Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Variedades: Concurso Musa e Princesa São Paulo 466 agita aniversário da cidade



Evento teve excesso de beleza


Luís Alberto Alves/Hourpress

No dia 26 de janeiro, em comemoração aos 466 anos de São Paulo, foram eleitas a Musa e Princesas São Paulo, e teve um congestionamento de beleza. O evento, que ocorreu no Coconut Brasil, na Rua Canuto do Val, 41, Santa Cecília, Centro, contou com apoio de vários veículos de comunicação, entre os quais o jornal e portal de notícias São Paulo de Fato.

Sob direção de Renato Cury, que já realizou 4 mil concursos deste porte, participaram 40 candidatas, avaliadas por seleto corpo de jurados, formado por empresários, artistas e jornalistas.

A Musa São Paulo, vencedora neste ano, foi a candidata número 11, Adrieli Silva (foto), de Moema, Zona Sul e as dez princesas, Laura Gonçalves, Larissa Santos, Raquel Gonsalves, Alessandra Lemos, Beatriz Martinz, Larissa Medeiros, Isabela Renosto, Vanessa Camargo, Victoria Stefanie, Sheila Correia.

A festa teve shows de MC Dom Russo, cantora Elly Ribeiro, MC Frankle Bruno, Julia Azevedo  e suas bailarinas, cantor Osorio Antonio, cantor mirim Luigi Ferrari, cantor de seriados japoneses, Diogo Miyahara e apresentação da Brás Pereira Banda Show.



Economia: O que fazer quando a empresa está na UTI?



Da mesma forma como o ser humano, constantemente a empresa emite sinais

* Marcos Sardas

No mundo empresarial sempre acontecem altos e baixos, e, uma empresa que esteve no topo por um longo tempo, pode se deparar, de repente, com uma grande crise, enfrentar dificuldades financeiras, ou até mesmo correr o risco de ter que requerer a uma recuperação judicial, ou eventualmente, ir à falência.

Uma empresa é como um ser vivo e orgânico e que se assemelha muito com o ser humano, tanto no que se refere a gestão de seus hábitos e das práticas de atitudes saudáveis, como na prevenção e cuidados que devem ser tomados para possibilitar uma vida longa e prazerosa.

Toda pessoa que se preserva, realiza exercícios físicos, mantém uma alimentação balanceada, equilibra trabalho e lazer, se permite momentos de reflexão, estabelece metas pessoais para si e para sua família, cultiva políticas financeiras para o seu patrimônio, pensando no presente e no futuro.

E toda vez que desvios acontecem, ela ou ele procuram seu médico, seu preparador físico, seu nutricionista, seu psicólogo ou seu banco para promover os devidos ajustes.

Uma empresa é extremamente semelhante. Requer boas práticas de gestão, balanço adequado entre suas receitas e despesas, deve possuir um bom clima no seu ambiente de trabalho, com respeito, porém, que seja leve e descontraído, estabelecer metas estratégicas para ser sustentável e perene e buscar o equilíbrio econômico-financeiro que necessita.

Da mesma forma como o ser humano, constantemente a empresa emite sinais: desvios de rota em relação às suas estratégias previamente definidas, não cumprimento de metas físicas ou financeiras, deterioração do ambiente e do clima de trabalho, baixa atratividade para novas contratações, perda de funcionários para o mercado ou para a concorrência, perda de resultado, piora da sua condição financeira e de caixa, comprometimento econômico e patrimonial.

Aos primeiros sinais, as empresas deveriam iniciar seu processo de correção de rota e de ajustes de suas práticas inadequadas ou ineficientes. Lamentavelmente em muitos casos essas correções vêm tardias e/ou sem eficácia, motivadas por egos inflados, por conflitos internos entre os gestores, falta de uma estratégia definida, falta de costume para lidar com situações difíceis e inusitadas, e muitas vezes, mesmo, por falta de capacitação ou competência para trabalhar problemas que fujam da rotina habitual.

Quando uma situação crítica acontece em uma corporação, seus donos e acionistas muitas vezes desconhecem como reverter o cenário. É comum nesses momentos buscarem a ajuda e suporte externo de uma consultoria empresarial, que imaginam tenha o dom de “transformar sapo em príncipe”, em um curto período. Milagres não acontecem com tanta facilidade.

Muitas vezes o paciente já está na UTI, e a reversão é possível, porém crítica e arriscada. E provavelmente as correções deverão ser cirúrgicas e radicais.

Nossa recomendação é que, para manterem-se e preservarem-se as condições saudáveis de uma boa gestão, e evitar dessa forma surpresas desagradáveis de fuga de rota, primeiramente que tenhamos a disciplina e a consciência que ter hábitos preventivos. Paralelamente nos mantermos alinhados com a estratégia previamente definida, e que se estabeleça, e se acompanhe, de forma rotineira e com bastante rigor, indicadores de performance, que sejam os termômetros de controle das boas práticas e dos bons resultados. Ao menor sinal de desvio, acenda o seu “alerta”.

E, caso necessite de ajuda não espere ir para a UTI. As soluções serão mais eficazes e menos traumáticas.

Sobre Marcos Sardas
Marcos Sardas possui mais de 35 anos de experiência como executivo de empresas e longa experiência como consultor. É sócio-diretor da Exxe Consultoria Empresarial. Conselheiro Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, conselheiro independente de diversas empresas. Formado em Engenharia pela Escola de Engenharia Mauá e pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Economia: Confiança do empresário da construção atinge maior nível desde 2014


Índice cresceu 2,1 pontos na passagem de dezembro para janeiro

Agência Brasil

O Índice de Confiança da Construção, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cresceu 2,1 pontos na passagem de dezembro de 2019 para janeiro deste ano. Essa foi a oitava alta consecutiva do indicador, que chegou a 94,2 pontos, maior patamar desde maio de 2014 (94,6 pontos).
O Índice de Situação Atual, que mede a confiança dos empresários da construção no momento presente, avançou 1,7 ponto e chegou a 84,3 pontos. A maior contribuição para esse resultado veio do componente “carteira de contratos”.
O Índice de Expectativas, que mede a confiança do empresariado do setor em relação aos próximos meses, cresceu 2,4 pontos e alcançou 104,2 pontos, o maior valor desde setembro de 2012 (104,5 pontos). Dos quesitos que compõem esse índice, a principal alta veio da demanda prevista para os próximos três meses.
Segundo a pesquisadora da FGV Ana Maria Castelo, o resultado de janeiro é um sinal do que deve ser a dinâmica predominante em 2020: um aumento do protagonismo da área de edificações, puxado pela melhora do mercado imobiliário residencial em 2019.
Para ela, no entanto, ainda há um longo percurso para recuperar o patamar de atividade anterior à crise. A demanda, de acordo com a pesquisadora, é o principal limitador do setor.
O Nível de Utilização da Capacidade caiu 1 ponto percentual, para 70,9%.

Economia: Moradores de favelas movimentam R$ 119,8 bilhões por ano



Brasil tem 13,6 milhões de pessoas morando em comunidades

Agência Brasil

O Brasil tem 13,6 milhões de pessoas morando em favelas e seus moradores movimentam R$ 119,8 bilhões por ano. As favelas movimentam um volume de renda maior que 20 das 27 unidades da federação. Os dados são da pesquisa “Economia das Favelas - Renda e Consumo nas Favelas Brasileiras”, desenvolvida pelos institutos Data Favela e Locomotiva e encomendada pela Comunidade Door.
“Os favelados são empreendedores natos. Essa pesquisa só comprova isso. É preciso que a sociedade reconheça a potência desses territórios e, cada vez mais, gere oportunidades para seus moradores desenvolverem suas habilidades e criatividades”, disse Celso Athayde, CEO da Favela Holding e fundador do Data Favela.
Para o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, há poucos dados sobre a realidade desse território e das oportunidades que existem nele. “Muitas vezes, as pessoas enxergam a favela só como território da violência e tendem a generalizar a favela só pelas questões negativas, como a falta de segurança. A grande fala que o que existe na favela é a falta de oportunidade. Essa falta de oportunidade, que alimenta o preconceito que os moradores do asfalto têm da favela, acaba criando barreiras para que esse mercado consumidor consiga atingir produtos de boa qualidade e eles tenham boas oportunidades no mercado de trabalho”, disse.
O levantamento revela que 89% dos moradores de favelas estão em capitais e regiões metropolitanas. O Rio de Janeiro é o único estado da Região Sudeste com mais de 10% da população vivendo em favelas.
As regiões Norte e Nordeste registraram maior percentual de pessoas vivendo em favelas – de 5% a 10%. Os estados do Amazonas, Pará, Maranhão e Pernambuco têm mais de 10% da população em favelas. 

Expectativas

O levantamento revela que os moradores estão otimistas com suas vidas pessoais para o ano de 2020: 80% estão otimistas com a vida financeira; 80% com a saúde; 84% com a vida familiar; 76% com a vida profissional; 72% com a vida amorosa e 71% com a vida física.
No entanto, segundo os dados, eles têm uma visão pessimista com o país quando consideram a dimensão pública: 43% responderam que o governo brasileiro vai piorar; 39% acreditam que a segurança pública vai piorar e 38% avaliam que a saúde pública também vai piorar.
De acordo com o estudo, o otimismo dos moradores de favela com suas vidas pode ser explicado pela crença no seu esforço pessoal, chamando para si a responsabilidade: 64% dos entrevistados acham que depende de si fazer a vida melhorar. Outros 13% atribuem a Deus, fé ou igreja a contribuição para melhoria de vida e 10% atribuem à família. Apenas 5% dos entrevistados responderam que o governo federal e o presidente podem contribuir para a vida melhorar e 1% atribuiu a responsabilidade ao prefeito da sua cidade.
“A primeira leitura normalmente diz que as pessoas estão querendo resolver mais por conta própria as deficiências do Estado, mas o que a gente vê na prática é que, depois de tantos anos com uma atribulação política muito grande, eles não acreditam mais que a solução virá de fora, eles não têm mais tempo para esperar políticas públicas ou privadas para melhorar de vida”, disse Meirelles.
Por isso, segundo Meirelles, os moradores das favelas estão empreendendo, correndo atrás do próprio negócio e chamando para si a responsabilidade pela própria vida. “Isso não é um cenário ruim, mas é fruto não apenas da vontade empreendedora, mas também do descrédito que a população da favela passa a ter com as instituições”.
favela_chapadao_baixa.jpg
O levantamento revela que os moradores de favelas estão otimistas com suas vidas pessoais para o ano de 2020 - Divulgação/ONG Viva Rio

Perfil

A pesquisa mostrou também que as favelas concentram uma proporção maior de negros do que a média brasileira: 67% dos moradores de favelas são negros; no Brasil, o percentual é de 55%. Outro dado representativo é que 49% dos lares das favelas são chefiados por mulheres, ou seja, elas exercem um papel de protagonismo.
A pesquisa considerou que a favela está conectada, já que 87% dos adultos acessam a internet pelo menos uma vez por semana e mais de 97% dos jovens acessam regularmente.
Os dados mostram que 31% dos moradores de favelas não têm conta em banco. Entre aqueles que têm conta (69%), as tarifas e taxas são apontados como o aspecto mais importante na escolha de um banco para 49% dos moradores de favelas. Apesar de fatores financeiros serem apontados como os principais, 33% consideram aspectos de relacionamento como mais importantes.
Em relação ao tipo de instituição financeira, 67% dos moradores de favelas têm conta em bancos tradicionais, 9% em bancos digitais e 7% têm conta em ambos os tipos de banco. Os moradores de comunidades jovens e com menor renda são os menos bancarizados.

Consumo

No que diz respeito ao consumo, a preferência de compra ainda é por loja física, mas a opção pelo e-commerce cresce para produtos eletrônicos. Um total de 39% dos moradores de favelas diz que compram pela internet, mas um terço desses compradores online que moram em favelas não consegue receber suas compras em casa.
“[O levantamento] mostra também para as empresas que muitas vezes ela se esforça para fazer com que os seus produtos cheguem por um preço barato para cidades muito distantes, para cidades que muitas vezes têm menos de 10 ou 15 mil habitantes, e ela não tem a mesma preocupação para fazer os produtos de qualidade chegarem a um preço justo dentro das favelas”, disse Meirelles. “A pesquisa serve também para quebrar os preconceitos que muitas vezes afastam as empresas no desenvolvimento de negócios para esse importante mercado consumidor”.
Os moradores de favelas estão dando mais valor a preço e qualidade, buscando custo-benefício na hora de comprar, de acordo com os dados divulgados. Questionados sobre suas compras, comparando com um ano atrás, hoje, os moradores de favela dão mais importância para a qualidade (77%), preço (74%) e marca (51%).
“A Comunidade Door encomendou esta pesquisa porque quer mostrar ao mercado todo o potencial econômico do morador de favela e deste território em geral”, disse Leo Ribeiro, CEO da Comunidade Door.

Economia: Aplicativo 99 atinge marca de 1 bilhão de corridas



Dois anos após se tornar o primeiro unicórnio brasileiro, a empresa anuncia recorde histórico

Redação/Hourpress

S A 99, uma das principais empresas de mobilidade do Brasil, acaba de alcançar o seu primeiro bilhão de corridas. O marco acontece dois anos após a companhia se tornar o primeiro unicórnio brasileiro, quando foi comprada pela chinesa Didi Chuxing e avaliada em US﹩ 1 bilhão.
O número representa um crescimento de 40x na média mensal de corridas. Somando todas as distâncias percorridas por usuários da 99 desde janeiro de 2017 (mês do primeiro aporte da DiDi) até hoje, seria possível dar mais de 150 mil voltas ao redor da Terra. Outros números também impressionam: hoje já são 600 mil motoristas parceiros, 18 milhões de passageiros e mais de 1.600 cidades atendidas.
Entre os brasileiros que optaram 1 bilhão de vezes pela 99, a maioria está em São Paulo, líder no ranking das cidades que mais colaboraram para a conquista. A capital paulista é seguida por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.
CAMPANHA DE MARKETING
Para levar a mensagem impressionante do primeiro bilhão de corridas, a 99 lança hoje (27/1) uma campanha de marketing nos principais destinos de seus passageiros , como shoppings, aeroportos, parques, estações de ônibus e metrôs, e até em frente ao prédio de sua principal concorrente. O objetivo é agradecer os usuários por escolherem a 99 como a plataforma mais barata e segura do mercado.
Conheça alguns dos principais destinos das corridas da 99 em todo o Brasil:
• Shoppings: 15 milhões
• Aeroportos: 5 milhões
• Praias: 4 milhões
• Estádios de futebol: 3 milhões
SOBRE A 99
A 99, empresa brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu aplicativo, faz parte da companhia global Didi Chuxing ("DiDi"). O aplicativo conecta mais de 600 mil motoristas a 18 milhões de passageiros em mais de 1.600 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a startup oferece cinco tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o país; 99Top, serviço de táxis de luxo oferecido em São Paulo; 99Compartilha, serviço de corridas compartilhadas
disponível em Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP); e o 99Comfort, que reúne comodidade de carros novos e espaçosos a um preço acessível em algumas capitais do país - Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Paulo (SP).

Geral: Buraco da vergonha continua ignorado pela Subprefeitura Santana/Tucuruvi

Em época de chuva virou rotina passageiros tomarem "banho" quando os ônibus encostam

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Subprefeitura de Santana/Tucuruvi continua ignorando o buraco  existente na Rua Leite de Moraes, onde está o ponto inicial do ônibus 971x Santana/Terminal Cachoeirinha, perto da Avenida Cruzeiro do Sul, ao lado da estação Santana do Metrô.
Em época de chuva virou rotina passageiros tomarem "banho" quando os ônibus encostam. Como o buraco fica próximo à guia, ao passar com a roda por cima, a água suja espirra em qualquer pessoa que estiver de pé no local. 
Como não é possível o motorista evitar esse buraco, todos os dias a história se repete, com direito a ofensas, visto que poucos passageiros entendem que não é a intenção do motorista de espalhar a água suja sobre quem está no ponto, aguardando para retornar para casa.

Geral: Número de desalojados e desabrigados aumenta no Espirito Santo


Nove pessoas morreram no estado dede que as chuvas se intensificaram


Agência Brasil

As fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo nos últimos dias ampliaram para 10.633 o número de desalojados no estado – na segunda-feira (27) o número estava em 10.089. O número de desabrigados também subiu nas últimas 24 horas, passando de 1.312 para 1.918, conforme balanço divulgado às 11h desta terça-feira (28) pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
De acordo com as autoridades locais, nem todos os novos casos registrados são de pessoas afetadas nas últimas horas. Como a relação é feita pela Sesp, e as prefeituras demoram algum tempo para comunicar as ocorrências registradas, algumas destas pessoas podem ter sido obrigadas a deixar suas casas logo nos primeiros dias de chuva forte.
São consideradas desalojadas as pessoas que tiveram de deixar suas casas e se abrigar na casa de parentes, amigos ou buscar outras opções temporárias. Já os desabrigados são aqueles que estão acomodados provisoriamente em locais públicos improvisados – na maioria dos casos, em escolas ou igrejas.
Desde que as chuvas se intensificaram, no dia 17, já  foram contabilizadas nove mortes e seis feridos no Espírito Santo.
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural informa que, nas próximas horas, o tempo permanecerá instável, com previsão de pancadas de chuva ao longo do dia em todas as regiões. No litoral, a previsão é de ventos soprando "com até moderada intensidade".
A possibilidade de eventos geo-hidrológicos (influência da chuva no solo) é considerada "muito alta" no centro-sul do estado, por causa dos "altos acumulados dos últimos dias e da continuidade de chuvas previstas para essa região". Para o lado mais ao norte, a possibilidade de ocorrência desse tipo de evento é "alta".
Para esta quarta-feira (29), a previsão é de que as chuvas decorrentes da Zona de Convergência do Atlântico Sul comecem a perder força, mas o tempo deve continuar instável em parte do estado. Há previsão de pancadas de chuva na região sul e em trechos das regiões Serrana e Grande Vitória.
A Polícia Rodoviária Federal informou que, às 11h, havia registros de obstrução em algumas rodovias estaduais. A Rodovia ES-297 apresentava obstrução nos distritos de Ponte de Itabapoana (Mimoso do Sul); Iurú e Apiacá; e nos quilômetros (km) 14 e 15. Na ES-379, havia obstrução na altura do km 107, na ponte de acesso ao bairro de Aracuí (entre o acesso à Cava Roxa e Uniaves), em Castelo; no entroncamento entre Irupi e a BR-262; e no entroncamento com a ES-484, em Muniz Freire.
Há também obstruções nas estradas estaduais ES-493 e ES-185 (Guaçuí e Divino ão Lorenço) e no contorno de Aracuí, da ES-165. A pista foi interditada a 1 quilômetro da Igreja Católica, sentido Castelo.

