Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Geral: Uma em cada três pessoas do mundo tem dieta inadequada



  

A essa deficiência disfarçada ou sem sintomas chamamos de fome oculta

*Daniel Magnoni 
Na infância, as vitaminas e os minerais são importantes para o crescimento e o desenvolvimento saudáveis. Quando consumidos em quantidades insuficientes por longo período de tempo, podem gerar uma série de alterações físicas, porém, a curto prazo, essas deficiências podem se disfarçar apenas em falta de apetite, suscetibilidade a infecções ou, até mesmo, sem sintoma algum. A essa deficiência disfarçada ou sem sintomas chamamos de fome oculta. 


A deficiência de micronutrientes não está relacionada apenas à criança muito magra, mas também às crianças com peso normal ou obesas. Essa tendência tem aumentado devido ao consumo de alimentos calóricos, cheios de energia, porém pobres em nutrientes.  
A fome oculta afeta mais de 2 bilhões de pessoas, o que equivale a uma a cada três pessoas no mundo, e ainda está associada a uma dieta inadequada, pouco diversificada e deficiente em micronutrientes (vitaminas e minerais). A fim de prevenir a fome oculta é importante conhecer esses micronutrientes, como, por exemplo, as vitaminas.  

As vitaminas têm diversas funções, das quais podemos destacar: facilitam as reações metabólicas (vitaminas do complexo B e vitamina K); protegem as células, agindo como antioxidantes (vitaminas C e E); promovem a formação das proteínas (vitaminas A e D); e apresentam ação hormonal (vitamina D). 
Os alimentos constituem a principal forma de obtenção de vitaminas, já que não produzimos ou, quando produzimos, sua quantidade é insuficiente. A única exceção é a vitamina D cuja síntese ocorre, principalmente, em dependência da exposição solar adequada. Portanto, para garantir o crescimento e o desenvolvimento adequados de nossas crianças, é importante que fiquemos atentos ao que elas comem. 

As vitaminas podem ser encontradas nos alimentos de origem animal, como carne e vísceras, ovo, leite e derivados (vitaminas A, D, E e do complexo B). De origem vegetal, os óleos extraídos de palmeiras (buriti e dendê) são fontes de vitamina A e D; o azeite de oliva, óleos de milho, de soja, de girassol e de algodão, são fontes de vitamina E.  

As vitaminas A, C e do complexo B também estão presentes nas frutas e nas hortaliças: as de cor amarelo-alaranjado, como cenoura, abóbora, manga e mamão são ricas em vitamina A; as folhas verde escura, como mostarda, couve, agrião e almeirão, em vitamina A, C e K; os vegetais verdes, como brócolis, alface e abacate, em vitamina E; e outras frutas como acerola, açaí, caju, goiaba, limão, laranja e tomate são ricas em vitamina C. As vitaminas do complexo B também podem ser encontradas nas leguminosas.  
Algumas vitaminas (A, D, E e K) são menos absorvidas em dietas pobres em gorduras, e outras, como as do complexo B e a vitamina C, que são armazenadas em pequena quantidade, demandam uma ingestão mais frequente. 

A longo prazo, essas deficiências podem trazer graves consequências à saúde, como: o raquitismo, na deficiência de vitamina D; a cegueira noturna, na deficiência de vitamina A; alterações neurológicas, na deficiência de vitamina B6; escorbuto, na deficiência de vitamina C; e sangramentos, na deficiência de vitamina K.  

Considerando que as vitaminas estão presentes em uma enorme variedade de alimentos, a ingestão adequada de vitaminas depende de uma alimentação balanceada. Para que nossas crianças cresçam saudáveis, e se desenvolvam com o seu máximo potencial, não podemos abrir mão de uma alimentação saudável e rica em vitaminas.  

 Daniel Magnoni, consultor da iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV), diretor de Serviço de Nutrologia e Nutrição Clínica do Hospital do Coração – Hcor, Mestre em cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; especializado ainda em Clínica Médica, Nutrologia e Nutrição Parenteral e Enteral pela Associação Médica Brasileira – AMB / Conselho Federal de Medicina – CFM 

Sobre NPV

Presente no Brasil desde 2016, a Nutrientes Para Vida (NPV) é uma iniciativa que possui visão, missão e valores análogos aos da coirmã americana, a Nutrients For Life. Seu objetivo é esclarecer e informar a sociedade sobre os benefícios dos fertilizantes (ou adubos) na produção dos alimentos, bem como sobre sua utilização adequada.   

Este tipo de esclarecimento é essencial, se considerarmos que há muita desinformação sobre o tema. Como dizia uma antiga campanha publicitária, com o manejo adequado do solo, no Brasil, “adubando, dá”.   

Para manter o solo fértil e a alta produtividade de novos cultivos, os nutrientes precisam ser repostos. Os fertilizantes cumprem o papel de alimentar a planta, o que é essencial para o seu desenvolvimento.  

Variedades: Festival de música promete agitar a Vila Madalena



Com cinco artistas confirmados, evento acontece no dia 04 de Agosto, na Rio Verde e visa aumentar a visibilidade do cenário independente

Luís Alberto Alves/Hourpress
Com o avanço dos canais de música gratuitos, o aumento do número de aplicativos e de plataformas musicais, a cena independente vem conquistando cada vez mais o seu espaço e sendo responsável por colocar nos grandes palcos artistas como Criolo, BaianaSystem, entre outros nomes de expressão nacional. Visando contribuir com essa interação social e cultural, a Catarse Produções Sonoras lança o Festival Catarse Sessions, no dia 4 de Agosto, em uma das principais casas de música independente de São Paulo, a Estação Estrella Galicia Rio Verde! “Eles sempre se preocuparam muito em dar voz para essa galera! Além de ter uma localização privilegiada (coração da Vila Madalena), é um espaço lindo e muito acolhedor, tem a cara do nosso festival” – resume Ignacio Salvati idealizador da Catarse Produções Sonoras, produtor musical, arranjador e compositor.
Essa união e interação entre artista e público, extremamente importante para o crescimento da cena independente, será vista, ouvida e sentida quando cada um deles subir ao palco para apresentar o seu trabalho. Ao todo, serão cinco artistas distintos escolhidos a dedo pela Catarse Produções Sonoras e pela Ramp/a, parceiro na produção artística e realização do festival. “Tem muita gente boa escondida e a missão de escolher apenas cinco não foi fácil” – pontua.
A Teko Porã, por exemplo, com sua sonoridade transcendental trará uma mistura de elementos irlandeses, ciganos e brasileiros com uma forte relação com a cultura e identidade indígena; o Zé Pereira mostrará um “pop-latino experimental”, característico do trio que traz a influência do norte do país em seu som; o Grande Grupo Viajante promete colocar todo mundo par dançar com um som que mistura uma série de elementos, cores e ritmos. 
A Brazsoul trará seu estilo próprio, um Neo-Soul misturado com Hip Hop e Jazz, e pela primeira vez, com composições autorais; e por fim, Lina Tag, artista mestiça e amarela, subirá ao palco para entoar as suas questões com o mundo. Ou seja, já dá pra sentir que o Festival será recheado de boa música brasileira com características bem diferentes e muitos elementos especiais que irão diferenciar completamente um show do outro. Nos intervalos, a galera terá Nicastro Selector, discotecando 100% com vinil e trazendo muita brasilidade, funk, soul, reggae e hip hop.
Além de contribuir com que essa galera suba ao palco e dê o seu recado, o Festival tem como meta arrecadar fundos para financiar a produção da segunda temporada do #CatarseSessions, programa quinzenal de Live Sessions, com os cinco artistas selecionados. “Queremos contribuir com valorização musical independente, oferecendo um trabalho de melhor qualidade, incluindo projeção e relevância no mercado” – pontua. Com o material pronto, a Ramp/a entra novamente em cena contribuindo com a distribuição desse conteúdo.
Além da Ramp/a, a Sigla Lab também é parceira da Catarse Produções Sonoras e ajudará na produção e realização do Festival, além de assinar a cenografia do evento em parceria com Ana Naja, que já trabalhou com grandes nomes do meio independente como Samuca (Samuca e a Selva), Francisco, El hombre e Mariana Aydar; e será a responsável pelo figurino e styling de toda a galera.
Os ingressos para o Festival Catarse Sessions estão à venda no site: https://lets.events/e/festival-catarse-sessions. Venha fazer parte dessa festa com a gente e ajude a fomentar a música independente de qualidade!
Quer conhecer mais sobre cada artista envolvido, acesse:Lina Tag: https://spoti.fi/2NAojXe;
Brazsoul: https://spoti.fi/2YxGG0h;
Teko Porã: https://spoti.fi/2RVos6m;
O Grande Grupo Viajante: https://spoti.fi/2XIBv0g;
Zé Pereira: https://spoti.fi/32cEXQf.
Festival Catarse SessionsData| 04 de Agosto
Horário| 16h.
Local| Estrella Galicia Estação Rio Verde
Rua Belmiro Braga, 119 – Vila Madalena
Sobre a Catarse Produções Sonoras:  Utilizando-se de forte expressão musical, a Catarse Produções Sonoras entra em cena criando produtos e dando voz para marcas e artistas independentes. No mercado há quase dois anos, a produtora nasceu em um mercado 100% digital criando áudio para o mercado publicitário, projetos em parcerias com produtoras de vídeo e artistas independentes. 
Para esse último cenário, tem como meta criar uma plataforma para que as pessoas possam garimpar e conhecer novos sons e artistas da cena independente brasileira. Para isso, produzirão uma série anual de Live Sessions organizadas em programas quinzenais fomentando a cena independente. Saiba mais em: www.produtoracatarse.com.br

