Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Túnel do tempo: Marlon Brando recusa Oscar

Brando recusou o prêmio máximo de Hollywood



 Luís Alberto Alves

Pouco caso: No dia 28 de maio de 1973, o ator Marlon Branco rejeita o Oscar de melhor ator em protesto contra as condições de vida dos indígenas americanos.





http://brasil.planetasaber.com/web/img/pt-BR/shim.gif


Radiografia de Sampa: Praça Julio Prestes



Na Praça Julio Prestes está a Sala São Paulo de Música Clássica


Luís Alberto Alves

 O estadista Julio Prestes de Albuquerque nasceu em Itapetininga (SP) em 15 de março de 1888. Formado bacharel pela Faculdade de Direito de São Paulo, advogou na Capital. Posteriormente seguindo sua vocação política, foi eleito deputado estadual, renovando-se por cinco legislaturas sem mandato. Produtivo e culto, realizou intenso trabalho, principalmente como presidente da Comissão de Finanças.

Deputado federal de 1924 a 1927. Foi eleito para presidente do Estado em 1927, realizou notável governo, concluindo as obras do Palácio da Justiça, construído o Parque Industrial na Água Branca, fundado o Instituto Biológico e projetado o Hospital das Clínicas.

 Todas as secretarias passaram por reformas, a visão administrativa do presidente estendeu-lhe pelo Interior do Estado. Eleito presidente da República, não tomou posse devido a revolução de Getúlio Vargas em outubro de 1930. Faleceu em São Paul em 09 de fevereiro de 1946. A Praça Júlio Prestes fica no Centro de SP.


Artigo: Palmada não garante limite para filhos





A proposta desta Lei é coibir a violência contra criança e adolescente

*Aurélio Melo

 A Lei da Palmada, agora denominada “Lei Menino Bernardo” foi aprovada na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (21), e segue para análise do Senado. 

 Trata-se de um projeto que altera o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e proíbe a aplicação de castigos físicos em menores de 18 anos. Sendo que, os pais que agredirem fisicamente os filhos deverão ser encaminhados a cursos de orientação, tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de receberem advertência.

 Segundo o psicólogo e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Aurélio Melo, o projeto que gerou muitas discussões, aparentemente seria uma interferência na forma de educação familiar e, em casos extremos, impediria os pais de dar limites aos seus filhos.

Aurélio argumenta que é compreensível que muitos pais fiquem inconformados com a ideia de que uma palmada possa ser motivo de advertência por parte do Conselho Tutelar. No entanto, conforme argumenta, a Lei é importante, pois coíbe a violência. 

 “O projeto quer prever ou minimizar formas de castigo que resulte em sofrimento físico ou lesão. A Lei “Menino Bernardo” não quer impedir que pais deem limites aos filhos - os limites são fundamentais no desenvolvimento psicológico de um indivíduo – mas, ser mais um instrumento social para proteger crianças e adolescentes de alguns pais que de forma perversa ou ignorante, agridem em vez de proteger e educá-los”.

 Para o psicólogo a agressão física surge do descontrole emocional em determinadas situações ou da tentativa de impor-se pela força.

 “Longe de ser uma forma ideal de educação, as agressões físicas diminuem o respeito entre pais e filhos ou reproduzem pais que acreditam nos castigos físicos como medida efetiva de educação”. Freud, o pai da psicanálise, explica que o maior dos medos dos filhos é a perda do amor de seus pais. Nos casos em que não há amor a se perder, só resta impor-se pela força, afirma.

*Aurélio Melo é psicólogo e professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie e está disponível para entrevistas.


Geral: Bombons Latinex é de derreter na boca






Bombons é uma das pedidas neste Dia dos Namorados

Redação
O Dia dos Namorados está próximo. Claro que qualquer dia e todos os dias são apropriados para manifestar o amor, mas diante da correria do dia a dia, foi dada a oportunidade de se prestar mais atenção no parceiro e na relação amorosa. Portanto, uma data tão especial quanto essa merece presentes especiais, e os chocolates Heidiserão a escolha ideal para lembrar dos cuidados e carinho dados e recebidos por aqueles que se amam.
 A linha Moments é desenvolvida a partir de avelãs cuidadosamente selecionadas e caramelizadas, combinadas com um delicioso recheio, envoltas em uma fina camada do sublime chocolate ao leite, que proporcionam momentos únicos de prazer. As embalagens sofisticadas complementam a qualidade do produto e traduzem o os sentimentos dos enamorados nessa data tão peculiar.
 Delicados, os bombons da Linha Bouquet são inspirados nos bistrôs italianos, onde casais apaixonados desfrutam de horas de conversa, enquanto compartilham suas emoções. Disponíveis em duas versões, como a elegante caixa em formato de arranjo de flores, os bombons podem ser encontrados nos sabores: avelã, cereja e tiramisu (sobremesa italiana a base de café).




Economia: Executivos continuam cautelosos em relação a contratações


Cautela é a palavra de ordem no mundo empresarial

Luís Alberto Alves

 Apesar das previsões de vendas relativamente positivas, os CEOs que atuam no Brasil continuam cautelosos sobre a contratação e realização de investimento, de acordo com pesquisa recente da YPO (Young Presidents' Organization). A confiança dos líderes de negócio sobre a contratação e as despesas de capital, medida pelo índice YPO Global Pulse, mudou muito pouco nos últimos 15 meses.

 "A perspectiva de vendas positiva dos CEOs é encorajadora e, em geral, a confiança das empresas ainda permanece em uma zona estável. Mas a incerteza sobre a economia e a direção política após a eleição têm diminuído a propensão da comunidade empresarial para a contratação e as despesas de capital", disse Mark Essle, diretor sênior da AT Kearney e membro do YPO São Paulo.

 Com relação ao emprego, os CEOs no Brasil pretendem manter seu número de empregados praticamente inalterado, de acordo com a pesquisa. Nos últimos 15 meses, o Índice de Confiança de Emprego (YPO Global Pulse) para o Brasil manteve-se dentro de uma faixa estreita de 5 pontos. No primeiro trimestre de 2014, o índice avançou para menos de 1,8 pontos atingindo 55,2 na escala de 100 pontos, o que indica que os líderes empresariais permanecem prudentes no que diz respeito ao aumento de novos funcionários. Menos de um terço (27%) dos CEOs pesquisados indicaram planos para contratar novos trabalhadores ao longo dos próximos 12 meses, outros 7% disseram que iriam fazer reduções de sua mão de obra, e a maioria (66%) disse que iria manter o número de empregados inalterado.

 As projeções do CEO para investimentos fixos seguiram uma tendência similar, com este componente do índice permanece dentro da mesma faixa de 5 pontos como aquele em relação ao emprego. O Índice de Confiança de Investimento Fixo da YPO Global Pulse para o Brasil subiu 1,5 pontos no primeiro trimestre atingindo 58,3; um pouco mais confiante do que o índice de emprego, mas ainda em uma zona cautelosa.

 Com relação aos investimentos, 13% dos CEOs entrevistados disseram que iria diminuir o seu nível de investimento e 43% disse que iria manter seus níveis atuais de gastos. Menos da metade (44%) disse que iria intensificar os gastos de capital no ano que vem.


 Em contraste, os CEOs brasileiros, de forma consistente, permanecem mais otimistas em suas previsões de vendas e a última pesquisa não foi uma exceção. O componente de confiança de vendas do índice diminuiu ligeiramente no primeiro trimestre para 67,2; mas está firmemente dentro da zona otimista e vários pontos acima daqueles referentes aos índices de emprego e de investimentos fixos. A maioria (64%) dos CEOs pesquisados esperam que as vendas sejam pelo menos 10% maiores neste mesmo período no próximo ano.

Economia: Ainda é possível recuperar dinheiro do Plano Verão


O dinheiro é do Plano Verão em 1989

Luís Alberto Alves

 Sabia que muitos brasileiros têm direito a receber significativo valor de saldo revisional da Caderneta de Poupança do Plano Verão que está prestes a prescrever ou caducar? Segundo o presidente da G Carvalho Sociedade de Advogados, Guilherme de Carvalho, os valores a serem resgatados são expressivos e variam a cada caso, e a eles devem ser somados os recebimentos de juros e correção monetária desde janeiro de 1989 até a presente data [2014].

 Contudo é necessário pressa, antes que ocorra qualquer manobra do Governo ou a prescrição para evitar pagar os poupadores que foram duramente prejudicados naquela época.

 “A tese busca recuperar o dinheiro perdido com a implantação do Plano Verão na época. Assim, quem tinha caderneta de poupança com aniversário entre 1º a 15 de janeiro de 1989 e que manteve saldo na conta até o mês seguinte, tem direito. Quem pensa que não vale a pena o esforço porque tinha pouco dinheiro, a surpresa pode ser grande, pois com o passar dos anos a correção monetária e os juros embutidos no valor fez com que ele se tornasse muito atrativo”, alertou Guilherme de Carvalho.

 O dinheiro que os poupadores da época têm direito é referente a uma diferença de 20, 46% na correção, pois essa era feita na época de acordo com a variação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Governo remunerou a aplicação pelas chamadas Letras Financeiras do Tesouro (LFTs), causando esse prejuízo.

 Guilherme de Carvalho explica que como passou mais de 20 anos da data em que os poupadores sofreram as perdas, prescrevendo o prazo legal, a alternativa para quem quer receber é se aproveitar de decisões judiciais dadas em ações civis públicas. Isto, torna fundamental saber se existe ação civil pública ajuizada em face do banco no qual se tinha poupança em janeiro e fevereiro de 1989 e se a decisão pode ser utilizada.

 Para entrar com uma ação é necessário buscar um advogado munido dos documentos pessoais, comprovante de endereço, extratos bancários de conta poupança referentes a Janeiro e Fevereiro de 1989, dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, HSBC e/ou Bamerindus.

                                                                  Como obter os extratos da época?
“Caso não tenha guardado os extratos da época pode solicitar ao banco as microfilmagens dos meses de janeiro e fevereiro de 1989. Para obter, faça o pedido por escrito, com prazo de 10 dias para resposta e protocole uma via no banco”, alertou o presidente da G Carvalho Sociedade de Advogados.
 As cópias dos extratos devem ser fornecidas mesmo que a conta esteja encerrada. Caso o banco tenha sido adquirido por outro, o sucessor é o responsável por fornecer tais documentos. Caso o titular da conta tenha falecido, a solicitação poderá ser feita pelos herdeiros.



Variedades: Nova parceria do maestro João Carlos Martins renderá projeto diferenciado para MPB


Thiago, Celso Giunti e João Carlos Martins

Redação
 Um encontro de peso no cenário musical aconteceu na tarde desta terça-feira (27) na capital paulista, entre o maestro João Carlos Martins que recebeu em sua residência o tenor Thiago Arancam e o empresário Celso Giunti, sócio-fundador da MC3 Promoções e Produções Artísticas – empresa que há mais de 10 anos realiza a gestão completa de marketing e operações no segmento.
 A reunião resultou em uma nova parceria que renderá um projeto diferenciado para a música brasileira envolvendo o talento e a credibilidade destes três importantes nomes que são destaques em suas atividades. “O público pode esperar por grandes novidades. O maestro João Carlos Martins e o tenor Thiago Arancam são expoentes, talentos reconhecidos dentro e fora do Brasil. Essa é uma parceria que já nasce com perspectiva de ser um sucesso. Aguardem que coisas boas estão vindo por ai”, adiantou Celso Giunti.
 Vale lembrar que Thiago Arancam está no Brasil estreando a montagem da ópera Carmen, de Bizet, uma das obras mais vibrantes do repertório operístico. A temporada, que será aberta na próxima quinta-feira (29), contará com nove apresentações no Theatro Municipal de São Paulo. Já o maestro João Carlos Martins está em cartaz na Temporada 2014 da Bachiana Sesi – SP, que este ano comemora 10 anos.


Variedades: Fica 2014 teve várias homenagens a artistas







 
O ator José Wilker foi dos lembrados no evento
Redação

 A cerimônia de abertura da décima sexta edição do Fica (Festival de Cinema e Vídeo Ambiental) foi marcada pelas homenagens e pelos discursos de autoridades da política municipal, estadual e federal, além da exibição de curta inédito. O homenageado da edição 2014 do festival, o poeta e escritor goiano José Mendonça Teles esteve presente no evento, assim como a atriz Ingrid Guimarães, que também recebeu homenagem durante a cerimônia. O ator José Wilker, morto abril deste ano também foi lembrado durante o evento. Wilker, que esteve presente ao Fica em 2012, foi homenageado com a exibição de trechos de uma entrevista que concedeu ao festival há dois anos.

  O cinema esteve presente na abertura do Fica 2014 com a exibição do curta-metragem ‘Ser Goiano’, de Lázaro Ribeiro e Wesley Jubé. O curta é uma produção do Ponto de Cultura Imagem da Memória.

 O Fica 2014 acontece de 27 de maio a 1º de junho na Cidade de Goiás. Serão 32 filmes na competição oficial, além de shows de Gal Costa, Nação Zumbi e Pato Fu e a realização de debates, seminários, fóruns e palestras. Entre os principais convidados internacionais do festival, está o professor e pesquisador de cinema da Universidade de Nova York, Robert Stam. Stam, autor de livros como 'O Espetáculo Interrompido', 'Introdução à Teoria de Cinema' e 'Crítica da Imagem Eurocêntrica', participa de um fórum no FICA 2014 sobre a relação entre ficção e documentário no cinema contemporâneo.