Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Túnel do Tempo: De olho no futuro





Luís Alberto Alves


Longo prazo: Em 9 de janeiro de 1959, o presidente Eisenhower (foto) propõe um planejamento a longo prazo para que os EUA enfrentem os problemas do aumento populacional.

Radiografia de Sampa: Rua Franklin do Amaral






Luís Alberto Alves


 Franklin do Amaral nasceu em 03 de maio de 1910. Foi funcionário público da Prefeitura de São Paulo e líder em reivindicações para melhoramentos de Vila Cachoeirinha, Zona Norte como sarjetas, asfalto, água, esgotos, telefones públicos e particulares, iluminações, condução e policiamento.

 Conseguiu diversas internações em hospitais, através de cartas de solicitação, para auxílio aos necessitados. Foi presidente em diversos mandatos da Sociedade Pró Melhoramentos e Beneficente de Vila Nova Cachoeirinha. Faleceu em 27 de julho de 1972. A Rua Franklin do Amaral (foto) fica em Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte de SP.


Geral: Saiba como economizar na compra do material escolar



Saber economizar é importante na compra do material escolar
*Reinaldo Domingos


 Para quem tem filhos, um dos maiores gastos no início do ano é com a compra do material escolar. Mas, devido à falta de educação financeira, as despesas se acumulam e as famílias se perdem em meio a tantas contas para pagar, muitas vezes, ultrapassando o limite de seu orçamento financeiro.
 
 A maior dúvida é como economizar sem ter que abrir mão de obter os itens que as crianças necessitam. Para começar, sempre recomendo que pensem o quanto precisam trabalhar para conseguir o seu salário. A partir daí, fica fácil valorizar esse dinheiro, aprendendo a pesquisar preço e, principalmente, a negociar os valores das compras.
 
 Então, o primeiro passo é realizar um diagnóstico da vida financeira da família, para saber exatamente quais são os ganhos e gastos mensais e quanto poderá dispor para a aquisição do material escolar. É fundamental ir às compras com antecedência para não precisar ser obrigado a pagar mais caro de última hora. Elaborei algumas orientações sobre o assunto. São elas:

1.         Procure conversar com outros pais e tentar fazer a compra em conjunto, pois, assim, a probabilidade de conseguir preços menores aumenta;
2.         Junte o material escolar do ano anterior e veja a possibilidade de reutilizá-los. É possível ainda reaproveitar livros didáticos do filho mais velho para o mais novo, se for o caso. Se não der, faça uma boa ação e doe o material para crianças ou jovens de famílias que não possuem condições de comprá-los;
3.         Faça uma lista do que se precisa comprar, para não se perder e acabar rendendo-se aos impulsos consumistas, deixando de economizar;
4.         Converse com os filhos antes de sair às compras, explicando a situação em que a família se encontra e quanto poderão gastar com os materiais. Caso contrário, será muito fácil ceder aos desejos deles e, com isso, gastar mais do que o planejado;
5.         Quando estiver na loja, seja sincero e explique ao vendedor de forma clara o que você precisa, buscando sempre a melhor opção de pagamento. Sempre pergunte quanto aquele produto custa à vista? Isso proporcionará bons descontos. Se tiver que pagar a prazo, veja se as parcelas caberão no orçamento mensal.

 Comprar materiais escolares requer cuidados, mas o investimento vale à pena, pois é o que dará a base necessária para os estudos. Preocupar-se em economizar sem deixar de proporcionar o que a família precisa faz parte do processo de educação financeira. Passe esses ensinamentos aos pequenos, pois, se aprenderem agora, se tornarão adultos mais conscientes e saudáveis financeiramente. Boas festas e bom início de ano a todos!
 
 
*Reinaldo Domingos é educador e terapeuta financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, entre outras obras.

Geral: Travesseiro de látex, o companheiro ideal das férias



Companheiro ideal nas férias
Redação

 Férias e verão. Nesta época do ano, muitos aproveitam os dias de folga para sair da rotina e colocar o pé na estrada. No entanto, na hora do entusiasmo de fazer as malas, muitos itens importantes, essenciais para garantir o bem estar durante a estadia ou o passeio, acabam ficando de fora da bagagem. Os travesseiros, por exemplo, são alguns deles. Para evitar noites mal dormidas e preservar a saúde durante a viagem, nada como levar um travesseiro já adaptado às necessidades do organismo.

 Segundo Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex, o uso do travesseiro correto faz com que a postura de descanso favoreça a anatomia fisiológica da coluna, permitindo que a pessoa fique mais disposta e com mais energia para aproveitar as atividades do verão.

 Porém, a consultora destaca que uma queixa constante de quem viaja é que levar o travesseiro de casa é incômodo e ocupa muito espaço. “Os travesseiros Natural Látex – produzidos a partir da seiva da seringueira - por exemplo, se adaptam perfeitamente a este tipo de situação, pois podem ser dobrados ou enrolados sem que haja qualquer deformação à sua espuma, o que facilita muito o transporte, e podem ser lavados antes e depois das férias - sempre em lavanderias especializadas - mantendo a conservação e a higiene do produto em dia”, afirmou.

 Além de serem confortáveis, macios e de toque aveludado, o travesseiro Natural Látex é composto por milhões de células abertas e centenas de furos que lhe garantem maior fluxo de ar, permitindo a evaporação rápida da umidade, prevenindo odores e mantendo o travesseiro sempre fresquinho. Características imprescindíveis para os dias mais quentes ou para as pessoas que transpiram muito durante a noite.

 Os travesseiros de Látex também possuem tecnologia antiácaro, diferencial importante para um sono saudável nas noites de verão. “Nesta estação ocorre uma maior proliferação de ácaros, fungos e bactérias, devido ao ambiente mais quente e úmido”, finalizou Renata.




Variedades: Lançamento do livro Palestra Lágrimas Futebol Clube



Livro conta cem anos da história do Palmeiras

Redação
 Marcos Teles surpreende o leitor de Palestra Lágrimas Futebol Clube expondo uma narrativa recheada de dramaticidade, sem perder de vista o compromisso social e ideológico. A Sociedade Esportiva Palmeiras transformou a vida do personagem principal da história. Entretanto, o livro não é destinado somente aos torcedores do Palmeiras, mas a todos os amantes de futebol, bem como os apaixonados por uma excelente leitura.

 A obra narra a história de Vicente, um trabalhador já tão fatigado pela miséria e pela forte seca de sua terra natal que encontra na cidade de São Paulo muita esperança, amores, tristezas e uma paixão verde e branca sem igual. Após perceber que a estiagem era tamanha, o sertanejo não tem dúvidas de que é hora de partir e aceita uma proposta para tentar uma vida nova na cidade grande.


 Mal sabia ele que essa viagem lhe traria tantas aventuras boas e ruins. Apesar de ele no sertão não ter muito contato com o futebol, é a partir de encontros com amigos torcedores do Palmeiras que sua história começa a seguir um caminho diferente, despertando nesse homem de vida tão sofrida a vontade de voltar a sorrir. E por isso ele diz: "Esse verde todo, essa vida toda aqui dentro. É igual meu sertão depois da chuva".

 Para o autor, "o livro fala de um amor imensurável, de esperança e da força de um destino implacável. O futebol não é apenas um jogo e o leitor vai entender que só há perdão onde existe muito amor.”

                                                                               Serviço
Lançamento livro Palestra Lágrimas Futebol Clube
Data: 10 de janeiro de 2015
Horário: das 22h às 00h
Local: sede da Mancha Verde
Endereço: Rua Nicolas Boer, 550 – Barra Funda – São Paulo/SP

Variedades: Nick Cave/ 20.000 Dias na Terra




Cave dirige carros com passageiros especiais

Redação

 Nick Cave, líder da banda The Bad Seeds, acorda, em frente à câmera, para seu 20.000º dia de vida. Ficção e realidade se intercalam durante as 24h desse dia fictício, em que o astro do rock participa de sessões de análise, encontra músicos e dirige seu carro com passageiros especiais, com quem discute o presente e o passado, em busca de inspiração. Com tom intimista, o filme permite conhecer o processo criativo de um dos músicos mais inventivos de nosso tempo.

 Narrado pelo artista, “Nick Cave - 20.000 Dias na Terra”, que estreia em 12 de fevereiro, foi dirigido pelos documentaristas Iain Forsyth e Jane Pollard e escrito pelos diretores em parceria com Cave. Ao lado do protagonista estão sua mulher Susie, Warren Ellis, parceiro do músico nas bandas Nick Cave and the Bad Seeds e Grinderman, além de outros projetos, e a cantora e atriz Kylie Minogue, com quem o protagonista gravou a música “Where the Wild Roses Grow.
                                                                          Nick Cave
 Músico, compositor, escritor e ator, Nick Cave é mais conhecido por sua atuação como líder da Nick Cave and The Bad Seeds, banda de rock formada em 1983 que já lançou mais de 20 álbuns. Cave tem também Grinderman, banda que lançou seu primeiro disco em 2007. Ao lado de Warren Ellis, que também faz parte das duas bandas de Cave, o músico é responsável pelas trilhas de “O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford” (2007) e “A Proposta” (2005), entre outros. Escreveu “And The Ass Saw The Angel” (1989) e “A Morte de Bunny Munro” (2009). Atuou em 17 filmes, entre documentários e filmes de ficção além de inúmeros curtas e especiais para a televisão.

Nick Cave - 20.000 Dias na Terra
95 min., 2014, Reino Unido, DCP
Direção: Iain Forsyth e Jane Pollard
Elenco: Nick Cave, Susie Cave, Warren Ellis, Ray Winstone, Kylie Minogue
Roteiro: Nick Cave, Iain Forsyth e Jane Pollard
Produção: James Wilson e Dan Bowen
Produção executiva: Thomas Benski, Lucas Ochoa, Anna Higgs, Tabitha Jackson, Hani Farsi, Phoebe Greenberg, Penny Mancuso, Paul Goldin, Paul Grindey
Diretor de fotografia: Erik Wilson
Edição: Jonathan Amos A.C.E
Música: Nick Cave e Warren Ellis
Título original: 20,000 days on Earth
Distribuição brasileira: Zeta Filmes