Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Economia: Reformas estruturais são fundamentais para a integração econômica do país


O cenário tende a mudar, uma vez que o governo está comprometido com a migração funcional da política comercial para a econômica


Redação/Hourpress

Três características são comuns a todos os países que alcançaram melhor desempenho econômico nos últimos 40 anos, período em que o Brasil ficou economicamente estagnado. São elas: utilização da plataforma de comércio exterior como elemento central, uma grande estratégia de desenvolvimento e um alinhamento entre política comercial e política econômica. A análise foi feita pelo secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia Marcos Troyjo, durante pronunciamento especial no Enaex 2019, nesta quinta-feira.

Segundo Troyjo, o cenário tende a mudar, uma vez que o governo está comprometido com a migração funcional da política comercial para a econômica. “Quando criamos o Ministério da Economia, a política comercial foi para o coração da política econômica, algo, até então, inédito no país. Isso nos permitiu falar através de uma única voz em diferentes tabuleiros internacionais, nos fazendo avançar em negociações importantes, como as do Acordo Mercosul -- União Europeia. Casando a política comercial com a econômica, a abertura econômica também será facilitada”, observou.

Troyjo ressaltou, no entanto, que o desafio brasileiro é fundamentalmente de inserção competitiva e não de abertura econômica. Para atingir tal objetivo, o secretário sublinhou a necessidade de conclusão de mudanças estruturais em concomitância ao processo de integração econômica. “Se fechamos grandes acordos internacionais mas não realizamos as reformas que precisamos, perdemos o melhor cenário possível. Por isso digo que o grande acordo comercial que o país precisa fazer é consigo mesmo. Se seguirmos com as reformas que estão em curso, dando maior liberdade econômica para as empresas e apostando nas privatizações, acredito que o Brasil tem tudo para ser o país que se destacará na próxima década”, concluiu.

Sobre o ENAEX

Produtividade e competitividade abrindo mercados externos é o tema da 38ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2019). Promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o evento acontece hoje (21) e amanhã (22), no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

Além dos painéis para discutir as principais questões que envolvem o setor, com vistas a melhorar a competitividade dos produtos brasileiros, estão previstos workshops, painéis e debates sobre os principais temas relacionados ao setor. Os inscritos também têm a oportunidade de participar de despachos executivos e reuniões, assim como visitar a área de exposição com estandes de empresas, entidades, órgãos públicos e mídias especializadas.

Sobre a AEB

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) é uma entidade privada, sem fins lucrativos e de âmbito nacional, que representa o segmento empresarial de exportação e importação de mercadorias e serviços, bem como as atividades correlatas e afins. Fundada em 20 de agosto de 1970, a AEB tem como principal objetivo atuar junto aos órgãos públicos e privados pela adoção de medidas que favoreçam a expansão competitiva e sustentável do comércio exterior. Também busca promover a aproximação de todos os elos da cadeia de negócios com fins de estudos técnicos, cooperação e defesa dos interesses e objetivos comuns, visando ao desenvolvimento econômico e social do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário