Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Economia: Reciclagem de autoadesivo é fonte de renda e emprego





Redação
 
Novelprint aprimora Programa de Reciclagem para cumprir a lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com geração de receitas para empresas
 
 
É lei: de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (número 12305/2010), as indústrias são responsáveis pela destinação adequada dos resíduos oriundos de sua produção – e caso não cumpra esta determinação  recebe multas e punições. Mas antes mesmo disso se tornar uma obrigação, a sempre inovadora Novelprint - pioneira na fabricação de rótulos adesivos, com soluções completas e integradas em rotulagem – buscou caminhos pensando em produzir com eficiência, sem afetar o meio ambiente e, claro, trazendo benefícios aos clientes.
 
Em 1982, a indústria desenvolveu uma tecnologia que substituiu o liner (suporte descartável do adesivo) de papel siliconado por outro feito com BOPP – que é 100% reciclável. “Ele tem outras vantagens: não solta pó; não absorve micro-organismos; é mais fino – o que permite ter mais rótulos por rolo; tem maior lisura, o que o torna perfeito para rótulos transparentes; é mais fácil de aplicar em alta velocidade e o preço é similar ao liner de papel siliconado comum”, detalhe Guido Raccah, Diretor Comercial da Novelprint. Hoje, 95% dos adesivos produzidos pela Novelprint utilizam liner de BOPP.
 
Em 2006, a indústria foi além e lançou o Programa de Reciclagem de Liner de BOPP. Raccah explica: “Oferecemos aos clientes a possibilidade de recompra do liner, tirando deles a responsabilidade de reciclar. Nós enviamos este resíduo a uma empresa que o recicla e transforma em matéria-prima para a confecção dos mais variados produtos, como vasos, réguas, pastas, bandejas e estojos, entre outros itens. E o mais importante: geramos emprego e renda”.
 
De acordo com o Diretor, o Programa de Reciclagem de Liner é, sim, um diferencial competitivo. “Empresas com consciência ambiental fazem questão de utilizar o liner de BOPP. Muitas aderiram e apoiaram a nossa iniciativa antes mesmo da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, reforça. “Todos os clientes recebem um certificado de destinação, uma forma que a Novelprint encontrou de mostrar ao cliente para onde foi o liner que estava na empresa”.
 
Raccah vê o Programa de Reciclagem de Liner como um dever da Novelprint enquanto indústria. “O único reconhecimento que procuramos com esse projeto é a real conscientização das pessoas em relação à geração de resíduos com responsabilidade”, reforça. No entanto, este processo foi sim reconhecido mundialmente pela FINAT (Associação Mundial para os Fabricantes de Etiquetas Autoadesivas e Produtos e Serviços relacionados) no prêmio anual Label Industry Global Awards de 2011, na categoria Inovação Contínua. “Na categoria, são avaliadas as inovações de determinada empresa no período de dez anos e este projeto muito contribuiu para esta premiação”, finaliza o Diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário