Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Túnel do Tempo: Quarenta anos de Revolução dos Cravos



Os revoltosos colocaram um fim à ditadura que havia começado em 1926


Luís Alberto Alves


Ditadura no País: Portugal comemora nesta sexta-feira (25) os 40 anos da Revolução dos Cravos, movimento que  terminou com o regime ditatorial no país. Também conhecido como "25 de Abril" ou "Dia da Liberdade" em Portugal, o acontecimento foi uma revolta liderada em 25 de abril de 1974 por oficiais intermediários, em grande parte capitães que tinham participado da guerra colonial na África, contra a ditadura iniciada em 1926  por Antônio de Oliveira Salazar e encabeçada, a partir de 1968, por Marcelo Caetano.

 Os militares revoltosos tomaram o poder sem grande resistência do governo, começando uma transição para a democracia. Daí o nome "Dia da Liberdade" o feriado de 25 de abril em Portugal. A associação com os cravos se deve ao fato de que essas flores foram distribuídas aos soldados durante o golpe.

Os militares as colocaram nos canos de suas espingardas, criando um símbolo para a revolução. Ela foi protagonizada por um grupo de militares comandado pelos oficiais Otelo Saraiva de Carvalho e Vasco Lourenço, e começou a ganhar forma enquanto trocavam um pneu furado.
 Não estava nos planos dos golpistas conspirar contra o governo e tomar o poder, embora no fundo o propósito era derrubar o fascismo e a ditadura. As Forças Armadas portuguesas protestavam então pela guerra que Portugal mantinha em várias de suas colônias, um conflito sangrento que se transformou na faísca que acendeu o pavio da Revolução.

 No final de fevereiro de 1974, tudo se acelerou. A publicação de um livro do general Antonio Spinola que defendia uma solução política para as guerras coloniais pôs em alerta o regime. Como consequência, o líder Basco Lourenço foi transferido para as Ilhas Açores, situadas no meio do Atlântico, a 1.500 quilômetros de Lisboa.

 No dia 16 de março surgiu uma primeira tentativa de golpe de Estado, liderada por seguidores de Spinola, mas que não foi bem sucedida. O antigo líder do MFA só soube do golpe de 25 de abril por meio de uma mensagem cifrada enviada por telegrama a uma conhecida: 'Tia Aurora, sigo para os Estados Unidos da América 25.0300'. Um abraço, primo Antonio. O interessante vinha no final do texto, já que  dizia a data e a hora na qual começaria o golpe.


Radiografia de Sampa: Avenida 23 de Maio



A Avenida 23 de Maio liga o Centro à Zona Sul de SP


Luís Alberto Alves

 Até finais do século XIX, a região por onde hoje é esta avenida, entre a Praça das Bandeiras até a Rua do Paraíso, era um fundo de vale que dividia os bairros da Liberdade e da Bela Vista. Conhecido como "Vale do Itororó", por ele corria a céu aberto o Ribeirão do Anhangabaú.

 Com a abertura de diversas ruas nesta região a partir de 1900, surgiu a "Rua Itororó", entre as atuais Ruas Condessa de São Joaquim e Pedroso. Este nome, "Itororó", era uma referência ao córrego de mesmo nome que desaguava no Anhangabaú. Em 1928, o então prefeito J. Pires do Rio aprovava um novo projeto para a então "Avenida Itororó" desde a Rua João Julião até a Rua Paraíso.

  Começava assim a ser delineada a futura Avenida 23 de Maio. Porém, a construção dessa via demoraria ainda alguns anos, pois somente em 1969 ela seria entregue ao tráfego. Entre as décadas de 1930 e 1940, passou a ser conhecida como "Avenida Anhangabaú", entendida que foi como um prolongamento do "Parque do Anhangabaú".

 O nome definitivo de "Avenida 23 de Maio" foi proposto em 1954, mais exatamente na sessão da Câmara Municipal do dia 05/05/1954, através do Projeto de Lei nº 170/54. Na Justificativa que acompanhava o projeto consta o seguinte: "A grande data de 23 de maio de 1932, que marcou a reconquista da autonomia paulista em face da ditadura, ainda não tem na cidade a justa comemoração nas placas de uma rua, avenida ou praça. (...) A Avenida 23 de Maio ficará muito bem ao lado de sua irmã gêmea, a Avenida 9 de Julho, formando com um vértice na Praça das Bandeiras, um V que alto falará à alma paulista, simbolizando a vitória de São Paulo."

 Discutido novamente na sessão do dia 10/05/1954, o projeto transformou-se na Lei nº 4.473 de 22 de maio de 1954. Construída em etapas, em 1968 as obras estavam quase prontas. Cinco viadutos estavam concluídos: Dona Paulina, Brigadeiro Luís Antonio, Jaceguai, Condessa de São Joaquim e Pedroro. Faltava o Viaduto da Rua João Julião, perto do hospital da Beneficência Portuguesa.

 A preocupação dos engenheiros foi fazer com que a 23 de Maio fosse uma avenida expressa, evitando os cruzamentos de nível. Mesmo incompleta, a população já podia contar com ela, construída para ligar o Centro à Zona Sul, desafogando o trânsito da Avenida 9 de Julho. A data de "23 de maio", nome desta avenida, relembra um dos mais importantes episódios ocorridos durante a "Revolução Constitucionalista de 1932".

 Na verdade, os acontecimentos daquele dia podem ser considerados como que um estopim da revolta armada que viria em seguida, opondo as forças paulistas contra o governo federal que, naquela época, era chefiado por Getúlio Vargas. Já no dia anterior, 22 de maio, os ânimos estavam acirrados e passeatas de estudantes e do povo percorriam a cidade. No dia 23 outra manifestação tomou corpo e se dirigiu para a esquina da Rua Barão de Itapetininga com a Praça da República, onde se localizava a sede do PPP (Partido Popular Paulista) que apoiava Getúlio Vargas. Na sede do PPP estavam oito pessoas armadas e já preparadas para resistir a uma possível invasão.

 Os manifestantes foram recebidos a tiros e a massa popular se dispersou pelas diversas esquinas. Nesse primeiro momento morreram duas pessoas: Euclides Miragaia, estudante de Direito, e Antonio de Camargo Andrade, ficando feridas inúmeras outras. O povo se dividiu entre as esquinas da Rua Dom José de Barros e Praça da República. Quem entrasse na Barão de Itapetininga recebia bala. Um bonde que para esta rua se dirigia foi tomado por alguns manifestantes.

 Tão logo apontou na esquina sofreu uma rajada de metralhadora que matou o estudante Mário Martins de Almeida. Depois de quatro horas de troca de tiros de parte a parte, chegou um destacamento da Força Pública que isolou o prédio e forçou a rendição dos oitos atiradores do PPP. Também ferido nesse conflito, o jovem Drausio Marcondes de Souza (então com 14 anos de idade) morreu cinco dias depois, aos 28/05/1932. Dos nomes desses jovens surgiu a sigla MMDC (Martins, Miragaia, Drausio e Camargo) que se tornou o símbolo da Revolução de 1932.  A Avenida 23 de Maio liga o Centro à Zona Sul de SP.


Geral: Maioria dos hipertensos desconhece que é doente



Muitos fumantes desconhecem que o cigarro provoca hipertensão

Redação

 Sociedade Brasileira de Hipertensão lança campanha "Conheça sua pressão arterial", segundo a entidade a desinformação é um dos principais problemas. A Sociedade Brasileira de Hipertensão, em parceria com o Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, lança está semana a Campanha 2014: "Conheça sua pressão arterial!", com objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se conhecer e entender os valores da pressão arterial.

 De acordo com a entidade, a iniciativa surgiu em função do número de hipertensos que possuem a doença e não tem conhecimento. "Estima-se que 50% das pessoas com pressão alta não sabem disso, e dos que sabem apenas 25% são aderentes ao tratamento" explicou Dr. Frida Plavnik, diretora científica da Sociedade Brasileira de Hipertensão e coordenadora da Campanha. "Daí a importância de incentivarmos a aferição da pressão com regularidade e nos certificarmos de que a população entende o que eles significam", explica ela.

 A campanha conta com o apoio do ator e roteirista, Fábio Porchat, e o professor de educação física pós-graduado em nutrição, Marcio Atalla, que vestiram a camisa por uma vida com Menos Pressão. A escolha dos embaixadores não foi por acaso, Fábio Porchat, que recentemente participou do quadro Medida Certa, Fantástico, contou com a ajuda de Marcio Atalla para entrar em forma durante o programa. "Nossa expectativa é que eles sirvam de exemplo e inspirem a mudança de hábito na vida das pessoas", afirmou Dr. Roberto Franco, presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

 Atualmente, a hipertensão atinge em média de 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. No mundo, de acordo com a OMS, cerca de 7 milhões de pessoas morrem a cada ano e 1,5 bilhão, adoecem por causa da pressão alta. As graves consequências da doença podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.

 A Sociedade Brasileira de Hipertensão entende a importância de ações de conscientização para a população, por isso criou a tradicional Campanha Menos Pressão. "Iniciativas preventivas geram benefícios e custos menores do que outras intervenções necessárias para controlar a elevação da pressão arterial, tanto para pacientes quanto para o governo", afirma Dr. Roberto Franco, presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão e completa: "Por conta disso, criamos uma série de atividades durante o dia 26 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, para aproximarmos esse conhecimento da população".

                                                       Exames gratuitos
 No dia 26 de abril, a Sociedade Brasileira de hipertensão realizará evento gratuito no Parque Villa Lobos para aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além de cálculo do índice de massa corpórea (IMC), aulas com atividades físicas e dicas nutricionais.
Local: Parque Villa Lobos - Esplanada
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto dos Pinheiros, São Paulo
Horário: 9h às 16h


Geral: C&A lança primeira linha de lingeries plus size



 Redação


 A C&A, sempre antenada aos desejos da mulher brasileira, lança no Dia das Mães sua primeira linha de lingeries plus size. Com 8 modelos que vão do tamanho 46 ao 52, a coleção conta com sutiãs push up, com e sem bojo; calcinhas nos modelos string, caleçon e biquíni; além de camisetes. Como estampa principal, o já consagrado animal print é a principal aposta da linha, ao lado de modelos com e sem renda, agradando todos os estilos.


 Os materiais utilizados variam entre rendas florais, lisas, microfibras estampada e lisas. Outro detalhe muito importante na coleção é o acabamento das peças, que prima pelo conforto da mulher brasileira. Dentre as cores, o que predomina é o preto, dando um ar mais sexy em cada peça.

 Essa linha de lingeries passa a integrar a marca Special for You, que já é fixa na C&A e contempla confecção feminina com produtos desenvolvidos especialmente para tamanhos grandes, com modelagens desenvolvidas especialmente para vestir e valorizar as curvas do corpo das mulheres. A coleção de lingeries plus size entra já está nas lojas da rede, com preços a partir de R$13,90 (calcinha).

Geral: Fim de semana sem chuva em São Paulo



Apesar do frio, o sol vai aparecer neste final de semana

Redação


 A frente fria que passou sobre São Paulo não trouxe muita chuva para a região metropolitana, mas o ar polar que veio atrás do sistema frontal derrubou a temperatura. A máxima na quinta-feira (24) não passou dos 21,3ºC na região do Mirante de Santana, conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

 Nesta sexta-feira (25), o dia começou frio em São Paulo. A temperatura mínima no aeroporto de Congonhas foi de 16°C, e por causa do vento, às 06 horas da manhã a sensação térmica era de 14°C. Ao longo do dia o sol aparece entre muitas nuvens, mas também ocorrem momentos em que o céu fica totalmente nublado e pode garoar. A temperatura nesta tarde não deve passar dos 22°C.

 No final de semana o sol aparece um pouco mais, por causa da entrada de ar mais seco para a região metropolitana, Capital e Grande São Paulo e não há mais previsão de chuva. As noites e madrugadas ficarão cada vez mais frias,  o domingo (27) pode amanhecer com 13ºC. Já em todo o Litoral, ainda pode chover fraco em alguns momentos e a temperatura também segue baixa.

Geral: Educação convoca mais de 30 mil professores aprovados em concurso de história



   
A lista contempla todas as 91 diretorias de ensino de SP
Redação

 A Secretaria da Educação do Estado publica, no próximo dia 29 de abril, edital no Diário Oficial com a convocação de mais 30 mil professores aprovados no maior concurso da história do magistério paulista. A lista é regionalizada e contempla todas as 91 Diretorias de ensino. Em janeiro deste ano, foram chamados 15 mil docentes.

  A seleção foi feita com base no desempenho dos candidatos e na classificação final dos participantes no certame, realizado em novembro. A partir de 5 de maio, os professores devem comparecer à Diretoria de Ensino para escolherem as escolas estaduais onde vão atuar. A data, horário e local variam de acordo com cada diretoria e disciplina e serão definidos no edital de convocação.

  Para ajudar os docentes, a Secretaria vai disponibilizar no Portal da Educação a lista de vagas por diretoria regional de ensino. Após a escolha de aulas, os futuros professores passam pela perícia médica antes de tomarem posse na rede.

 "A Secretaria da Educação dá continuidade ao processo de convocação dos aprovados. Todos os ingressantes passam por uma formação específica na nossa Escola de Professores, a Efap, que desta vez acontece simultaneamente ao estágio probatório. Isso agiliza a entrada do docente em sala de aula", afirmou o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

   O concurso realizado em novembro de 2013 teve recorde de inscrições, com 322,7 mil adesões, e é voltado a educadores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio das disciplinas de Arte, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia ou para atuar nas áreas da Educação Especial.

  O salário de um professor que leciona para classes de anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com jornada de 40 horas semanais, é de R$ 2.257,84, podendo chegar a R$ 6.390,78 de acordo com a evolução funcional. A rede estadual paulista tem uma política salarial que prevê um aumento escalonado de 45% até o ano que vem. Em 2014, a remuneração inicial deste docente chegará a R$ 2.415,89. O valor do piso pago pelo Estado de São Paulo será, então, 42% superior ao piso nacional.



