Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Variedades: Fundador da banda Mastruz com Leite , Emanoel Gurgel, terá história registrada em biografia

 

Com 67 anos, Emanoel começou a ganhar notoriedade na década de 90

Redação/Hourpress

Um dos principais nomes da história do forró, o empresário Emanoel Gurgel terá a biografia publicada em livro assinado pela escritora Sandy Falcão. Empresário que revolucionou o gênero musical e fundador da Banda Mastruz com Leite, Emanoel Gurgel vai abrir as memórias e revelar as curiosidades de sua vida em experiências que passear pela infância e juventude até sua jornada como empreendedor de entretenimento.

Com 67 anos, Emanoel começou a ganhar notoriedade na década de 90, quando apostou no forró e fez da banda Mastruz com Leite a primeira de forró eletrônico do Brasil. Já em 1991, Emanoel Gurgel lança o conglomerado de mídia Somzoom, que conta hoje com rádio, gravadora e local de ensaio das bandas agenciadas.

Além do Forró Mastruz com Leite e Banda Cavalo de Pau, o empresário hoje toma a frente de outros segmentos como fazenda e briquetes. Além da carreira como empresário musical, Emanoel Gurgel ainda teve passagens em outras áreas, como quando assumiu a presidência do Ceará Sporting Club, no ano de 1995. A biografia está em fase de produção e deve ser lançada em 2021.


Veículos: Peugeot chega 210 anos e 13 filmes para revivê-los!

 

Em 26 setembro de 2020, a PEUGEOT comemora 210 anos de audácia, paixão e inovação

Luís Alberto Alves/Hourpress

Uma campanha mundial específica nas redes sociais será lançada no Twitter, Instagram e Facebook em 1º de outubro e se estenderá até o final do mês.

Você poderá descobrir 13 filmes curtos, de 30 segundos, que recordam alguns dos momentos marcantes da marca PEUGEOT, a mais antiga marca Automotiva do mundo ainda em atividade.

A PEUGEOT é uma marca feita por pessoas criativas, engenheiros, designers, que há mais de dois séculos desafiam as convenções para repensar os paradigmas da mobilidade. É graças a essa aliança de homens e mulheres que a marca PEUGEOT nunca cessou de se reinventar e se fortaleceu ao longo dos anos para abordar o futuro com serenidade.



Descubra, em outubro, nos seus diferentes suportes digitais:

  1. PEUGEOT 205;
  2. Le Mans 1993;
  3. PEUGEOT no WRC;
  4. Os empregados;
  5. O  PEUGEOT e-Legend Concept;
  6. Pikes Peak;
  7. Os Charlatões na Indy 500;
  8. PEUGEOT 404;
  9. Armand PEUGEOT;
  10. PEUGEOT Type 1;
  11. PEUGEOT 401 Eclipse;
  12. Os 6 prêmios COTY;
  13. Rali Dakar.

 

1°) PEUGEOT 205: o carro que você não consegue não amar.

 Produção: 1983-19985.278.050exemplares

 No ano de 1983 a PEUGEOT lança um ícone, um dos raros carros que até hoje mexem com o coração dos franceses: o mítico 205! Design ultramoderno, estiloincomparável, versão GTI, edições cabriolet & Roland-Garros, 16 vitórias no Campeonato Mundial de Ralis e duas no Rali Dakar, o PEUGEOT 205 foi vendido em mais de 5 milhões de exemplares em 15 anos… O205 é certamente um número e tanto!

 2°) LE MANS 1993:  Existe algo melhor do que subir no pódio?



Em 1993, a PEUGEOT participa com três 905 das “24 Horas de Le Mans”. Foi a última corrida da PEUGEOT antes de ingressar na Fórmula 1. Depois de uma batalha disputadíssima contra os Toyotas,  o domínio e a vitória da PEUGEOT foram absolutos. Os três 905 tomaram conta do pódio e não deixaram nada aos adversários.

Depois dessa vitória histórica, a PEUGEOT encerrou seu périplo em Le Mans. E assim começou a lenda…

3°) Os RALIS: Areia, lama e poeira: descubra o domínio sobre o qual a PEUGEOT reinou durante décadas!

Depois de vencer o Rali Safari (Quênia) em 1978 com o cupê 504 Safari, a PEUGEOT ganhou o campeonato dos fabricantes com o 205 T16 em sua primeira incursão no Campeonato do Mundo de Ralis em 1985.

Mas essa foi apenas a primeira de uma longa lista de vitórias. O Leão ainda haveria de rugir no alto do pódio mais de 48 vezes no total, mostrando ao mundo a potência, a resistência e a confiabilidade dos carros PEUGEOT, qualquer que seja o terreno.

4°) Os EMPREGADOS. É simples assim: sem eles, a PEUGEOT não existiria!



Se Armand PEUGEOT ainda estivesse entre nós, veria que a aventura que ele pôs em marcha se desenvolveu e agora conta com inúmeros funcionários. Veria que com talento, criatividade e paixão eles conquistaram 160 países, reinventando todos os dias a mobilidade de amanhã. Veria que graças a eles e às 110 atividades que exercem, a PEUGEOT se tornou a primeira montadora com três carros de sua gama honrados ao mesmo tempo com o prestigioso prêmio “Car of the Year”.

5°) E-LEGEND. Quando o passado encontra o futuro, assim nascem as lendas.

No Salão do Automóvel de Paris em 2018 uma multidão se concentrou ao redor do estande da  PEUGEOT. Ali se encontrava a vedete incontestável do salão: o e-Legend, um carro conceito elétrico com um design que homenageia o famoso cupê 504… e levou a multidão ao delírio. Alguns dias depois de sua apresentação, um abaixo-assinado online pedindo sua produção em série recolheu mais de 70.000 assinaturas. Um acontecimento inédito.

6°) PIKES PEAK. Uma das ascensões mais épicas, perigosas e selvagens do planeta.

Em 1988 e 1989, o PEUGEOT 405 T16 obteve duas vitórias sucessivas no Pikes Peak International Hill Climb. Foi necessário esperar 25 anos para ver o Leão rugir novamente no pódio de Pikes Peak - e o Leão, no caso, foi Sébastien Loeb ao volante do seu 208 T16, que em 2013 concluiu a corrida no tempo mítico de 8'13"878, pulverizando o recorde e estabelecendo novos parâmetros para a prova.

7°) OS CHARLATÕES NA INDY 500. Descubra por que três rapazes ganharam esse apelido. E como provaram que todos estavam errados.

Por trás desse apelido pouco lisonjeiro se escondem três rapazes que se tornaram nada menos que os inventores do carro de corrida moderno de 1910. Georges Boillot, Jules Goux e Paolo Zuccarelli, todos eles pilotos e mecânicos da PEUGEOT, se rebelaram contra a mentalidade dos “engenheiros oficiais da PEUGEOT” e criaram o L76, um carro de corrida revolucionário. Em 1913, Jules inscreveu seu carro na corrida de Indianapolis 500, a mais intrépida e prestigiosa competição da época... E se tornou o primeiro europeu a vencê-la, derrotando os americanos em seu próprio território.

8°) PEUGEOT 404. Um carro. Um ícone.

Produção: 1960-1988  2.885.374 exemplares

Nascido há 60 anos na prancheta genial de Pininfarina, o PEUGEOT 404 rapidamente tornou-se um ícone: elegante, moderno e incrivelmente popular, ele encarnava a nova geração de sedãs franceses. Produzido nas versões Super Luxe, Station Wagon, Cupê e Cabriolet, ele foi vendido em mais de 3 milhões de exemplares no mundo até 1988.

 9°) ARMAND PEUGEOT. “Não há o que temer! Basta acreditar” (1849-1915)

Uma mente curiosa, perspicaz e voltada para o futuro: as motos PEUGEOT? Foi ele. Os carros PEUGEOT? Também foi ele! Armand PEUGEOT sempre acreditou no futuro do automóvel, muitas vezes contra todas as expectativas.

Graças ao seu faro apurado e à sua perseverança, o Leão da PEUGEOT agora está presente em todo o mundo.

 10°) Type 1, 2 e 3. Descubra os ancestrais de todos os carros!

Estamos em 1889 e Paris acolhe sua frenética Exposição Universal. Em seu estande, a PEUGEOT expõe um protótipo de triciclo motorizado a vapor. Trata-se do Type 1, o primeiro modelo de automóvel produzido e vendido por Armand PEUGEOT. Depois dessa experiência, Armand está convencido de que a gasolina é o futuro do automóvel, e cria o Type 2 e o Type 3. São os primeiros modelos do gênero, e 64 exemplares desses últimos serão produzidos.

 11°) ECLIPSE 401.  A invenção que fez furor.

Em 1932, um homem chamado Georges Paulin sonhava em conduzir com os cabelos ao vento sem precisar enfrentar os problemas de vedação dos conversíveis da época. Por isso, ele inventou a capota rígida retrátil com acionamento elétrico.

PEUGEOT comprou a patente e a testou nos modelos 301, 401 e 601. O resultado? Muita modernidade e linhas terrivelmente elegantes … que se refletem, 60 anos mais tarde, diretamente no sucesso do PEUGEOT 206CC!

 12°) Car Of The Year:  e um, e dois... e seis!

O que aconteceu em 1969, 1988, 2002, 2014, 2017 e 2020? A PEUGEOT ganhou o mais prestigioso prêmio automobilístico do mundo: o Carro do Ano! Os modelos 504, 405, 307, 308, 3008 e 208 subiram ao lugar mais alto do pódio, derrotando a concorrência implacável e fazendo da PEUGEOT o primeiro fabricante de automóveis a ter em sua gama três títulos ao mesmo tempo! Nada é impossível para a PEUGEOT.

 13°) Rali Dakar: 3 vitórias sucessivas.

Três vitórias consecutivas na América do Sul: foi assim que a PEUGEOT comemorou sua volta ao rali de cross-country mais seletivo e prestigioso do mundo: o Dakar. Em 2016 com o 2008 DKR, em 2017 com o 3008 DKR (conquistando os três primeiros lugares), e em 2018 com o novíssimo 3008 DKR Maxi, a PEUGEOT deixou verdadeiramente sua marca nesses 10.000 km de areia, poeira e pura aventura… Não é de admirar que o PEUGEOT 3008 tenha sido eleito Carro do Ano em 2017!


Internacional: TikTok move processo para tentar reverter banimento nos EUA

 


Americanos estão proibidos de baixar aplicativos WeChat e TikTok

Agência Brasil 

O popular aplicativo de compartilhamento de vídeo TikTok pediu a um juiz dos Estados Unidos que impeça o governo Trump de proibir a rede de mídia social chinesa, segundo documentos judiciais protocolados em Washington.

A TikTok e a sua empresa controladora, ByteDance, entraram com uma queixa em um tribunal federal de Washington contestando as recentes medidas proibitivas do governo Trump.

O Departamento de Comércio dos EUA anunciou sexta-feira (18) a proibição para pessoas no país baixarem os aplicativos de mensagens WeChat e TikTok a partir deste domingo (20).

A proibição é introduzida por razões políticas, alegaram TikTok e ByteDance na reclamação. O TikTok também disse que a proibição viola os direitos da empresa.

O presidente dos EUA, Donald Trump, que está envolvido numa disputa comercial de longa data com a China, emitiu uma ordem executiva em 6 de agosto proibindo transações nos EUA com os donos chineses dos aplicativos de mensagens WeChat e TikTok.

A ByteDance e a TikTok estão buscando um julgamento "declaratório" e uma ordem "invalidando e proibindo preliminarmente e permanentemente as proibições e a ordem de 6 de agosto", de acordo com a reclamação.

A TikTok, que tem mais de 100 milhões de usuários nos Estados Unidos, disse que a proibição "destruiria irreversivelmente os negócios da TikTok nos EUA".

Política: Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro, poderá ficar inelegível até 2026

 




Resultado final de julgamento deve sair na quinta-feira

Agência Brasil 

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, poderá se tornar inelegível, já para esta eleição, se for confirmado o resultado parcial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante julgamento nesta segunda-feira (21). Seis dos sete desembargadores decidiram condenar o prefeito pela realização de um evento político ocorrido em 2018, quando funcionários públicos foram levados em carros oficiais da prefeitura. Um dos desembargadores pediu vista e o resultado final só será conhecido na sessão da próxima quinta-feira (24).

Os seis desembargadores votaram pela condenação de Crivella por abuso de poder político, pela participação de funcionários da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) em evento político, nas eleições de 2018, em apoio a seu filho, Marcelo Hodges Crivella, que concorria a deputado federal, mas não se elegeu. A condenação votada pela maioria prevê o pagamento de multa no valor de R$ 106 mil e à inelegibilidade pelos próximos 8 anos, a contar de 2018.

A prefeitura se manifestou em nota, adiantando que o prefeito vai recorrer da decisão: “O julgamento ainda não terminou. Após concluído e publicada a decisão, no prazo legal, a defesa do prefeito Marcelo Crivella entrará com recurso. O prefeito poderá participar do pleito”.

Em outro processo, referente ao encontro Café com a Comunidade, que ficou conhecido como Fale com a Márcia, o relator, desembargador Cláudio Del´Ortto, votou pela improcedência dos pedidos de condenação, sendo acompanhado pelos demais. Neste caso, a acusação era de que o prefeito teria oferecido em 2018 facilidades a pastores e líderes de igrejas, entre as quais cirurgias de cataratas e de varizes para fiéis, além de assistência a pastores que tivessem problemas com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em seus templos.


Política: Saiba o que é preciso para estar em dia com a sua contabilidade para disputar eleição



É bom reforçar que o pré-candidato não pode ter nenhum processo administrativo junto ao setor público e processos criminais

Fábio Barretta

O candidato precisa ter o registro de filiação a um partido político, participar ativamente de todas as reuniões partidárias e ter ficha limpa. E após cumprir essas qualificações iniciais, o pré-candidato apresenta suas intenções, juntamente do seu plano de governo

Depois de fazer o seu cronograma de ações e planejamento ele deve, independentemente se concorrer a vereador ou prefeito, se preocupar com a sua contabilidade.  

É preciso anexar documentos pessoais, atestado de antecedentes criminais federal, comprovar aporte financeiro para a campanha e aguardar a aprovação partidária e na sequência, participar da convenção que indicará sua candidatura ou não.

É bom reforçar que o pré-candidato não pode ter nenhum processo administrativo junto ao setor público e processos criminais, inclusive débitos na dívida ativa, ou seja, comprovar regularidade fiscal no CPF, para emissão do CNPJ da campanha. Todos os comprovantes devem ser enviados, no prazo de até dois dias da publicação do edital de registro de candidatos, do respectivo partido político ou coligação.

Atualmente, além da Lei de Ficha Limpa, os candidatos devem seguir também a Lei geral de proteção de dados, justamente para evitar o que houve na última eleição com robôs distribuindo as famosas notícias falsas de candidatos.

Além de todas providencias e seguir uma série de determinações da justiça eleitoral, os candidatos obrigatoriamente necessitam declarar todo o valor, inclusive patrimonial para mostrar transparência de sua campanha política, declarando bens mobiliários. Se houver participação em empresas, deve também renunciar a cargos de confiança e se licenciar quando for do setor público.

Fábio Barretta é diretor executivo desde 2018 da COAN- consultoria contábil. É bacharel em ciências contábeis desde 2005 pela PUC/SP.  

Artigo: Como reorganizar seu negócio na retomada pós crise

 


Tais como, entender como seu produto será consumido neste momento, seja em produtos ou serviços

Conceiyção Montserrat

Passamos nos últimos meses por todas as dificuldades e incertezas, vendo as empresas ou os negócios ruírem ou entrarem em colapso de uma hora para outra. Tudo que você trabalhou por anos, sendo dissolvido e seus sonhos e patrimônio deixando de existir.

Além da sequela financeira, fica o dano emocional, por “perder” de uma hora para outra, algo que você lutou tanto para conseguir. Antes de mais nada, é importante separar todas as coisas.

Sabemos o quanto é difícil dissociar a emoção da razão e neste caso, no campo profissional, é importante contratar um profissional para uma consultoria pontual, porque ele poderá de forma imparcial lhe orientar sobre qual a melhor forma de se reorganizar ou lhe indicar uma nova opção de projeto.

Quando direcionamos uma difícil decisão a um profissional capacitado, ele poderá de forma imparcial, entender suas fragilidades e lhe auxiliar a compor a retomada no mundo dos negócios. Se o emocional e a empresa estão em ruínas, direcione a alguém que possa lhe ajudar a recompor suas emoções e sua estrutura no mercado, porque normalmente quando estamos em crise não raciocinamos corretamente e o profissional lhe dará novas opções e fará as correções necessárias para sua retomada.

Para quem conseguiu manter sua empresa algumas dicas são importantes, tais como, entender como seu produto será consumido neste momento, seja em produtos ou serviços. Entender quem é o público que consome, o que eles gostam ou necessitam ajudará você a direcionar sua produção. Seja melhorando ou adaptando a matéria prima e até mesmo oferecendo a eles o que de fato necessitam, mas não sabem como encontrar.

Contratar profissionais que entendam o conceito da empresa e os produtos oferecidos para o mercado, seja um funcionário ou dezenas, pode fazer toda a diferença. O auxílio de um profissional capacitado poderá aliviar a carga na seleção de pessoas por exemplo, que representem os interesses da empresa no mercado.

A relação entre empresa e funcionários/colaboradores precisa ser humana. Entender as necessidades e compor a melhor solução entre as partes é absolutamente fundamental nesta nova fase empresarial que estamos iniciando.

Selecionar com critérios os fornecedores para melhorar os custos de produção ou de serviços representa economia e eficiência logo ali adiante. Se for produto, verificar o que lhe resulta no melhor custo/benefício e no caso de serviços, o que poderá oferecer para seu cliente dentro de seu custo que possa fidelizar e manter o interesse em outros serviços prestados por sua empresa.

Pensar em sustentabilidade interna, otimizando o aproveitamento de materiais na execução de seus produtos, pensando em uma forma de aproveitar as sobras e direcionar para um reaproveitamento de seus resíduos. Isto poderá vir a tornar-se uma outra fonte de renda para sua empresa e não direcionar os lucros para terceiros.

Poder consultar um profissional que faça um levantamento de custo no planejamento de logística, orientando você a montar sua empresa em local que tenha uma lucratividade maior para a produção e escoamento de seus produtos, gerando maior lucratividade. Muitas empresas hoje estão mal localizadas e isto gera um custo alto para o escoamento e não possui visibilidade comercial adequada para seus clientes.

Outra questão importante é como você se mostra para o mercado e seus clientes. Será que sua marca e seu conceito estão sendo compreendidos pelo seu público alvo? Estas e outras questões são importantes na retomada no mercado após a crise que enfrentamos.

 A concorrência aumentou muito com o mundo virtual, todos estão tendo a oportunidade de mostrar seus produtos e serviços e cabe a você apresentar seus produtos da forma certa para que seu público se identifique com você e seja seu seguidor por afinidade ou engajamento. 

 A palavra de ordem atualmente é SER FLEXÍVEL, ressignificando sua empresa, seu negócio, sua prestação de serviços. O mundo pede inovação, novidades e é necessário renovar, seja na forma de venda, nos produtos e como seus clientes veem você.

 Recomece sem medo, focado, direcionado e conquiste mais do que você teve antes da pandemia, aproveite para renovar e mostrar toda sua habilidade nesta nova fase virtual e online. Para quando a situação equalizar ter a oportunidade de construir novos formatos e maiores possibilidades em seu negócio e sua vida.

Rever seu negócio, olhar com outros olhos e sob uma nova perspectiva, ser mais flexível, muitas vezes auxilia você a descobrir que possui outras aptidões que por conta do excesso de trabalho não percebeu, ressaltando atrativos para o seu negócio atual, podendo ser trocado ou acrescentado como uma nova oportunidade

Neste caso, começar em outro formato com novas descobertas e oportunidades tem ocorrido bastante neste processo final de pandemia. Pessoas que encerraram suas atividades empresariais, mas que agora descobriram outras formas de fazer negócios tem sido um número bem expressivo no mercado.

Recomeçar é sempre inovador e estimulante, levar para este novo negócio suas experiências e garra fará de você com certeza um vencedor.

Consulte sempre alguém, para que possa acrescentar informações e orientar em nossa nova forma de linguagem e acesso ao seu público alvo.

Boa sorte a todos!

Conceiyção Montserrat CEO da Montserrat Consultoria

Economia: Agrofloresta diversifica produção e gera mais renda para a Agricultura Familiar

 

Sistema permite colheita o ano todo de diferentes culturas alimentares

Redação/Hourpress

Os sistemas agroflorestais, por sua diversidade de produtos na mesma unidade de área e manejo, são sistemas de produção ideais para agricultores familiares. Isso porque as famílias não dependem apenas de um produto, têm colheita diversa ao longo de todo o ano, além de tirar da produção os alimentos para seu próprio consumo.

Graças à alta diversidade proporcionada pelo sistema, árvores frutíferas, madeireiras, plantas graníferas (produção de grãos), forrageiras e até medicinais e ornamentais, convivem numa mesma área. Cada cultura é implantada no espaçamento adequado ao seu desenvolvimento e às suas necessidades de luz, fertilidade, arquitetura e porte, que são cuidadosamente combinadas por métodos específicos.

Segundo os engenheiros florestais e fundadores da PRETATERRA, uma iniciativa que se dedica à disseminação de sistemas agroflorestais regenerativos pelo mundo, Paula Costa e Valter Ziantoni, o sistema é planejado para permitir colheitas desde o primeiro ano de implantação. “A ideia é que o agricultor tenha rendimentos oriundos de culturas anuais, como hortaliças e frutas de ciclo curto, enquanto aguarda a maturação das espécies florestais e das frutíferas de ciclo mais longo. Isso garante produtos disponíveis para a comercialização em diferentes épocas do ano e ao longo do tempo, incrementa a renda e aproveita melhor a mão de obra familiar”, salienta Paula.

Ziantoni acrescenta que, além do benefício econômico, há inúmeras vantagens ambientais, como a recuperação da fertilidade dos solos, com redução de erosão, aumento da infiltração de água, e consequentemente, a conservação de rios e nascentes. “Podemos destacar ainda o aumento da diversidade de espécies, o que privilegia o controle natural de pragas e doenças, não apenas na propriedade, mas a nível da paisagem como um todo”.

“Dessa forma, a diversificação de produtos, a maior segurança alimentar, a sustentabilidade ambiental, o incremento na fertilidade do solo e a redução gradativa nos custos de produção fazem da agrofloresta uma excelente opção para a agricultura familiar no Brasil”, reforça Paula.

A importância da comercialização

Os engenheiros da PRETATERRA lembram que a comercialização é um ponto-chave para o sucesso da produção agroflorestal. Existem diversas oportunidades para comercialização, dependendo da diversidade de produtos, grau de beneficiamento e valor agregado, proximidade com o mercado consumidor e organização da comunidade onde o agricultor está inserido.

Diante disso, Ziantoni explica que, além do design agroflorestal, é de suma importancia que seja feita uma minuciosa modelagem financeira, incluindo todos os custos de formação do sistema com detalhes sobre o tempo de retorno do investimento, TIR (Taxa Interna de Retorno) e VPL (Valor Presente Líquido).

Sobre a PRETATERRA

Iniciativa que se dedica à disseminação de sistemas agroflorestais regenerativos, desenvolvendo designs replicáveis e elásticos, combinando dados científicos, informações empíricas e conhecimentos tradicionais com inovações tecnológicas, construindo um novo paradigma produtivo que seja sustentável, resiliente e duradouro.  

Na vanguarda da Agrofloresta, a PRETATERRA projetou, implementou e modelou economicamente o design agroflorestal que ganhou, em 2019, o primeiro lugar em Sustentabilidade do Prêmio Novo Agro, do Banco Santander e da ESALQ, com o case “Café dos Contos”, em Monte Sião (MG).

Economia: Cooperativismo e regularização fundiária transforma o sonho da casa própria em realidade

 


Soluções alternativas como o cooperativismo tem conquistado cada vez mais espaço nesse objetivo

Redação/Hourpress

Um modelo de negócios que transforma a vida de milhões de pessoas, concretiza sonhos e viabiliza alcança-los através da cooperação mútua. Assim é o cooperativismo, um movimento que cresce exponencialmente no mundo todo e, hoje, está presente em mais de 150 países. No Brasil, as cooperativas habitacionais se destacam em meio a um cenário com 7 milhões de famílias desabrigadas e uma superpopulação nas favelas em constante crescimento. Se o poder público não tem conseguido articular projetos e avançar no equilíbrio do sistema habitacional do País, soluções alternativas como o cooperativismo tem conquistado cada vez mais espaço nesse objetivo.

 Em São Paulo, a CICOM, uma cooperativa habitacional que há anos luta no combate ao déficit habitacional através da construção de moradias de baixo custo, agora, se coloca à frente daqueles ainda em situação de maior vulnerabilidade, e anuncia uma parceria para a viabilizar a regularização fundiária nos municípios paulistas e minimizar os impactos dos problemas habitacionais do País, como o número de habitações irregulares, que hoje somam 4,35 milhões.

O novo projeto da CICOM beneficiará cidadãos que residem em locais urbanos impróprios, normalmente fruto de ocupações, que não dependem do pagamento de aluguel, mas também não podem chamar sua moradia de “casa própria”, já que as condições desses imóveis são irregulares. Isso faz da CICOM uma referência no cooperativismo habitacional, oferecendo duas frentes de atuação na defesa à garantia e proteção do direito constitucional à moradia”, explica Carlos Massini, diretor executivo da cooperativa. Essa nova atuação de trabalho conta com a colaboração da GEOLINE Engenharia, que soma os seus 26 anos de experiência à área de regularização fundiária, seguindo os preceitos e valores do cooperativismo, sustentados pelos pilares da participação, transparência, segurança, garantia e qualidade.

A regularização fundiária é premissa para que se viabilizem condições de infraestrutura nas comunidades, tais como o água, luz, esgoto, asfalto, etc. A partir de um espaço urbanizado, tem-se como ganhos a evolução e o crescimento adequados das cidades, bem como o aumento da qualidade de vida da população. No entanto, é um processo que contém aspectos técnicos, burocráticos e jurídicos e, portanto, a CICOM e a GEOLINE trabalharão para garantir que todas as etapas sejam realizadas de forma adequada e o no menor tempo possível após aprovação da comunidade e agentes locais.

Com o intuito de mudar o futuro da habitação no País e reduzir o número de moradias irregulares no Estado de São Paulo, a cooperação da CICOM oportuniza um futuro mais seguro e promissor a essas comunidades, desenvolvendo as regiões abrangidas pelo projeto e auxiliando o poder público no cumprimento de suas metas, através de meios legais e independentes de parceria.

Observa-se que a regularização fundiária pressuponha o interesse particular em fazer valer direitos, assegurar estabilidade e qualidade de moradia e de vida, mas que atende também a méritos públicos. Massini conclui que “Com custo zero para o município, o subsídio ao projeto é privado, e totalmente adaptável à realidade das comunidades atendidas, que após a regularização trarão como resultado novos recursos ao poder público como qualquer outra moradia regular, possibilitando a reversão da arrecadação de impostos, como o IPTU por exemplo, às próprias comunidades através de melhorias, principalmente, na saúde e educação dessas regiões”.

Como ocorre

A regularização fundiária seguirá um planejamento, que se inicia com a abordagem às comunidades, a partir da confirmação de interesse das próprias famílias. Através de levantamentos cartoriais e estudos de caracterização, iniciam todos os processos e ações de cunho jurídico, para que se legalize a posse. 

Por meio da regularização urbanística, realizada por meio de projetos que representem a realidade fática, se estabelece condições de melhoria na habitabilidade e infraestrutura local, para que se necessário, haja a indicação sobre a implementação de novas medidas. Ações ambientais, que assegurem um meio ambiente ecologicamente equilibrado, além de ações sociais, que promovam a participação e a melhoria da comunidade local são requisitos fundamentais, que completam as etapas do projeto.

Habitação no Brasil

  • 6,9 milhões de família estão desabrigadas (University College London 2019);

  • 70% é o crescimento de moradores em favelas nos últimos 10 anos (IBGE 2010);

  • 7,7 milhões é o déficit habitacional em número de residências (FGV 2018);

  • 3 milhões de famílias sofrem com o ônus do aluguel excessivo (Fundação João Pinheiros 2019).

 

Realidade em São Paulo

  • 1,16 milhão é o déficit habitacional em número de residências (Secretaria de Habitação - Plano Estadual de Habitação de São Paulo 2011- 2023);

  • 3,19 milhões de moradia em condição de inadequação habitacional (Secretaria de Habitação - Plano Estadual de Habitação de São Paulo 2011- 2023)

  • 2 milhões moram em favelas e cortiços (IBGE 2010);

  • 391 mil moradias em espaços precários (Centro Gaspar Garcia 2019).

 

O processo de regularização fundiária está registrado na Lei Federal 11.977/2009, Medida Provisória 759 de 22 de dezembro de 2016 e Lei Federal 13.465/2017, fazendo cumprir o princípio da função social da propriedade estabelecido na Constituição Federal e no Estatuto da Cidade. Além disso, amplia as perspectivas para financiamentos para a construção e melhoria física dos imóveis.

 

Artigo: Mitos e verdades sobre a telemedicina

  


Dra. Renata Zobaran

A pandemia do coronavírus escancarou uma série de dificuldades do Brasil, ao mesmo tempo, as condições impostas pela doença aceleraram alguns serviços e trouxeram novas possibilidades. Foi o que aconteceu com a telemedicina - termo que você já deve ter ouvido falar com frequência nos últimos meses. A tele consulta, modelo de atendimento digital, até então motivo de muita discussão na área médica, ganhou grande força e importância com o isolamento social. A tendência é que as consultas à distância façam parte da rotina dos brasileiros no novo normal. Pensando nisso, a médica e diretora de saúde da TopMed, Renata Zobaran, analisa os mitos e verdades que envolvem o termo. Confira: 

1- O atendimento médico à distância substitui a consulta presencial 

MITO 

De acordo com Zobaran, o atendimento médico à distância é um método de atendimento que proporciona mais conforto e facilidade de acesso aos pacientes, com segurança. Porém ele não substitui a consulta presencial em todos os casos, principalmente quando falamos de pacientes com doenças crônicas em acompanhamento periódico.

2- Telemedicina é um conceito utilizado apenas para consultas médicas 

MITO

“Telemedicina é o termo amplo cujo conceito significa o uso da tecnologia no atendimento médico não presencial. Telemedicina e teleconsulta não são sinônimos, pois a teleconsulta é apenas um dos métodos existes de exercer a telemedicina. Outros exemplos de uso da telemedicina são laudos médicos avaliados e emitidos de forma remota, cirurgia robótica, entre outros. Quando esse formato de atendimento remoto não tem médico em uma das pontas, mas envolve outros profissionais de saúde, não podemos denominar telemedicina”, explica Dra. Renata. 

3- Outros profissionais da saúde também podem usar o atendimento à distância para trabalhar

VERDADE

Temos visto o uso do termo ‘’telemedicina’’ de maneira equivocada quando falamos de serviços em atendimento à distância. Veja: telemedicina é o atendimento a distância realizado exclusivamente por médicos. Mas, isso não significa que apenas eles possam usufruir desse método. Psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e educadores físicos, por exemplo também podem atender à distância. Nestes casos, o termo correto é “telessaúde”. E o ideal é nos familiarizarmos com termos como tele enfermagem, tele psicologia, e assim por diante, pois torna mais específico o serviço remoto ao qual estamos nos referindo. 

4- Atendimentos online são possíveis apenas via planos de saúde

MITO 

Cada vez mais, o serviço de atendimento à distância têm sido compreendido como facilitador na manutenção da vida. E, desde a chegada da pandemia, essa visão foi acelerada por diversos órgãos e empresas. A Prefeitura de Florianópolis, por exemplo, passou a oferecer um serviço de atendimento pré-clínico, para informação e orientação em saúde por telefone, videochamada ou chat gratuito aos residentes da capital que possuírem cadastro no SUS. Inclusive com direcionamento para suas equipes de saúde da família, sempre que necessário, de forma ágil e segura. Fora isso, empresas também estão contratando os serviços de cuidados em saúde à distância com objetivo de proporcionar mais conforto e segurança para funcionários e seus familiares. “A telessaúde veio para ficar e o número de canais que oferecem esse serviço continuará crescendo”, explica Dra. Renata. 

5- Atendimentos médicos online foram regulamentados no Brasil apenas com a chegada da pandemia 

MITO

A telemedicina é regulamentada no Brasil desde 2002, pela Resolução do CFM nº 1.643, e a mesma não traz impedimentos a realização de orientações e/ou consultas médicas a distância, mas é omissa em detalhar essa atividade.  Porém, com a declaração da pandemia do covid-19 em março deste ano, a necessidade de uma nova regulamentação para orientar sobre obrigações mínimas para a realização de tele consulta médica tornou-se fundamental. Pois dessa forma conseguiríamos manter em segurança, dentro de suas casas uma grande parcela da população brasileira. 

Assim, o presidente da república assinou a lei nº. 13.989, em 15/04/2020, autorizando o uso da telemedicina enquanto durar a crise ocasionada pelo coronavírus. Além disso, conselhos regionais de medicina (CRM) de alguns estados pronunciaram-se com resoluções regionais autorizando a realização de consulta, orientação e acompanhamento médico utilizando a Telemedicina, desde que garantindo o sigilo e nos termos da Portaria do Ministério da Saúde nº. 467/20. Apesar de a Lei federal e as resoluções estaduais de alguns CRMs permitirem o uso da telemedicina apenas enquanto durar a pandemia no país, é praticamente certo que o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicará uma nova resolução sobre o tema ainda em 2020.

“Conhecer as infinitas possibilidades do atendimento remoto é o primeiro passo para a população aderir e se aculturar, cada vez mais, aos novos modelos de atendimento. Por isso, compartilhar informações relevantes sobre o tema é fundamental para o acesso a uma saúde mais coesa e inclusiva”, concluiu Dra. Renata. 

Dra. Renata ZobaranMédica formada pela UFCMPA em 1993, fez residência em gastroenterologia e mestrado em hepatologia. Até 2007 atuou na área de gestão em saúde, em Operadoras de planos de saúde. Tem pós graduação em Gestão empresarial pela FGV


Saúde: Permanecer muito tempo sentado pode provocar até problemas hormonais

 


Tudo no corpo está conectado e até mesmo os problemas gástricos podem se refletir no sistema nervoso

Redação/Hourpress

Já pensou quanto tempo você fica sentado ou numa mesma posição durante o dia? Seja em casa, no trabalho ou no transporte, permanecer muitas horas sem se movimentar pode trazer uma série de danos à saúde, muito além das dores nas costas. O PhD em Neuroanatomia e fisioterapeuta, Mario Sabha, explica que o hábito pode provocar até mesmo desequilíbrio hormonal.

Além do encurtamento muscular que aumenta o risco de lesões e dores, esse hábito pode causar um desajuste na comunicação correta entre os nervos da coluna vertebral, o sistema nervoso central e o sistema nervoso autônomo, responsável por controlar automaticamente a respiração, os batimentos cardíacos e a digestão. “Além de problemas posturais, as pessoas sentem dores, inflamações e, às vezes, desequilíbrios hormonais”, explicou.

O especialista explica que o desajuste desta sintonia pode causar as parestesias, conhecidas também como formigamentos, que irradiam para os braços. “Muitas vezes, esse sintoma leva a pessoa a procurar cardiologistas e endocrinologistas temendo alguma síndrome, doença cardíaca, metabólica ou problemas de cólon irritável. Isso é um desajuste na transmissão neural entre o sistema nervoso autônomo, o cérebro e o órgão comprometido que não aparece em exames laboratoriais, mas com ajustes simples na coluna, conseguimos minimizar”, ressaltou o PhD.

O criador do Método Sabha explica que tudo no corpo está conectado e até mesmo os problemas gástricos podem se refletir no sistema nervoso e causar alterações na coluna, provocando desconfortos que duram por anos a fio. Por isso, ressalta, além de praticar atividades físicas diariamente, é imprescindível fazer o alinhamento do corpo. "Já atendi pacientes com esse tipo de problema. A leitura deles era só com relação às dores nas costas, mas havia outros sintomas como taquicardia, pressão alta, ressecamento na boca e olhos, aumento de salivação e dificuldade na evacuação”, disse.

Segundo Sabha, por meio de terapias integrativas que reequilibrem o Sistema Orgânico como um todo, como a osteopatia e a quiropraxia, é possível identificar o problema e tratá-lo de forma adequada. “Um profissional que consegue fazer a leitura do organismo como um todo, não faz apenas um ajuste mecânico. Quando fazemos essa sintonia fina, conseguimos proporcionar melhor circulação e nutrição celular para os pacientes, pois isso confere o bem-estar e resultados rápidos dos sintomas, seja no sistema cardiovascular, cardiopulmonar, endócrino e até mesmo no sistema digestivo”, concluiu.


Saúde: Lavagem nasal pode prevenir doenças respiratórias infecciosas

 


Procedimento auxilia na remoção de micro-organismos como vírus, bactérias e fungos

Redação/Hourpress

O sistema respiratório é um dos mais importantes do corpo humano, pois é responsável pelas trocas gasosas do organismo. Ao mesmo tempo, trata-se de um dos aparelhos mais sensíveis, já que, constantemente está em contato com os diversos micro-organismos encontrados no ar, como vírus, bactérias e fungos. Então, mesmo com a ação do sistema imunológico, é comum que no decorrer da vida, as pessoas apresentem algumas doenças.

De acordo com a otorrinolaringologista do departamento médico científico da Grupo FQM, Dra. Adriana Leal Alves, é possível evitar diversos problemas respiratórios com a adoção de alguns cuidados diários. “Deve-se evitar lugares fechados, aglomerações e contato com quem estiver gripado. Vale também manter os ambientes bem ventilados e realizar lavagem nasal diária. E a principal consequência de não manter estes cuidados diários é desenvolver uma doença respiratória”, afirma.

Estudos realizados por Sandeep Ramalingam e colaboradores demonstram que a lavagem nasal pode auxiliar na prevenção de diversas infecções respiratórias, inclusive a Covid-19. Estudos in vitro, a respeito da doença, realizados no Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, indicam que o vírus pode sobreviver até três dias em determinadas superfícies.

 “A lavagem nasal, com solução salina isotônica ou hipertônica, é eficaz para controle sintomático e prevenção das infecções virais das vias aéreas. O ideal é realizá-la pelo menos duas vezes por dia”, orienta Dra. Alves.

Pensando em contribuir com mais informações sobre a saúde respiratória e qualidade de vida para a população, a Maresis, do Grupo FQM, inaugurou o Portal Respirar, site que conta com dicas exclusivas, inclusive nas redes sociais, e blog sobre o assunto. Dessa forma, a população brasileira tem, a sua disposição, um meio de consulta rápida e segura sobre o sistema respiratório, as diversas doenças que o cercam e os principais cuidados.

A marca firmou uma parceria com a ONG eureciclo que, desde 2016, realiza um trabalho de sustentabilidade junto a algumas empresas brasileiras. Dessa forma, a FQM contribui mensalmente para a reciclagem de um volume de material equivalente a 100% da massa de resíduos, utilizada nas embalagens de Maresis. O valor é destinado aos operadores de coleta, que têm papel fundamental nesse processo. No Portal Respirar, é possível acompanhar o Reciclômetro, indicador que atualiza mensalmente o volume de material reaproveitado.

Para saber mais a respeito das propriedades, indicações e modo de uso do Maresis, acesse o Minuto Saudável, por meio do link.