Geral: Menino baleado com pai em favela do Rio será transferido para UTI


A criança e o pai foram atingidos durante um tiroteio na noite de ontem (27)


Agência Brasil

O menino de 5 anos de idade baleado junto com o pai quando estavam num jogo de futebol no Morro São João, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, será transferido para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele foi operado no Hospital Salgado Filho e está em estado grave.
O menino, que estava aguardando vaga em uma unidade de tratamento especializada, será transferido para a UTI Pediátrica do Hospital Estadual Getúlio Vargas.
A criança e o pai foram atingidos durante um tiroteio na noite de ontem (27). Segundo a Polícia Militar, houve confronto entre policiais e criminosos da comunidade, depois que agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local foram atacados por bandidos.
Ainda de acordo com a PM, depois do confronto, pai e filho foram encontrados feridos e levados para o hospital. A 25ª Delegacia de Polícia (Engenho Novo) investiga o caso.

Geral: Sobe para 50 número de mortes causadas pelas chuvas em Minas Gerais



Nas últimas 24 horas, chuva fez mais cinco vítimas no Estado

Agência Brasil

Mais cinco pessoas morreram nas últimas 24 horas devido às consequências das fortes chuvas que atingem Minas Gerais. Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil, até as 11h desta terça-feira (28), o total de mortos registrados no estado chegava a 50 pessoas.
As primeiras mortes ocorreram entre os dias 23 e 24 deste mês, o que significa média de mais de oito vítimas por dia, devido a deslizamentos de terra; desmoronamento de construções; alagamentos; transbordamento de rios e quedas de árvores.
Em Raposos, a Defesa Civil de Minas Gerais atuou em resposta às chuvas e tem apoiado no restabelecimento da normalidade no município.
Em Raposos, a Defesa Civil de Minas Gerais atuou em resposta às chuvas e tem apoiado no restabelecimento da normalidade no município. - Defesa Civil de Minas Gerais
Uma das vítimas recentes é uma menina de 2 anos, moradora de um acampamento de trabalhadores sem terra na zona rural da cidade de Olhos d´Água, a cerca de 420 quilômetros de Belo Horizonte. Segundo o cabo José Eustáquio de Moraes, do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Montes Claros, a menina foi atingida pela parede de uma casa de adobe que ruiu com a força das chuvas dos últimos dias. Conduzida para o Centro de Saúde de Olhos d´Água, a criança não resistiu aos ferimentos.
As outras mortes ocorreram em Luisburgo (dois casos), Divinópolis (uma) e Pedra Bonita (uma). Em virtude dos estragos causados pelas chuvas, 101 municípios mineiros decretaram situação de emergência.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões central, norte e leste de Minas Gerais devem ser atingidas hoje por chuvas fortes, com trovoadas.
O tempo continua instável devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno que favorece a ocorrência de pancadas de chuva.
Segundo o Inmeto, as temperaturas vão variar bastante, podendo chegar a 35ºC na região norte. No sul do estado, a mínima pode atingir 18ºC.

Túnel do Tempo: O início da construção da Torre Eiffel



Luís Alberto Alves/Hourpress

No dia 28 de janeiro de 1887, inicia a construção da Torre Eiffel, símbolo de Paris, projetada por Gustave Eiffel, com a colocação da pedra fundamental. Inaugurada em 1889 como a máxima atração da Exposição Universal de Paris, a Torre era então a construção mais alta do mundo, com seus 300 metros de altura.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida Tucuruvi



Luís Alberto Alves/Hourpress

A Avenida Tucuruvi (foto), que fica na Zona Norte, conhecida como Pires do Rio, recebeu este nome oficial em 1936; naquela época uma importante via do então distrito de Tucuruvi. Curiosidade: o nome Tucuruvi em tupi guarani significa gafanhoto verde.