Economia: Cuidado com as armadilhas da portabilidade do FGTS





Luís Alberto Alves

 A partir de maio, quem quiser poderá realizar a portabilidade do FGTS, que é depositado na Caixa Econômica Federal, para outros bancos que ofereçam taxas mais atraentes. A portaria que autoriza essa migração já foi publicada no Diário Oficial da União e valerá a partir do dia 5 de maio. Na prática, será permitido ao cliente transferir a dívida para outra instituição financeira, sem ter nenhum custo por isso.

 Segundo o professor do curso de Economia da Faculdade Mackenzie Rio, Marcelo Anache, quem financiou a casa com FGTS e deseja mudar de banco precisa ficar atento para não cair em armadilhas. “O primeiro passo é verificar quem oferece as melhores taxas de juros. Se a diferença for muito pequena”, disse.

De acordo com ele a portabilidade pode não ser favorável, até porque precisam ser levados em consideração dois pontos importantes: a taxa de administração, que será cobrada pelo novo banco, e as despesas com cartório, como certidão e documentos. “Esse será um diferencial importante que pode pesar na conta final”, esclareceu.

 De acordo com Anache, a concorrência entre os bancos é benéfica para o mutuário, que vai pode barganhar valores menores. “A portabilidade vai permitir ao trabalhador buscar a instituição que lhe ofereça melhores condições de financiamento. Essa operação pode aumentar a concorrência nesse tipo de crédito, já que atualmente a maior parte dos financiamentos com recursos do FGTS é feita pela Caixa Econômica Federal. Com esse movimento, a expectativa é que os bancos renegociam os juros para não perderem os clientes”, finalizou.

Variedades: Paula Fernandes e Michel Teló em Guarulhos no Dia do Trabalhador


Michel Teló

Redação

 O Dia do Trabalhador será comemorado em Guarulhos na próxima quinta-feira (1) com shows e diversos artistas, com destaque para os cantores sertanejos  Paula Fernandes e Michel Teló. A programação terá início às 13 horas, na Avenida Joaquina de Jesus (Taboão).

  Estarão presentes várias atrações musicais como Cristiano Araújo, Sorriso Maroto, Lucas Lucco, Pixote, Turma do Pagode, Bom Gosto, Sampa Crew, Marco & Mario, Mc Ludimilla, Jads & Jadson, Dilsinho, Everton & André, Na Hora H e Leo Magalhães, entre outros.

A Festa do Trabalhador tem entrada franca e é promovida pela Prefeitura em parceria com a rádio Tropical FM, Caixa Econômica Federal (CEF) e Centrais Sindicais.

Serviço:
Festa do Trabalhador – dia 1º de maio – Avenida Joaquina de Jesus (Taboão), Guarulhos, Grande SP.



Variedades: Sambô é o destaque no Citibank Show



O grupo é uma mistura de samba com pegada de rock

Redação
 Irreverentes, talentosos e cheios de estilo, o grupo Sambô retorna a São Paulo no próximo dia 3 de maio para realizar única apresentação no Citibank Hall, uma das casas de shows mais conceituadas da região.
A banda, composta por San (voz e pandeiro), Sudu Lisi (bateria), Julio Fejuca (cavaquinho, guitarra e banjo) e Zé da Paz (pandeiro), mistura instrumentos típicos de uma verdadeira roda de samba com a voz característica do rock.
 O repertório do show contará com grandes sucessos do segundo e recente álbum lançado pela Som Livre,  ‘Estação Sambô – Ao vivo’ como ‘Você Abusou’, ‘Suddenly I See’, ‘José’, ‘Dia de Sol’, ‘Sunday, Bloody Sunday’, ‘Toda Forma de Amor, ‘Flores’, e muito mais! Além disso, o grupo promete muitas surpresas no palco.
 “Estamos muito felizes e ansiosos para retornar a cidade de São Paulo e, pela terceira vez, levar o nosso show para o Citibank Hall. Preparamos um repertório super especial e um show com muitas novidades e interação com o público. Esperamos todo mundo pra curtir o feriado ao som do nosso rock-samba. Grande abraço e até lá!”, convida o grupo, que possui a marca de 40 milhões de visualizações no YouTube e mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais.
 Vale lembrar que o Sambô é formado por artistas de diferentes escolas e estilos musicais, por isso essa mistura é inevitável. Sem pretensões de formar uma banda, se reuniram em uma tradicional roda de samba para animar um aniversário de um amigo. E a partir daí não pararam mais! Atualmente, o grupo inova o cenário musical com esse estilo que tem feito das apresentações uma grande festa, marcada pelo carisma dos integrantes, alegria, irreverência e muito samba no pé.
Serviço:
Data: 03 de maio
Horário: 23h
Local: Citibank Hall - Av. das Nações Unidas, 17.955 – Santo Amaro.
Pontos de venda no link: