Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Variedades: Quais são os gostos que as pessoas sentem?


Conhecer e identificar os gostos pode auxiliar em algumas escolhas alimentares 


Luís Alberto Alves/Hourpress

“Gosto: cada um tem o seu”, já diria o ditado popular. Pensando por esse ponto de vista, são milhões de possibilidades de “gostos”. Mas, quando a definição desta palavra se refere à percepção do paladar, a coisa pode ser um pouco diferente. Nesse caso, as opções se resumem ao quinteto básico: doce, salgado, azedo, amargo e umami. Mas, o que é definitivamente um gosto e como ele é sentido pelos seres humanos?

Antes de mais nada, é preciso entender que gosto e sabor são coisas diferentes, pois esses conceitos ainda causam muita confusão entre as pessoas. “As sensações do paladar ocorrem quando certas substâncias entram em contato com receptores específicos presentes na língua e no palato”, destaca Hellen Maluly, doutora em ciência de alimentos da Universidade de Campinas (Unicamp). “Já o sabor é mais complexo. É uma mistura de sentidos, especialmente o olfato. Os queijos, por exemplo, têm em comum os gostos salgado e umami, mas os sabores são infinitos; isso irá depender do processo de fermentação ao qual eles são submetidos”, explicou.

Conhecer e identificar os gostos pode auxiliar em algumas escolhas alimentares e ajudar a decidir o que será consumido ou não. “O paladar pode ser adaptado com o passar dos anos. É muito comum uma pessoa começar a gostar de algum alimento que antes, quando criança, por exemplo, evitava comer”, afirma a doutora. Hellen ainda explica que doce, salgado, azedo, amargo e umami podem ser encontrados naturalmente na composição dos alimentos ou até mesmo ser adicionados por meio de algum ingrediente para melhorar ainda mais o sabor das preparações.
Para treinar os sentidos e as experiências gustativas, confira as dicas abaixo:

Doce
Talvez ele seja o “queridinho” dos gostos. É possível sentir o doce em alimentos que contenham açúcares, como a sacarose - presente no açúcar refinado, mascavo ou demerara - ou a frutose - encontrada nas frutas. Este gosto também pode ser sentido através de edulcorantes como xilitol, aspartame, stevia, entre outros. “O gosto doce estimula a sensação de prazer, mas é preciso ficar atento em relação à quantidade consumida”, alertou Hellen Maluly.

Amargo
Alimentos que contêm cafeína, como o café e o chá, ou teobromina, substância presente no cacau, e lúpulo, que pode ser encontrado em cervejas, são ótimas opções para quem quer saborear o gosto amargo. A doutora ressalta que o amargo geralmente é evitado por questão de segurança, pois muitas substâncias amargas estão presentes naturalmente em plantas que são consideradas tóxicas. “Apesar da falta de hábito em consumi-los, esses alimentos, como legumes, verduras ou até mesmo o chocolate amargo, possuem excelente qualidade nutricional”, explicou.

Umami

O aminoácido glutamato o os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias que proporcionam o gosto umami. Hellen explica que o queijo parmesão, o tomate, os cogumelos e as carnes em geral são os alimentos que têm essas substâncias em grande proporção, e, por isso, apresentam o quinto gosto de forma mais acentuada. “As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do sabor global do alimento por alguns minutos após a ingestão”, destacou.

Azedo
O gosto azedo está presente no ácido acético do vinagre e nos ácidos ascórbico e cítrico presentes em frutas cítricas. “O ácido ascórbico, ou também conhecido como Vitamina C, é essencial para o bom funcionamento do corpo humano”, comenta a doutora. O consumo de frutas azedas, ricas nessa vitamina, está relacionado à recuperação de tecidos, à proteção do sistema imunológico, ao auxílio na absorção de ferro, entre outras funções.

Salgado

Um dos gostos mais familiares é o salgado. Ele é proporcionado principalmente pelo sódio. “O corpo humano não pode ter carência de sódio, uma vez que essa substância auxilia no equilíbrio da pressão sanguínea baixa e no envio de impulsos nervosos”, comenta Hellen. No entanto, uma vez que o consumo de sal está fortemente ligado à sensação de prazer, é preciso estar atento para não exagerar. “Justamente por ser eficiente no controle de baixa pressão, o sal em excesso pode ser responsável por problemas de pressão alta, que em longo prazo podem ocasionar problemas cardíacos e renais”, completou.

Considera-se que o melhor para a saúde é manter a variabilidade dos gostos e sabores presentes nos alimentos, o que pode ser realizado por meio da abertura para experimentações criadas no dia a dia.

Umami

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

Veículos: Você já fez manutenção adequada do seu carro para viajar neste final de ano?



Não podem ficar de fora da verificação do mecânico são as lâminas e as borrachas do para brisas


Luís Alberto Alves/Hourpress
Há poucos dias para 2019 chegar, muita gente já se programou para pegar a estrada e viajar no fim de ano. No entanto, para evitar inconvenientes a caminho da praia, do campo ou do interior, é preciso verificar as condições do automóvel.

Segundo a coordenadora Técnica da Total Lubrificantes do Brasil, filial do Grupo Total – quarta maior companhia de petróleo e gás do mundo –, Denise Novaes, “Não basta calibrar os pneus, checar o nível do óleo ou completar o tanque do combustível. É necessário conferir outros itens para garantir a segurança do carro e a dos passageiros”, destacou.


Após traçar o destino e deixar as malas prontas, o motorista deve preparar o automóvel para a estrada. Levar o carro ao seu mecânico de confiança é o primeiro passo. “É ele quem tem os conhecimentos para executar a manutenção preventiva. Por isso, é muito importante conhecer bem o profissional que vai cuidar do seu veículo, pois a sua segurança depende de um trabalho detalhado e muito bem realizado”, alertou Denise.


Os sistemas dos filtros de ar, óleo e combustível podem ser avaliados e trocados quando necessário, sempre conforme a indicação do manual do proprietário do veículo. Apenas substituir o lubrificante, sem a troca do filtro, por exemplo, diminui bastante a vida útil do óleo, que é crucial para o cumprimento de diversas funções que garantem o bom desempenho do motor.


Ainda de acordo com a coordenadora Técnica da Total, o lubrificante atua como um agente-chave para garantir a confiabilidade e o funcionamento adequado do motor, portanto, saber quando as trocas devem ser realizadas contribui preventivamente no desgaste, na oxidação e na corrosão de peças. “Em contato com o oxigênio e aquecido com o calor do motor, o óleo acaba perdendo propriedades e eficiência. A escolha certa do produto é determinante para aumentar a vida útil do carro. Além disso, auxilia na redução do consumo de combustível, das emissões de poluentes e dos custos com a manutenção”, explica.


Outros componentes que não podem ficar de fora da verificação do mecânico são as lâminas e as borrachas do para brisas. É preciso avaliar se os encaixes das hastes do limpador estão seguros. Para isso, a borracha das palhetas deve ser lavada apenas com água, pois seu funcionamento pode ser prejudicado com a adição de outros elementos químicos durante a limpeza. Já o nível do fluído de freio deve ser sempre checado para evitar o mau funcionamento.


“Ruídos, trepidações, perda de eficiência ou pedal duro indicam que é necessário realizar uma avaliação mais minuciosa para descobrir o que está acontecendo com o veículo. O mesmo é indicado para velas e cabos, pois qualquer falha com eles pode gerar desgaste prematuro, comprometendo a vida útil de outros itens do carro”, garantiu Denise.


A correia dentada também deve ser avaliada e trocada a cada 50 mil km, aproximadamente. Porém, como o rompimento dessa peça pode danificar severamente o motor, é recomendado uma verificação a cada 15 mil km rodados porque podem apontar trincas e desgastes. O radiador igualmente precisa passar por manutenção para conferir se a válvula termostática, do radiador, da bomba d´água, da ventoinha e dos marcadores de temperatura do painel estão funcionando corretamente.


Para pegar a estrada com segurança neste fim de ano, ainda é necessário verificar a parte elétrica (faróis e lâmpadas), sem esquecer dos pneus. Eles devem estar sempre calibrados, o que inclui o estepe. “Depois de avaliar tudo isso, o motorista não pode esquecer-se de abastecer o carro em postos conhecidos e dirigir com segurança e dentro da velocidade indicada na estrada ou rodovia”, sugeriu Denise Novaes.

Economia: Grana do 13º salário poderá aumentas as vendas de Natal

A segunda parcela será paga a todos os trabalhadores até quinta-feira (20/12)


Luís Alberto Alves/Hourpress

Os gastos dos brasileiros com presentes devem aumentar no Natal deste ano. É o que aponta uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), segundo a qual 14,6% dos consumidores têm a intenção de usar a segunda parcela do 13º salário para comprar presentes. No ano passado, esse percentual foi de 11,9%.

A pesquisa – feita com moradores de todas as regiões do País – também identificou que 43,9% dos consumidores pretendem usar o benefício para pagar dívidas (42,9% em 2017) e outros 19,5% devem poupar o dinheiro extra (26,2% no levantamento anterior). A segunda parcela será paga a todos os trabalhadores até quinta-feira (20/12).

“Passadas as incertezas político-econômicas, as pessoas agora estão mais confiantes com o futuro do País e, com isso, tendem a guardar menos dinheiro na poupança. Consequentemente, elas acabam indo mais às compras”, explica Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Ele observa ainda que, embora a Black Friday tenha antecipado algumas compras, em especial as de bens duráveis, o Natal continua sendo a data mais importante para o varejo físico.

Menos indecisos
Também chama atenção na pesquisa a redução no número de indecisos, que caiu de 14,3% para 12,2% entre o ano passado e este, reforçando a ideia de que o consumidor está mais confiante e, portanto, mais propenso a gastar.

O levantamento – realizado pelo Instituto Ipsos entre os dias 1º e 8 de dezembro – também identificou que 7,3% dos entrevistados têm a intenção de usar a segunda parcela do 13º salário para viajar, percentual similar ao de 2017 (7,1%). Além disso, 2,4% pretendem utilizar o benefício para a reforma ou construção da casa (mesmo percentual do ano passado).

A pesquisa foi feita com 1.200 consumidores de todas as regiões do País e tem margem de erro de três pontos

Sindical: Brasileiro continua insatisfeito com a qualidade de vida no trabalho

Todas as dimensões de qualidade de vida no trabalho apresentaram queda no trimestre


Luís Alberto Alves/Hourpress

Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho, disponível no site www.indicedequalidadedevida.com.br, fecha 3º trimestre em 6,22 pontos, com incerteza trazida pelas eleições limitando investimento e impactando ambiente de trabalho


No terceiro trimestre de 2018, o IQVT, Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT) 2018 - uma ferramenta gratuita que mede a percepção dos brasileiros em relação à qualidade de vida no trabalho, por meio de um teste online - foi de 6,22 pontos (em uma escala de 0 a 10), apresentando uma queda de 16% em relação ao mesmo período no ano passado (7,42 pontos). 

“Apesar de uma leve queda no desemprego, o cenário político indefinido às vésperas de uma eleição presidencial provocaram instabilidade econômica, limitando o investimento das empresas e impactando no ambiente de trabalho”, analisou Fernando Cosenza, vice-presidente de Marketing da Sodexo Benefícios e Incentivos.

A análise de 4.482 respostas de trabalhadores por todo o País mostrou ainda que todas as dimensões de qualidade de vida no trabalho apresentaram queda no trimestre. O levantamento constatou que os fatores relacionados a oportunidades de Crescimento Pessoal e Profissional (5,86) e Reconhecimento (5,58) apresentaram as maiores quedas e também obtiveram os menores índices de satisfação no período.

O resultado também apontou que a avaliação sobre a qualidade de vida no trabalho é maior entre homens do que entre mulheres (6,34 pontos contra 6,23 pontos), e revelou que a Facilidade e Eficiência das ferramentas para executar o trabalho diário (6,72 pontos) e o Ambiente Físico oferecido pela organização (6,61 pontos) são os fatores com maiores índices de satisfação, em comparação a 2017. 

O segmento com maior índice de satisfação percebida pelo índice foi a de RH (6,57 pontos) e o de menor índice foi a área de Produção (5,71 pontos). Já as regiões do País com o maior índice de qualidade de vida no trabalho e satisfação profissional foram a Centro-Oeste e a Sul (6,59 pontos cada); e a de menor, a Nordeste (5,91 pontos).

“O resultado mostra que a satisfação com itens relacionados ao crescimento pessoal, como oportunidades de carreira e perspectivas do mercado de trabalho, apresentou uma queda de 21% em comparação ao mesmo período em 2017, o que enfatiza ainda mais a insatisfação dos entrevistados. Continuaremos monitorando e analisando o indicador com o objetivo de acompanhar o ambiente e a produtividade nas organizações brasileiras”, afirma Fernando Cosenza.

Variedades: Privalia comemora 10 anos de Brasil em grande estilo



Redação/Hourpress

Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e a Privalia, outlet digital líder no segmento, apresentaram no último sábado (15/12), em São Paulo, no Memorial da América Latina o Nômade Festival. O evento que teve o cantor Lulu Santos como headliner, foi idealizado em comemoração aos 10 anos da multinacional no Brasil e como uma iniciativa de investimento em cultura no País.

 A celebração também teve a presença dos artistas Bolero Freak, 5 a Seco, Maria Gadu, Céu e Silva e contou com mais de 8 mil pessoas de 23 estados em 10 horas de programação para toda família. A instalação do fashion lounge Privalia no local foi um sucesso e aproximou ainda mais a marca da moda e fashiniostas. O espaço contava com cadeiras de descanso, ativações e exposição de peças desejo. O festival foi concebido em parceria com a InHaus entretenimento.

“É a primeira vez no mundo que a Privalia celebra a presença no país com a criação de um festival como fizemos com o Nômade em parceria com a InHaus. O festival foi um sucesso e uma festa indescritível, não poderíamos ter comemorado de melhor maneira. Uma incrível oportunidade para ficarmos ainda mais próximos dos nossos clientes e da cultura no Brasil”, afirma Fernando Boscolo, Country Manager da Privalia.

Geral: Como conquistar o corpo desejado


Para ter um corpo desejado, além de cuidados diários, também é possível realizar diversos tratamentos estéticos, sem a necessidade de 


Redação/Hourpress

Muitas pessoas, mulheres e homens, têm o “sonho de consumo” de ter o corpo sem celulites, estrias, gordura localizada ou flacidez. Mesmo sendo condições comuns, as pessoas querem se livrar dessas imperfeições. Para evitar esses problemas, existem diversos cuidados que são necessários no dia a dia, mas também é possível realizar diversos tratamentos estéticos, que ajudam muito na diminuição dessas queixas.

Karina Muriano, especialista em cosmecêuticos, explica que a estética é uma consequência do equilíbrio do organismo. “Tratando por dentro, estamos gerando resultados estéticos muitas vezes mais satisfatórios que somente se olhássemos para a estética”, explicou.


Cada disfunção possui fatores específicos e cada organismo possui uma individualidade. Em todos os casos, é importante realizar cuidados diários como ter uma boa alimentação e hidratação e ainda realizar atividades físicas. Esses hábitos vão auxiliar na prevenção destas disfunções.
 
Tratamentos indicados
Existem diversos tratamentos estéticos que ajudam as pessoas a ter o corpo desejado. No entanto, cada opção possui uma indicação. Dessa maneira, é necessário conversar diretamente com um profissional devidamente habilitado para que seja orientado o melhor tratamento em cada caso. 
 
Prática Ortomolecular 
 
Estudos na área da prática ortomolecular têm avançado muito nos últimos anos e alguns tratamentos inovadores têm ajudado muito a solucionar as principais queixas estéticas. Confira alguns exemplos:
 
Striort®
O Striort® é um tratamento revolucionário, pois apresenta resultados muito significativos no tratamento de estrias. O tratamento não invasivo e não-cirúrgico pode proporcionar uma melhora de até 80% na aparência das estrias brancas, já na primeira sessão. A novidade foi desenvolvida pela Bothanica Mineral®, empresa responsável e especializada em estética ortomolecular, que tem como diferencial o tratamento do paciente como um todo, de dentro para fora e de fora para dentro.


Karina Muriano explica que sua aplicação se dá pela combinação do uso de um aparelho a vácuo e cosmecêuticos genuinamente ortomoleculares, que trabalham a vascularização da região afetada, estimulando a regeneração das fibras de colágeno. “O tratamento é realizado em 3 sessões, com intervalo de 30 dias entre elas. É importante enfatizar que os cuidados em casa também fazem parte da técnica e para obter os resultados é imprescindível a utilização dos produtos da linha home care do Striort®”, apontou.
 
Lipoescultura Gessada® Exclusive
            A Lipoescultura Gessada® Exclusive é a metodologia nº 1 no mundo contra: celulite (todos os graus); destoxificação; flacidez; gordura localizada; remodelagem do corpo; otimiza a drenagem linfática do organismo. Karina Muriano afirma que procedimento age na gordura, celulite e melhora flacidez. 


“Já ocorrem melhoras logo após a sessão, dependendo do organismo, e os resultados continuam aparecer em 48 horas. Em média, são recomendadas de 6 a 10 sessões para o resultado final, mas isso pode variar de acordo com casa organismo, já que cada um possui uma individualidade bioquímica e biológica e do grau de intoxicação e metais tóxicos presentes no organismo”, explica.
 
Ortoshock®
            O Ortoshock é um tratamento inovador que foca no tratamento da causa dos estados mais avançados da celulite de forma rápida, eficaz e duradoura. O método não é invasivo ou cirúrgico e os resultados são visíveis com apenas uma sessão, porém, o recomendado é que seja realizado um total de quatro sessões, para que todo o tratamento seja concluído
 
Firmess®
O Firmess®, é um tratamento genuinamente ortomolecular desenvolvido pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Bothanica Mineral®. O tratamento busca atenuar a flacidez tissular e muscular. Ele age no desequilíbrio ortomolecular e antioxidante, restabelecendo os minerais e aminoácidos do corpo, que são responsáveis por reduzir o aspecto de flacidez. O Firmess® é indicado em casos de pós-parto, pós emagrecimento severo, pessoas que passaram por cirurgia bariátrica, flacidez por conta de sedentarismo e outros casos.
 
 
Sobre a Bothanica Mineral®
É uma empresa absoluta no ramo cosmecêutico e nutracêutico genuinamente ortomolecular e referência nacional no mercado de estética corporal. Está presente em todos os estados brasileiros e mais 15 países.

Chumbo quente: Passe livre para a escravidão

É a porteira aberta para todo tipo de absurdo



*Luís Alberto Alves/Hourpress

A extinção do ministério do Trabalho significa passe livre para a escravidão. Com ele, os maus patrões já cometiam barbaridades; agora vão deitar e rolar, pois não terão o rigor da fiscalização para sanar irregularidades.

Jornadas acima de 12 horas entrarão na ordem do dia, como já ocorrem na construção civil e comércio, principalmente no segmento de açougues, onde balconistas cortam carne por mais de 14 horas, principalmente nos finais de semana. As empregadas domésticas terão aumento na jornada, talvez no batente de 20 horas diárias.
Luís Alberto Alves

Não recolhimento do FGTS, do dinheiro repassado à Previdência Social ou mesmo da parte do Imposto de Renda ao Leão. É a porteira aberta para todo tipo de absurdo. A diferença é que o trabalhador não terá ninguém para reclamar e resolver a situação. Os sindicatos estão com as pernas quebradas.

Mais curioso nesta triste história, é que os militares durante a ditadura de 1964 mantiveram o ministério do Trabalho em funcionamento. Não mexeram nas regras. Endureceram com sindicalistas, nomeando interventores, porém sem destruir as conquistas de quem derrama o suor para o progresso desta nação.

Igual plateia de puxa-sacos, parte dos brasileiros aplaude as medidas adotadas pelo futuro governo. Talvez acreditem que eles não serão atingidos, só os “petistas”. Esquecem que a regra é válida para todos os trabalhadores. O sinal verde para explorar é válido para qualquer empresa. Infelizmente sentirão o peso da escravidão.

Nos grandes centros ainda é possível resistir aos desmandos dos maus patrões. E nos locais afastados, no sertão, onde quem manda na cidade é o famoso “coroné”, dono de tudo por ali? A lei do chicote reinará absoluta. O funcionário ou escravo irá receber salário de miséria, sem direito a férias, 13º salário, adicional de insalubridade e o descanso remunerado.

Infelizmente as pessoas só aprendem sob sofrimento. Igual criança e adolescente que desprezam os conselhos dos pais. Depois que batem a cabeça é que reconhecem o quanto estavam errados. Muita gente sentirá saudade da época em que a fiscalização do ministério do Trabalho punia as empresas ruins, desobedientes à Lei. Época que não existia truculência governamental.

*Luís Alberto Alves é diretor de redação do hourpress.com. br e jornalista há mais de 30 anos. Trabalhou nos principais veículos de comunicação de SP. É expert em Política Internacional, Segurança Pública, Economia, Música, Veículos, Gospel Music, Sindicalismo e Meio Ambiente. É grande estudioso de Black Music, arranjador e músico de formação clássica.






Fundo do baú: Ronaldo e os Barcellos e o megasucesso "Feliz Aniversário"



No meu blog blackmusicworld escrevi a história deles


Luís Alberto Alves/Hourpress

União da fome com a vontade de comer. A essência do grupo de pagode Ronaldo e os Barcellos. O hit "Feliz aniversário" da década de 1990 fez muito sucesso nas rodas de samba e nas rádios. Letra simples, porém de arranjo incrementado. A novidade é que Ronaldo é o pai do restante dos quatro componentes do grupo. No meu blog blackmusicworld escrevi a história deles, inclusive do Ronaldo, com passagem na maioria das grandes bandas de Black Music. Ou seja, não é um aventureiro. É músico de formação. 
https://www.youtube.com/watch?v=R51GD-LAmdc

https://www.youtube.com/watch?v=90ZE6MHgj_4