Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Radiografia de Sampa: Rua Marconi

Luís Alberto Alves

Guglielmo Marconi, físico italiano, nasceu em Bolonha em 1874. Inventor da telegrafia sem fio, obteve a patente de seu invento na Inglaterra. Em 1899 usou a telegrafia sem fio para fazer a comunicação entre as costas francesa e inglesa, no Canal da Mancha. Marconi aperfeiçoou seu aparelho criando, em 1898, os primeiros rádiotelégrafos.

 Em 1902 foi transmitida a primeira mensagem radiotelegráfica do Canadá para a Inglaterra. Em 1910 foi feita a primeira comunicação entre a Europa e a América do Sul, por telégrafo sem fio. Em 1909 recebeu, juntamente com Carlos Fernando Braun, o Prêmio Nobel de Física.

 Sete anos depois construiu os primeiros aparelhos de ondas curtas, melhorando o sistema de transmissão a longas distâncias. Em 1924, pela radiofonia, a voz humana foi transmitida da Inglaterra para a Austrália. 

Recebeu, por seus inventos, diversas honrarias, entre elas, em 1922, o título de marquês. Faleceu em Roma no ano de 1937. A Rua Marconi foi aberta entre finais de 1936 e início de 1937 pelos herdeiros do médico Walter Seng em terrenos de sua propriedade. O leito da rua foi doado à Prefeitura (o que a tornava pública).

Na época de sua abertura, os herdeiros sugeriram que a rua recebesse o nome de "Walter Seng". entretanto, o Prefeito optou pelo nome de Marconi porque já existia desde 1932 uma rua na Bela Vista homenageando Walter Seng: a "Rua Dr. Seng". 

Em 07 de maio de 1974, a Prefeitura de São Paulo transformou esta rua em área de passagem exclusiva de pedestres. A iniciativa integrou uma série de medidas adotadas com o intuito de interditar progressivamente o trânsito no centro, entre as Praças da República e Ramos de Azevedo que, depois, foram transformadas em "calçadões". A Rua Marconi (foto) fica no Centro de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário