Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Túnel do Tempo: Aniversário de Vladimir Herzog



A morte de Herzog em 1975, pelo Regime Militar, virou símbolo de luta dos brasileiros


Luís Alberto Alves

Nascimento de um lutador: Em 27 de junho de 1937 nascia na Croácia (na época Iugoslávia), o jornalista, dramaturgo e professor Vladimir Herzog. Judeu, seu nome original é Vlado, considerado por ele muito exótico. Ao mudar para o Brasil, com os pais, por causa da Segunda Guerra Mundial, passou a assinar como Vladimir. Trabalhou no jornal O Estado de S. Paulo e BBC de Londres. Na década de 1970 assumiu a direção de telejornalismo da TV Cultura, em São Paulo. Foi professor na Escola de Comunicações e Artes da USP.

 Era ligado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Morreu em 25 de outubro de 1975 sob tortura no Doi/Codi, em Vila Mariana, Zona Sul de SP, após ser intimado para depor. O assassinato de Vlado pela repressão do regime militar virou símbolo na luta pela democratização do Brasil. Três anos depois a União foi condenada a indenizar sua família. O Sindicato dos Jornalistas de SP criou naquela data o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos que premia reportagens destacando este tema.


Radiografia de Sampa: Rua Cardeal Arcoverde



A Rua Cardeal Arcoverde fica no bairro de Pinheiros, Zona Oeste de SP

Luís Alberto Alves

 D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti nasceu em Cimbres, Pernambuco, em 17 de janeiro de 1850. Iniciou seus estudos na Paraíba e os concluiu em Roma, no Colégio Pio Latino Americano. Laureado em Filosofia e Teologia pela Universidade Gregoriana, foi ordenado padre em abril de 1874, na Basílica de São João Latrão.

 De volta ao Brasil foi encarregado por D. Vital de reorganizar o Seminário de Olinda, onde serviu como reitor. Transferindo-se para Recife foi nomeado diretor do Ginásio pernambucano. Em 1890 foi sagrado bispo de Goiás. Resignado o bispado dedicou-se ao magistério no colégio dos jesuítas, em Itu (SP).

 Em 1897 foi promovido a arcebispo do Rio de Janeiro. A sua elevação ao cardinalato conferiu ao Brasil a honra de ser o primeiro país da América Latina a dar um de seus prelados à classe elevadíssima de cardeais. Faleceu em 18 de abril de 1930. A Rua Cardeal Arcoverde fica no bairro de Pinheiros, Zona Oeste de SP.




Esportes: Seleção do Irã se despede de Guarulhos (SP)



Dois atletas da seleção do Irã prestam homenagem à cidade de Guarulhos que hospedou o time


Redação

 A Seleção do Irã se despediu do Brasil na madrugada desta sexta-feira (27) após ser eliminada na primeira fase da Copa do Mundo 2014. Mas antes do embarque, dois dos principais jogadores da equipe, o meio-campo Andranik Timotian e o atacante Ashkan Dejagah, prestaram homenagem à cidade. De Guarulhos (SP).

  Os craques apareceram no lobby do Hotel Pullman, no bairro de Cumbica, onde a delegação ficou hospedada, e ostentaram uma faixa de agradecimento a Guarulhos pela bela acolhida e o apoio dos guarulhenses à equipe iraniana.



Esportes: Chile, velho freguês nas oitavas de Copa do Mundo



Livro conta cem anos da Seleção Brasileira

Luís Alberto Alves

 O Brasil passou para as oitavas de final da Copa do Mundo e a alegria é grande. Para os torcedores que gostam de um pouco de história, a lembrança do primeiro jogo da Seleção Brasileira contra a seleção do Chile é muito positiva. É isso o que mostra um dos capítulos do livro Deuses da Bola – 100 Anos da Seleção Brasileira, de João Carlos Assumpção e Eugenio Goussinsky, lançado pela Editora DSOP.


 O jogo aconteceu em 13 de junho de 1962, na Copa do Chile. Enfrentar o time da casa numa Copa do Mundo, nunca é tarefa fácil. Preocupado com a pressão da torcida, Paulo Machado de Carvalho decidiu manter a seleção concentrada em Viña del Mar e viajar para Santiago, de trem, momentos antes da partida. O Brasil venceu por 4 × 2, e, para Nílton Santos, então com 37 anos, o jogo exigiu muito dos “velhinhos”.

 No próximo jogo, no estádio Nacional de Santiago, que estava completamente lotado, o Brasil venceria a Tchecoslováquia de virada por 3 × 1. Nem os xingamentos, nem as pedradas, que atingiram até o pacífico Garrincha, depois de ter sido injustamente expulso, nem as jogadas violentas dos adversários foram suficientes para derrubar o Brasil. Pela segunda vez, o time era vencedor de um mundial. Gols de Amarildo, Zito e Vavá para os bicampeões.

 Desde então, o Brasil nunca perdeu para o Chile em Copas, tendo vencido em 1998 por 4 a 1 e em 2010 por 3 a 1. Apesar de sermos nós desta vez o time da casa, vamos torcer para que a história se repita e, depois de passarmos o Chile, nos tornemos hexacampeões.

                                                         Lançamento e a obra

Com prefácio escrito pelo renomado maestro João Carlos Martins, que compara o futebol à música. Deuses da Bola – 100 Anos da Seleção Brasileira traz uma coletânea raríssima dos momentos mais marcantes dentro e fora de campo, com foco no “caso de amor” entre a Seleção e o povo brasileiro. Uma viagem no tempo e um registro para se ter à mão, ainda mais neste ano de Copa do Mundo, quase como um amuleto.

Geral: Aplicativo ajuda identificar dinheiro falso






Luís Alberto Alves

 O celular está sendo um grande aliado dos turistas que estão no Brasil durante a Copa do Mundo. Cerca de 85 mil usuários, em apenas duas semanas, usaram um aplicativo do Banco Central que ajuda a reconhecer características presentes apenas em notas verdadeiras.
Aplicativo identifica dinheiro falso

 A ferramenta, chamada Dinheiro Brasileiro, se torna ainda mais útil em um momento em que 3,7 milhões de visitantes movimentarão R$ 6,7 bilhões no país durante o Mundial segundo o Ministério do Turismo, especialmente em restaurantes, pontos turísticos e hotéis.Para fazer o reconhecimento das cédulas, basta aproximar a câmera do aparelho da cédula monetária.

 O aplicativo destaca os detalhes da nota sobre os quais o cidadão deve redobrar a atenção, entre eles a marca d’agua, o alto relevo e microimpressões, que podem ser vistos com uma lente de aumento. Disponível em português, inglês e espanhol no site do Banco Central, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas versões iOS e Android.

 O turismo também lançou, na terça-feira (24), um aplicativo chamado Passaporte Verde, com cerca de 60 roteiros turísticos que têm como marca a sustentabilidade. Os destinos estão nas cidades-sede e arredores e duram de meio período a três dias, adaptando-se, desta forma, às necessidades do turista. As informações estão disponíveis em português e inglês e podem ser baixadas gratuitamente nas plataformas iOS ou Android.

Opinião: Como os exemplos das seleções podem ser usados nas empresas




Numa seleção, o atleta precisa atuar em conjunto 



*Ricardo M. Barbosa

 O período da Copa do mundo é de grande festa, mas também pode ser utilizado para motivar os funcionários e trabalhadores de uma empresa, , e para isso, nenhum exemplo é melhor do que se espelhar em uma seleção nacional. Muitos já devem estar familiarizados com o termo “gestão de pessoas”, muito utilizado no ambiente profissional quando nos referimos ao gerenciamento de pessoas, trabalho em equipe, liderança, feedback...
 O curioso é que podemos aplicar este conceito a vários outros tipos de situação, como em um time de futebol. Pode parecer inusitado, mas quando o conceito é aplicado a um time também pode gerar resultados bem satisfatórios.

 “Venho acompanhando o desempenho das Seleções Nacionais e observei alguns pontos que podem talvez explicar casos de sucessos e fracassos. Em minha opinião, não existe diferença entre a liderança de um técnico de futebol e de um gestor dentro de uma empresa, pois ambos tem que motivar e influenciar seus colaboradores para atingirem as metas definidas pelo clube ou pela empresa”, explicou Barbosa.

 Ele afirma que no caso das grandes seleções, mesmo que todos os jogadores tenham um treinamento pesado, possuam talentos e um técnico forte, o grande diferencial sempre estará no esquema tático adotado. O que geralmente acontece é que nos clubes os jogadores jogam de uma maneira e na seleção de outra. Assim, o tempo que passam treinando juntos é muito curto para se adaptarem, e acabam tendo dificuldades para desempenharem bem o que foi passado pelo treinador.

 Assim, para uma seleção ser vitoriosa é importante que todos estejam incorporando o verdadeiro espírito da seleção– que é amor e orgulho de vestir a camisa, acima de qualquer coisa.

 O trabalho em equipe é fundamental para se atingir resultados. É importante  que o líder estabeleça um relacionamento de confiança com sua equipe, pois só assim a comunicação entre o emissor-receptor será eficaz. Desenvolver atividades que melhorem a relação entre a equipe é fundamental para que as pessoas tenham condições de se conhecerem melhor e instaurar um ambiente de cooperação e não de competição. É importante conhecer e respeitar o perfil de cada profissional, para que possam obter o seu melhor.

 Cada equipe tem sua particularidade, mas o meu conselho para uma seleção atingir seus objetivos é potencializar os espíritos de grupo respeitando as individualidades. Assim, o empreendedor sendo um grande líder, com certeza estará aproveitando o momento e os exemplos para crescer, e não mais reclamar do que possa vir a acontecer. E bola para a frente!

*Ricardo M. Barbosa - é diretor executivo da Innovia Training & Consulting. Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.


Variedades: Sanfoneira Adriana Sanchez prestou tributo a Luiz Gonzaga



Adriana tocou "Sabiá" e "Xote das Meninas"

Redação
 Com muito talento e personalidade, a cantora e musicista Adriana Sanchez foi a convidada dessa quinta-feira (26), de Ronnie Von, no programa Todo Seu, exibido pela TV Gazeta. No palco da atração, a artista interpretou dois clássicos de Luiz Gonzaga: “Sabiá” e “Xote das Meninas”, músicas que fazem parte do projeto “Salve Lua” – Tributo a Luiz Gonzaga que traz releituras de grandes sucessos do Rei do Baião. Em “Xote das Meninas”, ela contou com a poesia e musicalidade do cantor, ator e dramaturgo Gero Camilo, um dos convidados especiais do CD que integra o projeto.
 Batizado como “Salve Lua”, o novo projeto de Adriana Sanchez (sanfoneira e líder da banda Barra da Saia) é um Tributo a Luiz Gonzaga, no qual a artista faz releituras dos clássicos do Rei do Baião, trazendo suas influências e personalidade. O trabalho consiste em um CD e um DVD, além da turnê que viajará por todo o Brasil e  pela Europa, Argentina e Estados Unidos em 2014, com perspectiva de chegar ao Japão no próximo ano.
 Nesse tributo, Adriana Sanchez utiliza pedais e loops nas sanfonas, misturando em alguns momentos batidas eletrônicas, samplers e o toque tradicional da sanfona. Dentre os convidados especiais, ela recebe as participações de Gero Camilo, Zeca Baleiro, do rapper e compositor RAPadura Xique Chico, Lola Membrillo do Perotá Chingo (grupo que é um mais expressivos na Argentina) e do pianista Renato Neto que toca com o cantor americano Prince.


Variedades: SescTV apresenta série Contraplano `



Debatedores de vários perfis participarão do Contraplano

Redação 

A série Contraplano, que mostra todas as sextas, às 22h, debates sobre a relação entre cinema, cultura, poder, sociedade e comportamento, apresenta quatro programas inéditos em julho no SescTV. Com participação de debatedores de diferentes perfis e conhecimento, vão ao ar os episódios Droga, no dia 04; Censura, no dia 11; Tabu, no dia 18; eCinema Novo X Cinema Marginal, no dia 25. A direção da série é de Luiz R. Cabral. 

