Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Túnel do Tempo: Escândalo Parmalat




Luís Alberto Alves


Fraude:  No dia 19 de dezembro de 2003, Parmalat, um dos maiores conglomerados de produtos alimentícios do mundo, revela em seu balanço uma fraude de cerca de 4 bilhões de euros.

Radiografia de Sampa: Rua Monteiro de Melo




Luís Alberto Alves

 O trecho mais antigo desta rua (entre a Avenida Nossa Senhora da Lapa até a Rua Clélia) foi aberto entre finais do século XIX e início do século XX, já constando no mapa da cidade de 1905, porém sem o nome Monteiro de Melo.


 Em 1914 ela já se encontrava aberta até a Rua Coriolano. O nome é homenagem à família Monteiro de Melo, uma das mais importantes que morava no local. Sete anos depois a Prefeitura aumentou o trecho entra a Rua Coriolano e a Rua Tito (Até a Praça Cívica), aberto por uma imobiliária. A Rua Monteiro de Melo (foto) fica no bairro da Lapa, Zona Oeste de SP.

Geral: Gripes e resfriados podem se pegar durante o Verão


A gripe ou resfriado não escolhem estação do ano para atacar 


Redação

 O contágio de gripes e resfriados pode acontecer em qualquer estação do ano, inclusive, no Verão. Como no Inverno há fatores externos que influenciam para a rápida transmissão do vírus Influenza, nos períodos quentes é a mesma coisa, mesmo que em menor quantidade.

“Sempre lembro aos pacientes que o contágio de gripes e resfriados acontece por meio das vias aéreas respiratórias ou por objetos manipulados pelo doente. Por isso, seja na primavera, verão, outono ou inverno, qualquer indivíduo pode ter essa doença. Porém, há fatores externos característicos de cada estação que contribuem para rápida disseminação do vírus”, explicou o pneumologista Dr. Mauro Gomes.

 Especialmente no Verão, os agentes influenciadores destacados pelo Dr. Mauro podem ser:
 Ar condicionado: estes aparelhos extraem a umidade do ar e podem secar a camada protetora de muco no nariz, predispondo à infecção.

 Bruscas mudanças de temperatura: interfere em alguns mecanismos de defesa das vias aéreas, favorecendo o aparecimento dessas doenças.

 Lugares fechados ou com grande circulação de pessoas: facilitam a disseminação do vírus.

 Exposição solar: o corpo fica mais vulnerável, pois diminui a hidratação necessária para o equilíbrio do organismo alterando, consequentemente, o sistema imunológico.

 De acordo com o pneumologista, o ideal é adotar hábitos que fortaleçam o sistema imunológico. “Tenha uma alimentação saudável, faça atividades físicas regulares, descanse o corpo, o que inclui uma noite de sono adequada, e evite estresses emocionais. Outra medida muito importante é manter as mãos higienizadas, seja lavando ou utilizando álcool gel”, orientou.

 Se mesmo assim a transmissão acontecer, Dr. Mauro reforça os primeiros socorros: “É necessário ficar em repouso, tomar muita água e você pode fazer uso de medicamentos que amenizam os principais sintomas da gripe. Se após três dias o quadro não melhorar, o ideal é procurar ajuda de um especialista, pois, em alguns casos, pode evoluir para infecções bacterianas e que só curam com antibióticos”.


Geral: A importância de se planejar a gravidez em 2015




O sonho de ser mãe pode virar realidade em 2015

Redação

 Com a época de festas se aproximando, é hora de apostar em novos objetivos e começar a traçar planos para o futuro. Para muitas mulheres, o sonho da maternidade é um dos principais desejos para o novo ano que se inicia. No entanto, por conta de questões pessoais ou relacionadas à carreira profissional, muitas acabam postergando a chegada da cegonha. Mas, vale lembrar que as mudanças biológicas não acompanham as transformações sociais, então, por que não pensar em utilizar da tecnologia de congelamento de óvulos para poder escolher o melhor momento para ser mãe?

 De acordo com o ginecologista especialista em Reprodução Humana da Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira, a técnica de congelamento de óvulos, por meio da Vitrificação, é o método mais promissor para ser utilizado por mulheres que desejam preservar sua fertilidade. “Com esse método, os oócitos, ou seja, os gametas femininos, são congelados e as suas características mesmo após o descongelamento são preservadas”, explicou. Quando a mulher decide usar os seus óvulos, eles são descongelados e fertilizados com espermatozoides. Por isso, o tratamento deve ser sempre a fertilização in vitro (FIV) ou sua variante denominada ICSI. “Os embriões formados serão transferidos para o útero e o teste de gravidez é feito em aproximadamente 12 dias”, completou.

 O especialista ressalta que o ideal é realizar o congelamento até os 35 anos de idade, pois os resultados são melhores. “Se a mulher possuir idade superior a 35 anos e não desejar uma gestação nos próximos anos, é essencial que converse com seu médico para avaliar a possibilidade de criopreservação”, alertou.

