Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Economia: Ministro se reúne com centrais sindicais na 105ª Conferência da OIT



Redação

Encontro teve como objetivo reforçar o compromisso do governo no diálogo com os trabalhadores

Cumprindo com o compromisso de dialogar com as centrais sindicais sobre os temas de interesse dos trabalhadores, o ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira, promoveu nesta quinta-feira (9), em Genebra (Suíça), uma reunião com as entidades sindicais que integram a delegação brasileira na 105ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Compareceram os representantes da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e Força Sindical. Todos eles se colocaram a disposição do ministro para conversar com o governo.

Sobre esse mesmo assunto, Ronaldo Nogueira também concedeu entrevista ao correspondente do Jornal O Estado de S. Paulo (http://mtps.gov.br/component/content/article?id=3470), na qual  falou sobre como está conduzindo as conversas com os sindicalistas. “Já visitei a Força Sindical, a Nova Central, UGT e a CSB e quero visitar a CTB e a CUT. São centrais importantes e precisam estar na mesa para construir essa legislação. Todos os sindicatos são necessários para a representação”.

Ainda na quinta-feira, o ministro também participou das reuniões sobre trabalho decente para juventude. Foram debatidos temas como o cenário no mercado de trabalho para a juventude, o desafio do emprego, as políticas públicas e a atuação da OIT nessa área. Ele encerrou sua participação na Conferência da OIT à noite em um jantar da Confederação Nacional do Comércio.

A semana

O ministro Ronaldo Nogueira chegou em Genebra na última segunda-feira (6) e retorna ao Brasil nesta sexta (10). Os compromissos começaram com uma série de reuniões bilaterais com o diretor geral da OIT, Guy Ryder (http://mtps.gov.br/component/content/article?id=3464 ), e os ministros da Argentina(http://www.mtps.gov.br/noticias/3459-genebra-ministro-do-trabalho-ronaldo-nogueira-d-e-ministro-do-trabalho-emprego-e-seguridade-social-da-argentina-jorge-triaca-e), Tunísia(http://www.mtps.gov.br/noticias/3456-ronaldo-nogueira-se-reune-com-ministro-da-tunisia) , Paraguai, Moçambique e Áustria.

Na quarta-feira, Ronaldo discursou na assembleia da OIT (http://www.mtps.gov.br/noticias/3461-ministro-destaca-compromissos-do-brasil-com-os-trabalhadores-em-discurso-na-oit ). Ele destacou o engajamento do Brasil no aperfeiçoamento da produtividade, no incremento do emprego formal, no apoio às pequenas e médias empresas e na erradicação do trabalho forçado e infantil. Além disso, falou da importância do diálogo global para o mundo do trabalho, dos acordos de cooperação Sul-Sul e Triangular e do avanço na cooperação da OIT com instituições financeiras e econômicas internacionais.

Delegações dos 187 estados membros da OIT participam da Conferência, teve início em 30 de maio. Neste ano, os principais assuntos tratados foram trabalho decente e seu papel na promoção da paz e o impacto da declaração da OIT sobre justiça social no contexto da globalização. Também foi colocado em debate o relatório da OIT: ‘Perspectivas sociais e de emprego no mundo 2016 – transformando empregos para acabar com a pobreza’.


Nenhum comentário:

Postar um comentário