Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Túnel do Tempo: Condenação de envolvido no massacre de Carajás



O major José Maria Oliveira foi co autor da morte de 19 trabalhadores Sem Terra

Luís Alberto Alves


Triunfo da Justiça: Em 22 de maio de 2002, o Tribunal de Justiça do Pará condena o major José Maria Oliveira, comandante do grupo da Polícia Militar envolvido no massacre de Eldorado de Carajás.

Radiografia de Sampa: Rua Voluntários da Pátria


A Rua Voluntários da Pátria homenageia brasileiros que lutaram na Guerra do Paraguai


Luís Alberto Alves

 No ano de 1881, esta rua era conhecida como "Estrada para Bragança". Em 1897 já recebia o nome de "Voluntários da Pátria", homenagem ao batalhão Voluntários da Pátria que lutou na Guerra do Paraguai. Por causa da invasão de Mato Grosso por forças inimigas foram criadas associações patrióticas para fornecer o maior número possível de homens e materiais ao Exército.

 A entidade Associação Promotora de Voluntários da Pátria que armou e enviou farda à Coluna dos Voluntários em janeiro de 1865 para embarcar à guerra. Eram três companhias e a organização ficava nas mãos do coronel Francisco Antonio de Oliveira.

 Em 24 de julho seguiram para o Mato Grosso. Em 10 de abril de 1866 travaram a primeira batalha no Paraguai, onde morreram 153 combatentes. O restante da tropa se uniu a dois batalhões, todos paulistas, formando uma só unidade, que recebeu o nome de 35º batalhão de Voluntários. Em 25 de abril de 1870 retornaram a São Paulo. Do efetivo de 800 homens, apenas 84 voltaram. A Rua Voluntários da Pátria fica no bairro de Santana, Zona Norte de SP.


Geral: Michelle Obama veste Michael Kors para incentivar educação dos Estados Unidos




Michelle Obama escolheu um vestido clean

Luís Alberto Alves


 A Primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, escolheu um vestido clean, na cor branca do estilista americano Michael Kors, para apresentar o show de talentos da Casa Branca - White House Talent Show. A peça faz parte da coleção primavera/verão 2014.

 O evento aconteceu na terça-feira (20), em Washington, DC. O programa exibiu alunos do Ensino Fundamental que tiveram a oportunidade de apresentar números musicais e declamar poesias para o presidente Barack Obama e a primeira-dama, além de celebridades envolvidas no projeto e membros das famílias. 

 Com mentores como Sarah Jessica Parker, Kal Penn e Alfre Woodard, as crianças vêm de escolas das cidades de Montana, New Orleans e Massachusetts. Este é um incentivo do governo para incluir programas de arte e música na educação do país. 

Geral: Saiba como aumentar a imunidade nos dias frios do Outono



Suco de frutas vermelhas com biomassa de banana verde é uma das alternativas
Redação

 O outono é a estação que antecede a mais fria do ano. Os termômetros já apontam temperaturas muito mais frias do que estavam acostumados no verão ou na primavera. Por isso, é muito importante reforçar a imunidade para evitar complicações no organismo, que vão de gripes a enfermidades mais graves.

 Para aproveitar a estação de maneira saudável é fundamental ter muito cuidado com a alimentação, abusando de frutas, legumes e alimentos ricos em vitaminas C. “A estação pede cautela e atenção especial na alimentação. É de extrema importância ter no cardápio alimentos ricos em vitamina C, como, por exemplo, a acerola e laranja, facilmente diluídas em sucos. A Vitamina C age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência”, explicou a nutricionista Bruna Murta da rede Mundo Verde.

 Para auxiliar a fortalecer a imunidade, as nutricionistas da Mundo Verde sugerem algumas receitas ricas em vitaminas e nutrientes essenciais. Confira:


Suco de frutas vermelhas com biomassa de banana verde

Em um liquidificador, coloque duas xícaras (chá) de suco de blueberry;
Adicione uma xícara (chá) de amoras congeladas;
Coloque uma colher (sopa) de biomassa de banana-verde;
Bata todos os ingredientes até ficar homogêneo e sirva em seguida.

O consumo de biomassa de banana-verde auxilia na melhora do funcionamento intestinal, da digestão e também fortalece a imunidade. 


SALADA DE ESPINAFRE COM ÓLEO DE COCO

Ingredientes
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de óleo de coco
1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 pitada de pimenta-do-reino
3 xícaras (chá) de folhas frescas de espinafre higienizado
¼ de xícara (chá) de champignon fatiado
1 xícara (chá) de tomates-cereja cortados ao meio
1 pimentão vermelho pequeno cortado em tiras finas (sem as sementes)
1 colher (sopa) de chia em grãos


                                                                      Modo de preparo

Em uma tigela, misturar o vinagre balsâmico, o óleo de coco, o azeite de oliva extravirgem e a pimenta-do-reino. Reservar.
Em uma tigela grande, misturar o espinafre, o champignon e o pimentão vermelho. Tempere com o molho e salpique os grãos de chia.

O óleo de coco é fonte de ácido láurico – nutriente que pode auxiliar no fortalecimento da imunidade


COZIDO DE LEGUMES COM SHITAKE

                                                                     Ingredientes
8 shitakes médios hidratados em fatias
1 abobrinha com casca ralada, de preferência orgânica
1 xícara chá de abóbora em cubos, de preferência orgânica
1 cenoura sem casca em rodelas, de preferência orgânica
1 cebola média picada, de preferência orgânica
2 dentes de alho amassados, de preferência orgânicos
1/2 talo de alho-poró em rodelas finas, de preferência orgânico
1 colher sobremesa de óleo de coco extravirgem
Salsa picada a gosto
Sal marinho a gosto

                                                                      Modo de Preparo
Em uma panela, aquecer o óleo de coco, refogar a cebola e o alho, adicionar o alho-poró, a abobrinha, a cenoura e a abóbora. Cozinhar em fogo baixo até ficar al dente. Adicionar o shitake já hidratado e deixar cozinhar por mais 5 minutos. Acrescentar sal gosto. Desligar o fogo e acrescentar a salsa.

O shitake possui lentinan, uma substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo, auxiliando no fortalecimento da imunidade.




Geral: Internautas mobilizados para arrecadar R$ 2 milhões e salvar vida de bebê com doença rara


Pedrinho tem uma doença rara, cuja cirurgia só é feita nos Estados Unidos



Luís Alberto Alves

Na sexta-feira (16) teve início uma grande mobilização na internet com o nobre objetivo: arrecadar R$ 2 milhões  para ajudar salvar a vida do menino Pedrinho (9 meses). O primeiro filho do casal Aline Libração da Lavra (34) e Roger Baragão (41) foi diagnosticado, logo após o nascimento, com a Síndrome do Intestino Curto, uma doença rara. Desde então, este grande guerreiro segue hospitalizado, lutando pela sobrevivência que depende de um transplante de intestino.

 Todo o tratamento, que inclui cirurgia, é feito nos EUA. No Brasil, ainda está em fase experimental e o último procedimento, realizado há 10 anos, não obteve sucesso. A ação é organizada por amigos e familiares, que estão comovendo internautas a aderirem à campanha para salvar a vida do Pedrinho (internado no Hospital Sabará, em São Paulo/SP).

 Para quem está de fora da situação, o objetivo pode parecer difícil. Mas o sentimento de mãe logo nos entusiasma a acreditar que tudo pode ser alcançado. “Talvez antes de ter meu filho, não acharia possível arrecadar uma quantia como essa. Agora que sou mãe, vejo que nada é impossível de ser feito para que eu veja meu filho bem. Vou fazer o impossível pela vida dele!”, confia Aline. Para informar-se sobre como colaborar com o Pedrinho, acesse o site: www.amigosdopedrinho.com.br.


Geral: Marriott Hotel é o primeiro da rede a fazer check ­in pelo celular no Brasil




A unidade  São Paulo Marriott Airport fica em Guarulhos (SP)

Luís Alberto Alves

 Com a vida agitada que levamos hoje em dia tempo é um item extremamente valioso, principalmente quando se está viajando a trabalho. Pensando em facilitar a chegada de seus hóspedes, o São Paulo Airport Marriott Hotel disponibiliza, a partir deste mês, o serviço exclusivos de check-in por smartphone.

 “A maior parte de nossos hóspedes são viajantes de negócios que estão sempre conectados, cumprindo horários e tentando otimizar ao máximo seu tempo. O aplicativo vem de encontro com o que eles procuram, algo que facilite ainda mais sua passagem pelo hotel.”, disse o gerente-geral do São Paulo Airport Marriott Hotel, João Paulo Berger.

 O check-in deve ser realizado pelo aplicativo Marriott Mobile, disponível para download na App Store e no Google Play, através dos dados de cadastro no programa de fidelidade da rede, Marriott Rewards. 

 Ele pode ser feito pelo aplicativo a partir das 16h do dia anterior à chegada, após o recebimento da notificação automática avisando que ele já pode ser feito. No momento em que o apartamento estiver pronto o hóspede também recebe um alerta no celular e, ao chegar ao hotel, basta se dirigir até o balcão expresso de check-in móvel, onde o cartão magnético pré-programado já estará pronto para ser retirado.

 O aplicativo Marriott Mobile pode ser baixado na App Store, no Google Play e também no site http://www.marriott.com/marriott/mobile-apps.mi.



Variedades: Biografia de Oscar Schmidt, um dos maiores jogadores de basquete do mundo


O livro traz a história de um dos maiores jogadores de basquete do mundo



Redação

 Um dos principais biógrafos do País, Elias Awad, foi responsável por transformar em livro a história de um dos maiores jogadores de basquete do mundo, o cestinha Oscar Schimidt. A biografia "Oscar Schmidt - 14 Motivos para Viver, Vencer e Ser Feliz" conta a emocionante história de um ídolo do esporte brasileiro, abordando de forma transparente a motivação para as vitórias nas quadras, na carreira de palestrante e na luta contra o câncer.

 Editado pela Novo Século, o livro será lançado com uma sessão de autógrafos no dia 29 de maio, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo a partir das 19h.

 A obra aborda a importância das lutas e conquistas na vida e mostra que, muitas vezes, uma aparente derrota torna-se mais um passo até a vitória. Além disso, remetem ao momento em que o ex-jogador entendeu isso, quando passava por problemas de saúde. Segundo Awad, o título do livro constitui uma homenagem ao ex-jogador, assim como a capa, uma ilustração feita pela filha de Oscar, Stephanie, de 25 anos.

 "Catorze é o número da camisa que Oscar sempre vestiu nos jogos durante a vida inteira. Os 14 motivos tratam da busca do Oscar pela felicidade, primeiramente como atleta, depois, na aposentadoria, sem saber bem que caminho seguir. E, finalmente, como palestrante", ressaltou.

 Elias acrescenta que a cada capítulo o leitor poderá tirar lições e valores da vida de Oscar e aplicar na sua trajetória, identificando-se em situações do dia a dia e em momentos decisivos. A biografia reúne também um grande acervo fotográfico que conta a história do atleta desde criança, os momentos de descontração com a família, amigos e também grandes passagens de sua carreira.

 "O intuito é mudar a vida das pessoas, torná-las mais fortes, mais preparadas. O livro é vibrante e intenso, da mesma maneira que o Oscar, que sonha, bate na mesa, é espontâneo", complementou.

 A obra conta com depoimentos de grandes personalidades como João Doria Jr., Luiza Helena Trajano, Fausto Silva, Luiz Fernando Furlan e Pelé. "Oscar Schimidt é um dos mais importantes ícones do esporte brasileiro. Através de sua longa e excepcional carreira no basquete, ele promoveu o Brasil ao redor do mundo. Acima de tudo, Oscar sempre foi um grande exemplo para os jovens de nosso país", escreveu o Rei do Futebol.

 A expectativa do biógrafo é que o livro mexa com os leitores e que se transforme em um grande sucesso. "Durante a votação para o prêmio de melhor palestrante do Brasil, havia cinco finalistas de diversas áreas e 1.500 pessoas assistindo. Quando o Oscar foi escolhido como vencedor, todos o aplaudiram de pé. A expectativa para o livro é parecida com isso", concluiu.

Serviço
Título: "Oscar Schimidt - 14 motivos para viver, vencer e ser feliz";
Autor: Elias Awad;
Editora: Novo Século;
Preço: R$ 29,90;
N° de páginas: 176.


Variedades: Deuses da Bola conta cem anos de história da seleção brasileira de futebol


O livro narra cem anos de detalhes da Seleção Brasileira de futebol



Redação


 Em 21 de julho de 1914 ocorreu o primeiro jogo da Seleção brasileira de futebol, um combinado de paulistas e cariocas que enfrentou o time inglês Exeter City no antigo campo do Fluminense, à Rua Guanabara, 94, no bairro das Laranjeiras, Rio de Janeiro. É quando começa o mais novo livro da Editora DSOP, Deuses da Bola, de João Carlos Assumpção e Eugenio Goussinsky, que narra com detalhes 100 anos de histórias da Seleção que em 2014 defenderá a camisa amarela em casa, buscando o mesmo resultado daquele 21 de julho: vitória, aquela primeira por 2 × 0, com gols de Osman e Oswaldo Gomes.

 Com prefácio escrito pelo renomado maestro João Carlos Martins, que compara o futebol à música, convidando à leitura, a obra será lançada no dia 26 de maio, às 18h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, marcando a estreia da Editora DSOP no segmento de não-ficção.

 Deuses da Bola – 100 Anos da Seleção Brasileira traz uma coletânea raríssima dos momentos mais marcantes dentro e fora de campo, com foco no “caso de amor” entre a Seleção e o povo brasileiro. Uma viagem no tempo e um registro para se ter à mão, ainda mais neste ano de Copa do Mundo, quase como um amuleto.

 A riqueza de informações e curiosidades reunidas no livro é tão grande que, ao passar por cada uma das páginas, a sensação é de estar lendo um romance ou livro de contos cheio de personagens e aventuras, não uma história real. Ao mesmo tempo, entretanto, a precisão do resgate histórico é garantida pela ampla e cuidadosa pesquisa realizada pelos autores para a concepção da obra.

 A narrativa vai do primeiro jogo do time em 1914 até a era atual do futebol como “business” e a recente goleada contra a África do Sul, em 2014, passando por momentos emblemáticos como a derrota no Mundial de 1950, a conquista do tri no México em 1970 e o chute para fora de Roberto Baggio na conquista do tetra em 1994, contando também um pouco da História do País. Fala ainda do surgimento de deuses como Garrincha, Pelé e Zico, que marcaram época e contribuíram para mudar a imagem do esporte brasileiro no exterior, até os mais recentes, como Romário, Ronaldo e Neymar.

 “Nossa entrada no segmento de não-ficção não poderia acontecer num momento mais propício. Estrear com os 100 anos da Seleção em ano de Copa do Mundo é fantástico – embora nossa história com o futebol seja tão incrível, tão cheia de dramas, emoções e peripécias que, no fundo, pareça uma linda ficção”, enfatizou a diretora editorial Simone Paulino.

Serviço: Livro: Deuses da Bola – 100 Anos da Seleção Brasileira
Autores: Eugenio Goussinsky e João Carlos Assumpção
Lançamento: 26 de maio de 2014, às 18h
Onde: Livraria Cultura – Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073, Bela Vista, São Paulo/SP)