                                                                Tardiamente
 Além de ser indicada para mulheres que planejam engravidar tardiamente, a técnica também pode ser realizada por mulheres diagnosticadas com câncer e que tenham que passar por quimioterapia e/ou radioterapia, tratamentos que costumam comprometer a fertilidade feminina. “Nesses casos, se os oócitos não forem afetados pela doença, devem ser retirados antes do início dos procedimentos. Mulheres com histórico de menopausa precoce na família ou que tenham que ser submetidas a cirurgias que retirem parte do tecido ovariano, como a de endometriose, também podem congelar seus gametas”, finalizou o ginecologista.


Geral: Dormir após o almoço faz bem à saúde



Soneca após o almoço faz bem ao corpo
 Redação

 Já se foi o tempo em que dormir após o almoço era sinônimo de gente preguiçosa e sem pique para realizar as tarefas diárias. Hábito comum da cultura espanhola e italiana, a famosa “sesta” (ou soneca após o almoço), pode fazer bem a saúde e melhorar o rendimento no restante do dia. Uma pesquisa da faculdade norte-americana Allegheny College recrutou 85 pessoas que foram separadas em dois grupos.

 Um deles deveria dormir por 45 minutos após o almoço, enquanto o outro permanecia acordado. Todos os participantes foram submetidos a testes de estresse e, após avaliação dos resultados, foi constatada uma baixa pressão arterial no grupo que descansou.  

 De acordo com Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex, o sono depois do almoço possui efeitos reparadores, o que influencia na renovação cerebral. “O objetivo desse cochilo é liberar espaço para armazenar informações e priorizar a absorção de novos conhecimentos. O sono após o almoço oferece alguns benefícios físicos, como o aumento da disposição e a diminuição do cansaço, além de melhorar o desempenho cognitivo”, ressaltou.

 Mas por que isso acontece? “As pessoas costumam sentir sono após o almoço, pois é o período em que o corpo está relaxado e o cérebro está trabalhando com maior lentidão, já que durante a digestão parte do fluxo sanguíneo é desviado para o estômago, moderando a capacidade de sangue em outras áreas como o cérebro e os músculos”, destacou Renata.

 No entanto, a especialista alerta que o sono é importante, desde que não exceda a um determinado tempo. “O ideal é que se descanse no período de 30 minutos no caso de adultos e no máximo 2 horas no caso das crianças, já que ultrapassando esse tempo a pessoa pode sofrer com a falta de sono noturno e, consequentemente, com um resultado inverso”, explicou.

 Tirar aquela soneca após o almoço não faz mal a ninguém, mas quando se trata do horário de trabalho ou estudo, é bom ficar atento. “Quando os cochilos passam a ser constantes no dia-a-dia, isso pode ser um indício de que algo está errado. Embora uma sonolência passageira logo após o almoço possa estar ligada ao processo digestivo, a melhor medida talvez seja a busca por um diagnóstico mais preciso, realizado por um profissional especializado”, finalizou. 




Variedades: Shows movimentam inauguração de academia popular em Guarulhos (SP)





O grupo de RAP Sampa Crew vai animar a inauguração da academia popular de ginástica hoje (19)

Redação

 A Prefeitura de Guarulhos (SP) entrega à população nesta sexta-feira (19), a estação Jardim Triunfo do projeto Academia Popular. Desta vez, o bairro contemplado será a Vila Nova Bonsucesso, Zona Leste. A inauguração contou com apresentações especiais das bandas Sampa Crew e Remexe Mainha, e da dupla Everton & André.

 Localizada na Avenida Armando Bei, s/nº, a nova academia conta com cinco aparelhos (alongador 3 alturas, pressão de pernas duplo, simulador de cavalgada, simulador de remada e surf duplo). Como nas demais estações do projeto existentes na cidade, o uso é livre e aberto a toda a população.

 Na última quinzena, foram duas academias populares entregues. A primeira inauguração aconteceu no último dia 11, na praça Orobó, Jardim Presidente Dutra, Zona Leste. Nesse endereço, a estação possui sete aparelhos (alongador 3 alturas, pressão de pernas duplo conjugado, simulador de cavalgada duplo, rotação vertical duplo conjugado, simulador de remada, surf duplo e multiexercitador 6 funções). Ainda neste mês, os próximos bairros a serem contemplados serão Jardim Ipanema e Jardim das Nações, Zona Leste.

 Especialmente reforçadas para suportar o uso intenso e as variações climáticas, as estações das academias populares são instaladas em locais de fácil acesso, de forma a facilitar seu uso pela população. “O objetivo é incentivar a prática de atividades físicas nas mais diversas faixas etárias, como forma de melhorar a qualidade de vida e também de evitar futuras doenças”, explicou o secretário de Esporte, Recreação e Lazer, Wagner Freitas.

 A primeira estação do projeto Academia Popular foi inaugurada no final de 2009, no Bosque Maia, Centro. Atualmente, a cidade conta com mais de 50 academias instaladas. Os endereços podem ser consultados no link Qualidade de Vida da página da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer no site da Prefeitura de Guarulhos (www.guarulhos.sp.gov.br). Mais informações:  (11) 2087-6869.