 Com analises do professor e curador de artes plásticas Tadeu Chiarelli e do palhaço, dramaturgo e diretor Hugo Possolo, o episódio Droga aborda como a questão de entorpecentes é retratada no cinema a partir dos filmes Meteorango Kid – o Herói Intergaláctico (1970), dirigido por André Luiz de Oliveira; Meu Nome não é Johnny (2007), dirigido por Mauro Lima; Quebrando Tabu (2011), dirigido por Fernando Grostein Andrade; e Paraísos Artificiais (2012), dirigido por Marcos Prado. 

 Em Censura, o cineasta Ugo Giorgetti e o psicanalista Tales Ab’Saber discutem filmes que tiveram suas exibições proibidas durante a ditadura militar. São eles: O Despertar do Besta (1969/1982), direção José Mojica Marins; Manhã Cinzenta (1969), direção Olney São Paulo; Pra Frente Brasil (1982), direção Roberto Farias; e Cabra Marcado para Morrer(1964-1984), direção Eduardo Coutinho. 
 No episódio Tabu, a historiadora Mary Del Priore e a pesquisadora Ivana Bentes comentam temas complexos, considerados tabu pela sociedade, ao analisarem as películas Que Bom te Ver Viva (1989), dirigido por Lúcia Murat;Jesus no Mundo Maravilha (2007), dirigido por Newton Cannito; O Aborto dos Outros (2008), dirigido por Carla Gallo eFilmefobia (2008), dirigido por Kiko Goifman. 

 Fechando o mês, no episódio Cinema Novo X Cinema Marginal, o professor de filosofia e ensaísta Celso Favaretto e o poeta e tradutor Geraldo Carneiro analisam as diferenças e semelhanças entre os dois estilos de cinema no Brasil através de filmes como O Desafio (1965), de Paulo César Saraceni; O Bandido da Luz Vermelha (1968) e A Mulher de Todos (1969), dirigidos por Rogério Sganzerla; Bang Bang (1971), dirigido por Andrea Tonacci; e Os Fuzis (1964), dirigido por Ruy Guerra. 

                                                        Na internet

Os episódios da série Contraplano ficam disponíveis para serem assistidos, logo depois que vão ao ar no SescTV, emwww.contraplano.sesctv.org.br.  No site também é possível acessar um acervo de pesquisa sobre o cinema brasileiro e assistir aos 124 programas da série Sala de Cinema exibida pelo canal. 


                                                         Contraplano 


   Programa de debate, sobre a relação entre cinema, cultura, poder, sociedade e comportamento, com debatedores de diferentes perfis e conhecimentos. Debatedores dos episódios: Ivana Bentes – ensaísta, professora e curadora; Mary Del Priore – Doutora em história e escritora; Ugo Giorgetti – cineasta; Tales Ab´Saber – psicanalista; Hugo Possolo – ator, palhaço, dramaturgo e diretor; Tadeu Chiarelli – professor e curador de Artes Plásticas; Celso Favaretto – professor de Filosofia; Reinaldo Moraes – escritor e autor de Pornopopéia; Luiz Áquila – pintor, desenhista, gravador e professor; e Geraldo Carneiro – poeta, ensaísta, tradutor e roteirista de cinema e TV. 

                                                           SescTV

 Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura. Sua grade de programação é pontuada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação. 

SERVIÇO: 
  Contraplano 

Droga 
Estreia: 04/07, sexta, às 22h 
Representações: 05/07, às 24h; 07/07, à 01h; e 08/07, às 24h. 
Classificação Indicativa: 16 anos 

Censura 
Estreia: 11/07, sexta, às 22h 
Representações: 12/07, às 24h; 14/07, à 01h; e 15/07, às 24h. 
Classificação Indicativa: 16 anos 

Tabu 
Estreia: 18/07, sexta, às 22h 

Representações: 19/07, às 24h; 21/07, à 01h; e 22/07, às 24h. 
Classificação Indicativa: 16 anos 

Cinema Novo X Cinema Marginal, no dia 25. 
Estreia: 25/07, sexta, às 22h 
Representações: 26/07, às 24h; 28/07, à 01h; 29/07, às 24h; e 30/07, às 20h. 
Classificação Indicativa: 14 anos