Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

terça-feira, 30 de julho de 2013

Variedades: a guitarra livrou Trini Lopez de virar criminoso

Trini Lopez é verdadeira lenda do Rock & Roll, inclusive foi convidado para suceder Buddy Holly após sua morte

Luís Alberto Caju

  A vida de Trini Lopez poderia terminar nos presídios ou mesmo morrer trocando tiro com a polícia. De família pobre, nasceu em 1937 na cidade de Dallas, Texas, Estados Unidos. Os pais ganhavam o suficiente para colocar a comida sobre a mesa. O restante era para comprar roupa e calçados para ele e os quatro irmãos. A mãe aumentava a renda lavando roupas para os vizinhos do bairro.

 Aos 11 anos Trini começou a andar com garotos envolvidos no mundo do crime. Era a chance de ganhar dinheiro fácil. Levou uma tremenda surra do pai. Para ficar em casa, o velho lhe deu uma guitarra. Começou a tocar nas ruas em troca de dinheiro. Apesar da miséria doméstica, na sua casa os pais e irmãos tinham hábito de cantar canções típicas do México.

 Logo Trinidad Lopez III (seu nome de batismo) formou o próprio grupo e passou a se apresentar nos clubes dos ricos de Dallas. Ao completar 18 anos, a King Records, da cidade de Cincinnati, no Estado de Ohio, descobriu que Trini Lopez tinha gravado um single (pequeno disco comercial) pela gravadora Volk Records. O nome da música era”The Right Rock”.

 Perceberam que o hit era adrenalina pura. Sugeriram um nome artístico, mas orgulhoso das raízes hispânicas da família, não aceitou e ameaçou ir embora. Houve acordo e gravou um LP (disco de vinil com 12 faixas). Neste jogo de empurra, sugeriram que gravasse hits antigos. Ele deu nova roupagem para “Since I Don´t Have You”, do grupo Skiliners. A canção estourou em todos os Estados Unidos. Depois repetiu a dose com “Don´t Let Your Sweet Love Die”.

                                 Quase toca na banda de Buddy Holly

 No começo de 1959 conhece Buddy Holly, também de Dallas, que o convidou para tocar em sua banda. Após a morte de Holly, chamaram Trini para ser o vocalista principal do conjunto (The Crickets, que influenciaria Beatles e Rolling Stones). Ele recusou. Preferiu tocar num clube de Beverly Hills, apenas com violão. Era para ficar uma semana e permaneceu um ano.

 Nesse clube conhece o maestro e produtor Don Costa (mais tarde pai da cantora mirim Nikka Costa). Ele fora recomendado por Frank Sinatra. Desse encontro surgiu o contrato de oito anos com a Reprise Records. No início da década de 1960, Trini grava diversos álbuns como: The Latin Album, Trini Lopez Now, Trini Lopes Live at Basin Street East, Trini Lopez Greatest Hits, The Best of Trini Lopez.

Trini Lopez é o típico cantor que coloca fogo na plateia. Uma das provas é o excelente e raro LP "Trini Lopez At  PJ´s" gravado ao vivo numa casa de espetáculos de Los Angeles em 1964. Com o baixista Dick Brant e o baterista Mickey Jones, ele faz uma apresentação inesquecível. Reúne seus sucessos "America", "If I Had a Hammer" ( que Rita Pavone regravou como "Datemi um Martello"), "Cielito Lindo" ( ai, ai, ai está chegando a hora/o dia já vem raiando meu bem/e eu tenho que ir embora), "La Bamba", "Down by The Riverside", "Mariane", "Volare", entre outros.

 Em 1963, ao se apresentar em Nova York, com orquestra de 11 músicos, os críticos concordaram que Trini Lopez havia se tornado uma estrela. Mesmo ganhando muito dinheiro, lembrou da fase crítica de sua infância, quando tinha pouca comida sobre a mesa e passou a ajudar financeiramente várias entidades de prevenção ao Câncer e Diabetes na cidade de Dallas.