Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Túnel do Tempo: Prisão de ex­ general paraguaio



O STF decretou a prisão de Lino Oviedo em 2000

Luís Alberto Alves


Cadeia para militar paraguaio: No dia 26 de maior de 2000, o STF (Supremo Tribunal Federal) decreta a prisão preventiva do ex-general paraguaio Lino César Oviedo, que se encontrava desaparecido depois de um período de exílio na Argentina.

Radiografia de Sampa: Avenida Joaquina Ramalho



A Avenida Joaquina Ramalho fica na Vila Guilherme, Zona Norte de SP

Luís Alberto Alves

 Esta Avenida apareceu com esse nome em 1942, mas como rua. Em 1980 passou a ser conhecida como avenida. Joaquina Ramalho era uma das filhas do Barão de Ramalho. Ela não teve filhos.  A Avenida Joaquina Ramalho fica na Vila Guilherme, Zona Norte de SP.



Geral: Óculos redondos é a moda neste Inverno


Esta moda surgiu nas décadas de 1960 e 1970

Redação


 Lançadas nos anos 60 e 70, as hastes redondas viraram hit e foram eternizadas pelos Beatles. Hoje, esse modelo de óculos ganhou lente espelhada, detalhes coloridos e estampas, dominando assim a moda street style.

 Para este inverno, o acessório complementa os mais variados estilos como hippie, casual, chique, ladylike..., e caem bem para todos os tipos de rosto.
Veja algumas opções que podem ser encontradas na eÓtica.

Geral: Inclusão tardia de recém-nascido em plano de saúde resulta em indenização


As duas empresas foram condenadas a pagar indenização por danos morais

Luís Alberto Alves

 A 5ª Turma Cível do TJDFT confirmou sentença da 2ª Vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões de Santa Maria, que condenou a Qualicorp e a Amil Assistência Médica Internacional a pagarem indenização por danos morais a segurada, cujo filho recém-nascido não foi incluído como beneficiário do plano de saúde, no tempo devido.

 Narra a autora que possui plano de saúde de assistência médica junto à Amil e, com o nascimento de seu filho, pleiteou a inclusão do dependente no seu plano de saúde. Afirma que entregou os documentos devidos, cumprindo os termos e o prazo estipulados, mas mesmo assim a inclusão não foi efetuada, não podendo o bebê usufruir dos serviços médicos de que necessitou.

  Ao buscar esclarecimento junto ao plano de saúde foi informada de que a inclusão deveria ser requerida junto à empresa Qualicorp, gestora do plano e responsável por tal procedimento. Sustenta que foram muitas ligações, idas e vindas, registros de protocolos, reclamação à Agência Nacional de Saúde - ANS, tudo sem sucesso, até que resolveu ingressar com ação judicial.

 Ao decidir, o Colegiado ratificou a decisão do juiz originário, lembrando que o plano de saúde é obrigado a incluir o dependente recém-nascido, pois a Lei n.º 9.656/98 assegura a sua inscrição, desde que solicitada no prazo máximo de trinta dias do nascimento. A Turma também destacou que, a operadora de saúde, mesmo sem ter participado da relação contratual entre o consumidor e a empresa que exerce a gestão de plano de saúde coletivo, é responsável de forma solidária pelos transtornos causados à associada, no termos do artigo 34 do Código de Defesa do Consumidor.

 Assim, demonstrado o protocolo da solicitação de inclusão no plano dentro dos trinta dias, a recusa à inclusão de recém-nascido ao plano de saúde e por consequência, ao custeio de tratamento hospitalar, causa angústias e aflições à mãe do recém nascido, de forma reflexa, ensejando a reparação por danos morais, considerando que o plano de saúde está legalmente obrigado a prestar-lhes serviços de forma adequada.

 Diante disso, a Turma manteve a condenação imposta, entendendo que a quantia de R$6.000,00 arbitrada a título indenizatório mostra-se condizente com os danos morais suportados. 


Geral: Excesso de sal provoca pressão alta e doença renal



Alguns produtos têm mais de 50% de sódio

Luís Alberto Alves

 Muito se fala sobre o controle na ingestão de sal e por que temos que ficar atentos à quantidade de sódio na dieta adulta e, principalmente, na das crianças. A professora Rosemeire dos Santos Vieira, coordenadora da especialização em Enfermagem Pediátrica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, explica que o excesso de consumo de sódio está ligado à pressão alta que, por sua vez, desempenha um importante papel no desenvolvimento de problemas de saúde como doenças cardíacas, renais, acidentes vasculares ou insuficiência cardíaca congestiva.

 "Temos que ressaltar que o sal de cozinha não é tecnicamente sinônimo de sódio (Na). Costumamos associar esses dois elementos porque cada 1 g de sal tem aproximadamente 0,4g de Na, ou seja, 40% do sal é sódio. O restante é composto por outros sais e demais conteúdos", afirmou.

 Segundo a professora, nosso organismo precisa desses outros componentes como: cálcio, fósforo, magnésio e zinco. Essas substâncias são inorgânicas e não são produzidas por organismos vivos e, portanto, devem ser consumidas na alimentação. Todos esses elementos têm funções importantes no corpo humano, assim como o sódio, que é fundamental para a condução elétrica e contração do coração.

 A especialista diz que um adulto precisa de apenas 0,5g de sódio por dia para sobreviver. No entanto, um organismo em atividade tem necessidade de 2,3g e o Ministério da Saúde recomenda o consumo de 2g diariamente. "Isso equivale dizer que, em uma colher de café de sal de cozinha, temos a quantidade recomendada para o dia todo. Isso sem contar os sais de outras fontes de sódio como carnes, pães e cereais, que certamente tem uma quantidade mínima de sódio, mas que somada àquela do sal de cozinha pode ultrapassar o recomendado", declarou.

Para as crianças, essa necessidade varia de acordo com a idade: Referência Quantidade necessária. Do nascimento até o sexto mês de vida A alimentação deve ser exclusivamente o leite materno, o qual tem a quantidade adequada de tudo que o bebê precisa para se desenvolver bem.

De 6 meses a 1 ano A criança precisa de aproximadamente 200 mg (0,2g) de sódio por dia.
Crianças maiores, entre 12 e 15 Kg A criança precisa de aproximadamente 260 mg (0,26g) de sódio por dia.

"Como se pode notar, a evolução da necessidade de sal na comida aumenta lentamente conforme a criança cresce. As famílias devem ser cuidadosas no preparo da comida de todos, mas principalmente dos pequenos, visto que uma boa alimentação é um investimento em saúde física, mental e emocional", afirmou a professora Rosemeire.

                                                                              Dicas Importantes
1. Saleiro na mesa nunca! Mesmo saladas devem ser temperadas com cuidado para não haver exageros;
2. Alimentos como biscoitos doces recheados, sucos de "caixinha", e também sopas semiprontas, macarrão instantâneo, entre outros, têm grandes quantidades de sais;
3. Alimentos industrializados e em conserva devem ser evitados, pois possuem grandes quantidades de sais, inclusive sódio. O consumo de frutas e verduras deve ser incentivado;
4. Sempre observe o rótulo dos alimentos - a quantidade de sódio pode variar significativamente de uma marca para outra;
5. Fique longe de produtos que contenham mais de 200mg por porção;
6. Muitos produtos trazem no rótulo algo como "sem sal" ou "sem sódio". Fique atento a rótulos que trazem algo como "sódio light" ou "sódio reduzido" - eles podem ter baixos níveis de sódio, mas altas quantidades de outros sais.


Variedades: O Homem das Multidões estréia no final de julho



O filme ganhou prêmio no festival de cinema na França


Redação

 Dirigido por CAO Guimarães e Marcelo Gomes, filme conquistou o prêmio máximo no 26º Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, na França;
 no 29º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, O Homem das Multidões ganhou o prêmio de melhor fotografia (Ivo Lopes Araújo) e o especial do júri.

 O Homem das Multidões, parceria entre o mineiro Cao Guimarães e o pernambucano Marcelo Gomes, é livremente inspirado no conto The man of the crowd, do escritor norte-americano Edgar Allan Poe e acompanha o cotidiano de Juvenal (Paulo André), solitário maquinista de metrô que se mistura ao aglomerado de gente do centro de uma grande metrópole em busca das companhias que ele não tem na sua vida particular.

 Para narrar visualmente a história, o longa-metragem adota a razão de aspecto (aspect ratio) de 3 x 3. A proporção quadrada da imagem foi “inventada” pelos realizadores para transmitir, com imediata e constante regularidade durante a narrativa, os estados internos de Juvenal e Margô (Silvia Lourenço), no intuito de criar um tipo de “claustrofobia da imagem”, segundo os diretores.

 O Homem das Multidões é uma coprodução entre Minas Gerais e Pernambuco e foi todo realizado em locações no centro de Belo Horizonte (MG). Resultado de quase sete anos de trabalho, O Homem das Multidões marca o oitavo longa-metragem assinado por Cao e o quarto título por Marcelo. Ambos foram premiados com o Redentor de Melhor Direção, na Première Brasil, do Festival do Rio 2013.

 Livremente inspirado no conto The man of the crowd, do escritor norte-americano Edgar Allan Poe, o filme conta a história de Juvenal, um maquinista de metrô em Belo Horizonte, e Margô, que controla o fluxo dos trens. Ambos vivem em um estado de profunda solidão – cada um à sua maneira. O filme é uma reflexão sobre diferentes formas de solidão e amizade no universo urbano brasileiro.

 Produzido por Beto Magalhães, da Cinco em Ponto e João Viera Jr, da REC Produtores, o longa-metragem será lançado no final de julho pela Distribuidora Espaço Filmes.



Variedades: Hit “Amigas”, de Danny Pink é sucesso na novela Chiquititas



O hit de Danny Pink está na boca do público infantil

Redação
 A cantora Danny Pink, fenômeno do público infantil, vem se destacando com o hit que conquistou as crianças do Brasil todo: trata-se da música “Amigas”, que virou uma febre entre os telespectadores da novela-mirim Chiquititas, exibida diariamente às 20h30 pelo SBT.
“Estou muito feliz com a repercussão dessa música, mas o mais maravilhoso é ver os meus lovinhos (como a cantora chama seus fãs – “pequenos loves”) não só cantando, mas curtindo mesmo a canção. Este foi um grande presente que ganhei do meu amigo querido e compositor Arnaldo Sacomani”, vibrou a artista.
 Este, porém, não foi único grande trunfo da cantora. Este ano, Danny Pink lançou seu primeiro DVD intitulado “Danny Pink & Os Ursinhos Quadrados”, pela Universal Music, já à venda nas lojas de todo Brasil. O produto também pode ser adquirido no Danny Pink Store, pelo sitewww.dannypink.com.br . As 12 faixas do álbum são compostas pela artista, que trabalha como público infantil desde os cinco anos de idade. “Este álbum é a realização de um grande sonho”, concluiu.


Variedades: Monobloco se apresenta em junho no Citibank Hall

A percursão do Monobloco coloca fogo em qualquer plateia



Redação

 Em única apresentação no dia 27 de junho, no Citibank Hall, o Monobloco mostra ao público paulistano seu segundo trabalho de estúdio, Arrastão da Alegria, e o DJ Zegon fará abertura do show.

 Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do Citibank Hall e também pela internet (www.ticketsforfun.com.br), e demais pontos de vendas no País. O show é realizado pela TIME FOR FUN.

 O novo álbum segue a tradição do grupo criado há 13 anos por C. A. Ferrari, Celso Alvim, Mário Moura, Pedro Luís e Sidon Silva, integrantes da banda Pedro Luís e A Parede: resgata clássicos, sambas garimpados, pérolas da MPB, marchinhas e canções do imaginário pop, mas também traz composições inéditas, novos estilos e batidas. Além disso, reúne um seleto grupo de convidados especiais: Davi Moraes, Diogo Nogueira, Fagner, Ivete Sangalo, Pepeu Gomes, Preta Gil e Roberta Sá, entre outros.

 Ao lado de 20 instrumentistas, os cantores Pedro Luís, Fábio Allman, Pedro Quental, Renato Biguli e Alexandre Momo interpretam 14 canções, sendo quatro inéditas: a faixa-título, um presente de Rogê (escrita em parceria com Fred Camacho e Marcelinho Moreira), com participação do guitarrista Davi Moraes; “Tu Quer?”, composição que Lenine fez especialmente para o disco e cantada por Preta Gil; “Nasci pra Morrer de Amor”, da safra de Arlindo Cruz ao lado de Maurição e Franco, que traz a ginga de Diogo Nogueira e o arranjo de metais de Serginho Trombone; e “Balança Geral”, o Funk do álbum, composto por Aílton Assumpção – que também está presente na música - e Alexandre Nascimento.