Variedades: Chama o Síndico! Sucessos de Tim Maia em evento para os pequenos


Shopping Taboão conta história por trás das canções do cantor

Redação/Hourpress
  Tim Maia For Kids é a atração que vai encantar as crianças no Shopping Taboão no dia 20 de julho. Instalado no estacionamento do empreendimento, o evento gratuito conta as histórias por trás das canções do irreverente cantor, considerado pela revista Rolling Stones como o maior músico brasileiro de todos os tempos.
  O espetáculo inédito é idealizado e comandado pelo músico Léo Maia, filho de Tim, que pretende dar continuidade ao legado de seu pai, trazendo a cultura brasileira para o universo infantil.
  São mais de 20 animações projetadas num telão de LED contando as histórias por trás de canções como: Descobridor dos Sete Mares, Primavera, Do Leme ao Pontal e A Festa de Santo Reis.
  “Este evento é uma oportunidade para que os pais apresentem aos filhos o mundo da soul music e do funk na MPB que Tim Maia era mestre”, diz Mariuche Ismerim, gerente de marketing do Shopping Taboão.

Tim Maia For Kids – Shopping Taboão Data: 20 de julho
Horário: 16h
Evento Gratuito
Shopping Taboão
Endereço: 
Rodovia Régis Bittencourt, 2643 – Taboão da Serra
Mais informações: 
pelo site www.shoppingtaboao.com.br ou pelo telefone (11) 2699-4000.

Fundo do Baú: O samba rock eletrizante de Oliveira e seus Black Boys




Luís Alberto Alves/Hourpress

Por volta de 1962, a banda Oliveira e Seus Black Boys colocavam fogo nos bailes. O hit "Dang Dang é uma amostra do que eles eram capazes de fazer. Detalhe: na década um dos músicos desta banda foi meu professor de música, saudoso Jacó Guitarra (na foto é o primeiro agachado à direita). Que os dançarinos matem a saudade.


https://www.youtube.com/watch?v=exXFpEFGEYY

Fundo do Baú: Tyrone Davis, e outra balada que marcou os grandes bailes



Luís Alberto Alves/Hourpress

Na década de 80, outra balada que marcou muitos bailes foi o hit "In The Mood", que na gíria norte-americana significa no clima. Tyrone Davis, que já não faz parte deste mundo, foi a voz marcante desta bela música. Mate a saudade.


https://www.youtube.com/watch?v=QKRYt35KB2Q