência máximas enquanto mantém os custos sob controle”, disse Hamon. “Atendemos habilmente nossos clientes, oferecendo as melhores soluções integradas e portfólio de serviços que aproveita a rede global de transporte e armazenamento da Dachser para atender às necessidades exclusivas da indústria automotiva”, completa.

 Serviço de Carga Crítica 

O serviço de Carga Crítica, da Dachser, oferece suporte logístico de alta prioridade para entregas de última hora e sensíveis ao tempo. A equipe experiente da empresa pode avaliar rapidamente uma situação crítica, identificar alternativas de transporte e implementar uma solução de entrega que atenda às preocupações de tempo e custo do cliente.

Vale ressaltar que este serviço excepcional fornece notificações em tempo real por meio de seu inovador sistema de rastreamento de localização em cada etapa. Ele fornece aos clientes visibilidade de ponta a ponta para controle e transparência ideais. Além disso, ele monitora totalmente as condições de envio, bem como a cadeia de custódia para garantir a integridade do envio e entrega.

 

Geral: Estação Campo Belo recebe a mostra "Mães Invisíveis", uma celebração da força da mulher com deficiência

 


Exposição de fotos na Linha 5-Lilás busca estimular o debate sobre inclusão

Redação/Hourpress

Em "Mães Invisíveis", sete mulheres com deficiências variadas aparecem em fotos ao lado de seus filhos ou grávidas. Com essa mostra, a fotógrafa Maria Paula Vieira - cadeirante devido a uma doença genética que causa problemas de locomoção - quer celebrar a força da mulher com deficiência.

A exposição, com 20 fotografias acompanhadas de depoimentos, é uma parceria da fotógrafa com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, e tem como objetivo exaltar a beleza, a autoestima e a coragem dessas mães, que desejam ser reconhecidas para além da condição de seu corpo.

No Brasil, segundo dados do Censo de 2010, 24% da população têm algum tipo de deficiência - isso corresponde a 45,6 milhões de pessoas. Muitas ainda são pouco visíveis socialmente. "Mães Invisíveis" pretende estimular o debate acerca da inclusão e capacitismo.

Para Juliana Alcides, gestora de Sustentabilidade da ViaMobilidade, a iniciativa é um reforço no compromisso da empresa como agente transformador da sociedade. "Além de um transporte seguro e confortável, nosso objetivo é melhorar a experiência das pessoas que circulam pelas nossas estações com informações sobre saúde e contato com diversas manifestações artísticas e culturais", afirma.

Em março a exposição desembarca na Estação Moema e em abril segue para a Estação Brooklin.

Serviço:

"Mães Invisíveis"

Estação Campo Belo: de 1 a 28 de fevereiro

Estação Moema: de 1 a 31 de março

Estação Brooklin: de 1 de dezembro a 30 de abril