 O repertório ainda tem espaço para surpresas: “Samba de Arerê”, sucesso de Beth Carvalho que ganhou participação de Roberta Sá; “Caio No Suingue”, hit do grupo Pedro Luís e A Parede, revisitado na voz da baiana Ivete Sangalo; “Maneiras”, com a assinatura vocal inconfundível do cearense Fagner; e “Chove Chuva”, de Jorge Ben Jor, que recebeu a guitarra de Pepeu Gomes, com quem o Monobloco dividiu o palco Sunset no Rock in Rio de 2011.

 Por fim, a banda também não deixa de lado sua vocação para garimpar preciosidades no cancioneiro brasileiro. Desta vez vai do Pop de “Me Deixa”, d’O Rappa e “Garota Nacional”, do Skank, a clássicos da MPB, como “Um Dia de Domingo”, icônica nas vozes de Tim Maia e Gal Costa (com arranjo de cordas de Lincoln Olivetti), e “Homem Com H”, de Ney Matogrosso, passando por sambas como “Das Maravilhas do Mar”, enredo da Portela em 1981 e “Prá São Jorge”, pérola não muito conhecida do repertório de Zeca Pagodinho.
 
                                                                            MONOBLOCO

 Consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco cresceu tanto que há alguns anos os fundadores criaram a versão Monobloco Show (são 17 integrantes), que se apresenta o ano inteiro em todo o País e no Exterior, com uma média de dez shows por mês. Em 2010, o grupo completou 10 anos de carreira e lançou o CD/DVD ao vivo Monobloco 10.

 Graças ao Monobloco Show”o grupo tem levado sua batucada inovadora não só para os quatro cantos do Brasil como mundo afora. Ao todo, o grupo já atingiu a marca de mais de 600 apresentações, passando por cidades como São Paulo, Brasília, Salvador, Recife, Manaus, Belo Horizonte, entre outras. Só em 2012, foram mais de 120 shows.

 O grupo já se apresentou em lugares como Inglaterra, Japão e Portugal, além 
de festivais de música na Oceania, como o Sydney Festival (Austrália) e o Jambalaya Festival Rotorua (Nova Zelândia). Além da oficina ministrada durante todo o ano na Sala Baden Powell, em Copacabana, no Rio de Janeiro, o Monobloco também já realizou oficinas de percussão para crianças e adultos na Alemanha, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia, Portugal e Japão.

 O Monobloco é formado por: Alessandro (cavaco), André Schmidt (agogô), Biguli (voz), C.A. Ferrari (repique), Cachaça (cavaco), Caco Chagas (surdo), Carlinhos (cavaco), Celso Alvim (caixa), Fábio Allman (voz), Fábio Groove (tamborim), Fred Castilho (caixa), Gabriel Lopes (surdo), Gui Rodrigues (caixa), Igor Araújo (chocalho/ baixo), Júnior Teixeira (tamborim), Leo Saad (agogô), Marcos Feijão (caixa), Mário Moura (surdo), Maurão (surdo), Momo (voz/guitarra), Pedro Luís (voz), Pedro Quental (voz), Pitito (caixa) e Sidon Silva (tamborim).

                                                                            DJ ZEGON
 O ex-skatista profissional que nos anos 90 tornou-se conhecido do grande público junto com seu grupo Planet Hemp, tornou-se hoje em dia um dos mais requisitados DJs do Brasil com sólida carreira internacional e sempre é citado entre os melhores do ano pela crítica especializada.

 Zegon é o hoje o único DJ do Brasil que transita por diversos estilos musicais: Electro, Hip Hop, House, Rock, Mash Ups, 80's, Club Classics, ou melhor, boa musica ou freestyle, como ele mesmo gosta de definir. Zegon é o começo e o resumo da atual música que rola nos clubes do mundo, sempre com muita identidade. Atualmente quando não esta em turnês mundiais pode ser visto em algumas de suas residências nas grandes casas de São Paulo, entre elas D-Edge, Clash, Gloria, Bar Secreto e Lions Club.