 

Artigo: Pandemia tornou a Educação visível para diferentes alunos do ecossistema escolar

 

As escolas particulares do País perderam 10% dos alunos durante a pandemia da Covid-19, esse número pode aumentar


Claudio Sassaki
Arquivo

A pandemia tornou a educação visível para diferentes atores do ecossistema escolar. Os pais estão mais próximos e enxergando o processo de aprendizagem em detalhes; os professores – em busca de alternativas de avaliação a distância – estão vendo o quanto o aluno aprendeu ou não; a escola passa a ser cobrada por essa efetividade no aprendizado e começa a se questionar. Estamos falando do início de uma nova Era da Educação: um período que será marcado pela transformação. A sala de aula rompeu as fronteiras da escola e nada será como antes. Essa é a face mais clara da transformação. Não será o velho diagrama de aula, dependente de um material didático estático e na prestação de serviços educacionais. A experiência da educação durante a pandemia alterou as relações; no futuro pós-Covid, os educadores terão que lidar com novas exigências trazidas pelas próprias famílias e pelos alunos. Essa conversa já começou dentro de muitos lares brasileiros.

Na nova Era da Educação teremos famílias com novas expectativas que demandam uma escola mais conectada (o aluno pode aprender de qualquer lugar); mais visível (dados e acompanhamento de resultados do aprendizado em tempo real); mais personalizada (respeitando e incentivando a individualidade do estudante); e mais ativa (focada em habilidades e competências). Esses elementos resultam em uma formação mais integral, que une conteúdo acadêmico e socioemocional. Devemos trabalhar com uma modalidade mais híbrida – presencial e remota, juntas – com melhor uso da tecnologia para essa educação fluida e interconectada. A concepção de que o ensino-aprendizagem ocorre somente nas quatro paredes da sala de aula não faz mais sentido. Na prática, as escolas têm que se diferenciar; mostrar que não se resumem a um material e a uma plataforma. Essa nova educação exige reinvenção! A experiência precisa ser mais ampla.

Esse é um ponto muito relevante, porque toca na sobrevivência de um modelo de negócio. O risco de falência está batendo à porta de metade das escolas de pequeno e médio portes no Brasil. Levantamento conduzido pela Editora do Brasil com 821 escolas brasileiras – na última semana de junho – mostra que os estabelecimentos particulares perderam, em média, 10% dos alunos (informação de  mais de 60% dos respondentes); 19,7% dos entrevistados apontaram uma perda de 30% dos estudantes. Foram demitidos 300 mil professores; a queda em matrículas atinge, sobretudo, a educação infantil. Ressalto que esses foram os impactos até aquele momento; ou seja, essa situação tende a se agravar. Vejo que as escolas com alunos no maternal e infantil foram praticamente dizimadas!

Nesse cenário, as escolas que sobreviverão serão as capazes de criar uma nova experiência educacional com conexão e flexibilidade; conduzirem um acompanhamento constante e uma aprendizagem visível; serviço personalizado. As que, também, gerarem um resultado para além da aula; as que investirem tanto na preparação para vestibulares/ENEM quanto no desenvolvimento socioemocional. Estamos falando de uma nova forma de pensar que muda o foco de quantidade de itens ofertados pelas escolas (independente da necessidade do aluno e da família) para um novo futuro com foco no relacionamento e na percepção de valor – ao centro, a experiência que atende necessidades reais de alunos e familiares. O espaço não é apenas a escola; a experiência de estudar se amplia para outros espaços da vida do aluno. O processo deixa de ser obscuro para ser visível. Uma outra forma de valorizar a educação.

Para auxiliar as escolas nesse processo rumo à nova era da educação, a Geekie já tem atuado para tornar a aprendizagem visível, conectada, ativa e personalizada. Com o Geekie One – que alia material didático digital à tecnologia integrada e à prática pedagógica – trazemos integração e fluidez da tecnologia com a mediação do professor. Essa solução não foi adaptada para esse novo momento; ela foi construída pela visão e leitura do futuro que a Geekie sempre teve.

Há quatro anos criamos uma plataforma em que cada aluno importa e é enxergado como único; cada escola é vista de acordo com a sua própria realidade. Com isso, oferecemos um planejamento flexível, sobretudo pós-pandemia – um momento em que a escola precisa de soluções que deem suporte à adequação curricular. Com o Geekie One, toda a comunidade escolar é contemplada: professores conseguem elaborar provas, trabalhos e listas de exercícios com alguns cliques; a coordenação, gestão e até as famílias conseguem acompanhar o desempenho e engajamento dos estudantes e das turmas com os relatórios de dados e evidências; e alunos contam com o Plano de Estudos Personalizado para se recuperar de eventuais defasagens ou ir além na aprendizagem.

Nessa funcionalidade específica, estou falando da inteligência artificial usada com intencionalidade pedagógica – um campo no qual a Geekie é referência internacional e já impactou mais de 12 milhões de estudantes ao longo de sua história. Na prática, quando o aluno faz um exercício, uma prova ou assiste a uma videoaula, a plataforma gera dados e identifica as principais dificuldades do estudante. A partir daí, o Geekie One sugere um plano de estudos personalizado com conteúdos e exercícios adequados ao desenvolvimento e à superação dos desafios do aluno e integrado ao planejamento curricular de cada professor de cada área do conhecimento.

Na volta às aulas presenciais, os colégios vão ter que lidar com estudantes em diferentes estágios – há os que se adaptaram com as aulas a distância e assimilaram o conteúdo; outros que não. Com o Geekie One, todos os cenários são contemplados; a solução é, também, a mais eficiente para a “Era do Relacionamento com as Famílias”, porque traz conexão, visibilidade, personalização, resultado, flexibilidade, avaliação e habilidades. Esse é o futuro da educação!

Claudio Sassaki é mestre em Educação pela Stanford University; graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e cofundador da Geekie, empresa referência em educação com apoio de tecnologia no Brasil e no mundo.)

Geral: O que você precisa saber antes de contratar um seguro

 

O especialista explica que é preciso tomar cuidado com consultores


Redação/Hourpress

EBC

A pandemia aumentou a procura do brasileiro por seguros que tragam alguma segurança financeira para casos de doenças, invalidez, desemprego ou para proteger a família em caso de morte. Mas o que deveria ser a solução para muitos problemas pode se tornar uma grande dor de cabeça, caso o plano ou a seguradora não seja escolhido com cautela. “São diversos os tipos de seguro e de seguradoras, se a pessoa não verificar bem o que está sendo contratado, pode pagar por muito tempo e, quando mais precisar, não receber nenhum centavo”, alerta o gestor de riscos financeiros, Yuri Utida.

O especialista explica que é preciso tomar cuidado com consultores que só estão focados em cumprir metas e pesquisar muito para fugir das chamadas seguradoras piratas. “Uma pessoa leiga no assunto pode ser influenciada a fechar contratos que, no fim, vão apenas retirar o seu dinheiro e nunca o devolver”.

Utida cita o exemplo de uma família que ficou sem receber o seguro por um descuido na hora de fechar o negócio. “A pessoa tinha uma doença pré-existente que a deixou inválida. Porém, na hora de fechar o contrato com a seguradora, isto não foi questionado e, um ano depois, após a morte do segurado, a família tentou receber a indenização, mas foi negada sob o apontamento de que a doença não havia sido informada”.

As seguradoras são protegidas pela lei em casos como estes. Os artigos 768 e 769 do Código Civil preveem que o segurado perde o direito à garantia caso sofra algum agravamento decorrente de doença que não foi anteriormente comunicada. Para evitar prejuízos, é preciso pesquisar e conhecer as opções que o mercado oferece, até encontrar a que melhor se encaixe nas necessidades de cada um. Além disso, o cliente deve ser totalmente transparente quanto aos seus dados e informações, para evitar surpresas no futuro.

Sem proteção

Uma modalidade que costuma causar problemas é a empresarial, mantida com a ideia de fornecer segurança aos funcionários, mas no fim pode não apresentar proteção nenhuma. “Muitas empresas não permitem o acesso às apólices, então o trabalhador sequer sabe sobre o que ele realmente está segurado”, afirmou o especialista.

O gestor de riscos financeiros diz que estes seguros muitas vezes cobrem doenças e casos de invalidez, mas quando a pessoa desenvolve lesões ou doenças ocupacionais (a que é gerada devido às condições de trabalho), ela não está assegurada. “Empresas precisam ofertar um seguro para cumprir a lei e nem sempre oferecem a melhor cobertura ou a mais adequada”, explicou.

Até mesmo nos casos de afastamento por invalidez, os seguros empresariais não fornecem retornos tão bons quanto aparentam. “Ver que você vai receber 20 vezes o seu salário impressiona, de início, mas a verdade é que se você está incapacitado, doente, sem conseguir trabalhar em definitivo, este valor vai te proteger por cerca de um ano e meio, após isso não se tem mais nada”, alertou Utida.


Orientações

Para evitar aborrecimentos e descobrir a forma de proteção do seguro empresarial, o especialista aconselha o funcionário a pedir a apólice para descobrir as proteções e as garantias. “É importante verificar a forma de correção do seguro, qual o capital que será recebido e a quem é preciso recorrer caso seja necessário acioná-lo. Mas o melhor é não ficar dependente de seguros empresariais, e buscar um individual. Ele tem que ser vitalício, com taxas congeladas e de contrato unilateral, de forma que somente o cliente possa cancelá-lo e o benefício não possa ser negado”, disse.

Consultar a reputação da seguradora também é um passo importante, afirma Yuri. “Pesquise sobre a empresa em que você está fazendo o seguro, confira a reputação dela no Reclame Aqui (site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços) e cheque se a companhia tem registro na Superintendência de Seguros Privados (Susep). Seguradoras que, por mais que tenham muitas reclamações, tenham também alta taxa de respostas e de soluções demonstram preocupação em prestar um bom serviço e não deixar o cliente desamparado”.

Utida recorda que, caso a pessoa não se sinta segura para escolher uma opção sozinha, há profissionais qualificados e imparciais que podem ajudar. “Eles vão compreender a sua situação financeira, os seus riscos, e então te fornecerão os seguros que melhor se encaixem na sua realidade”, concluiu.

Geral: Mortes por acidentes de trânsito no estado de São Paulo registram menor índice da história

 

Número de vítimas fatais recuou 26% entre 2015 e 2020

Redação/Hourpress

EBC
Os novos números do Infosiga SP, gerenciado pelo Respeito à Vida, programa da Secretaria de Governo coordenado pelo Detran, revelam que o índice de mortes por acidentes de trânsito no estado chegou ao patamar mais baixo da série histórica. Entre janeiro e agosto de 2020, São Paulo registrou 3.183 vítimas fatais, 26% a menos do que no mesmo período de 2015, quando a medição teve início, com 4.327 óbitos. Os números paulistas são divulgados na Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro.

A queda inédita também se reflete no número de atropelamentos, que chegou a 758 vítimas fatais neste ano, contra 1.196 em 2015, ou seja 37% a menos de óbitos. O mesmo ocorre nos acidentes com vítimas fatais envolvendo automóveis, que chegou a 755, queda de 30%. Dessa forma, apresentando novamente o menor índice da série histórica.

"Esse acompanhamento nos permite tomar decisões mais assertivas, desenvolvendo políticas públicas mais consistentes para a diminuição de mortes no trânsito paulista. E agora, o sistema assumirá uma importância ainda maior, na medida em que estará diretamente vinculado a nossas campanhas e ações para tornar o trânsito menos violento", afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.

Dados de agosto

Em todo o Estado, no mês de agosto deste ano, foram registrados 447 óbitos contra 480 no ano passado, queda de 7%. Acidentes de trânsito, que incluem ocorrências sem vítimas fatais, registraram redução de 7,1% em vias urbanas e rodovias do Estado (14,7 mil acidentes em maio deste ano contra 15,8 mil em 2019).



De acordo com os dados do Infosiga SP, houve queda de 3,9% nos acidentes fatais em vias municipais, que concentram 50,1% dos casos. Nas rodovias, a queda foi de 11%. Em nove regiões administrativas do Estado houve redução dos índices.

O sistema, primeiro do Brasil a fazer acompanhamento mensal das estatísticas de trânsito, revela ainda que no mês de agosto deste ano quase 40% dos acidentes ocorreram por conta de colisões entre veículos. Logo atrás vêm os acidentes por choque contra objetos fixos (20,8%) e atropelamento (22,6%).


Variação de óbitos por Região Administrativa
Agosto 2019 x 2020



Meios de transporte

A análise do programa Respeito à Vida indica ainda queda nas fatalidades em todos os modais, com exceção dos motociclistas, em agosto. Ocorrências envolvendo motos lideram as estatísticas, com 184 casos em agosto deste ano, aumento de 7% na comparação com 2019 (172 óbitos). Em seguida, aparecem os automóveis com 117 ocorrências contra 116 em 2019, variação de 0,9%.

A maior redução ocorreu entre as bicicletas: foram registradas 26 fatalidades contra 40 em agosto do ano passado (-35%). A queda também foi significativa entre os pedestres, com 99 ocorrências fatais em agosto contra 127 em 2019 (-22%).




Perfil da vítima

No mês de agosto, jovens com idade entre 18 e 29 anos representaram 25,3% das vítimas. Entre os motociclistas, essa proporção sobe para 40,2%. Em 62,6% dos casos, as vítimas fatais são os próprios condutores dos veículos. Homens seguem como as principais vítimas dos acidentes (86% do total), e as ocorrências estão concentradas no período noturno (54,8%) e no fim de semana (51%). Cerca de 48,5% das vítimas faleceram no local do acidente.



Sobre o programa Respeito à Vida

Programa da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo e coordenado pelo Detran.SP, atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. Além da Secretaria de Governo, o programa envolve também as secretarias de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Respeito à Vida também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado. O programa mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização.

Atualmente, 304 cidades são parceiras do programa e R? 190 milhões em recursos provenientes de multas do Detran.SP beneficiam 96% da população.