Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Geral: Dores nas costas: sua qualidade de vida pode estar no movimento!



Redação
A região lombar é a mais afetada da coluna e grande responsável pela perda na qualidade de vida das pessoas
A coluna é uma das partes mais fortes do nosso corpo formada basicamente por um conjunto de ossos, discos, ligamentos e músculos que ajudam a proteger e ao mesmo tempo dão a ela força e flexibilidade.
Muitas dores nas costas são de origem muscular, ligamentar e articular. Quando elas aparecem, provavelmente estas estruturas simplesmente não estão “trabalhando” como deveriam. Alguns achados em exames de imagem podem ser normais e compatíveis com sua idade como, por exemplo, desidratação discal e artrose, não sendo necessariamente a causa primária de dor. Atualmente já é comprovado cientificamente que muitas pessoas podem ter hérnia de disco e não manifestarem sintomas.
A solução para estas situações pode estar no movimento do nosso corpo, afinal, coluna boa é coluna em movimento. ”Comprovando este fato, estudos recentes demonstraram que pessoas com melhores condicionamentos físicos têm menos dores nas costas que pessoas sedentárias e também se recuperam mais rápido quando as mesmas aparecem”, pontua Dr. Rodrigo Sampaio, fisioterapeuta e diretor da ITC Vertebral, maior rede de franquias de fisioterapia do país.
Em tempos passados o tratamento para estes sintomas era somente repouso. Hoje em dia os melhores resultados são com movimento correto, sejam eles preventivos ou curativos. Para a prevenção, além de atividades físicas regulares como caminhada, bicicleta e natação, faz-se necessária a correção postural nos hábitos diários. O “pensar” para realizar alguns movimentos é de grande valia para estas situações. “O simples ato de levantar um peso do chão deve ser feito de maneira não agressiva para suas costas, usando as pernas para realizar o movimento e sempre fazer o carregamento do objeto pesado o mais próximo possível ao corpo”, finaliza.
Quando falamos em tratamento curativo a fisioterapia é uma grande aliada. Através de uma avaliação detalhada o fisioterapeuta ira detectar o que esta acontecendo de “errado” e traçar o plano de tratamento adequado.
Técnicas manuais tem um grande valor terapêutico para a coluna juntamente com exercícios específicos estimulando a musculatura correta e ganho de mobilidade das articulações.  Este trabalho específico contribuirá para a redução dos sintomas e estimulará a pratica de atividade física para manutenção de uma boa saúde do seu copo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário