Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Variedades: Tarantella será uma das atrações do 10º Festitalia




Redação
A tradicional tarantella será uma das grandes atrações do 10° Festitalia - Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto (SP), que acontece nos dias 14, 15 e 16 de agosto (sexta, sábado e domingo), no Morro do São Bento. A dança popular e composição musical será destaque na apresentação do Gruppo Folk Dante Alighieri, coordenado pela coreógrafa e professora Fernanda Sartore Silva, durante os três dias do evento.
 Em alta entre os séculos XIV e XV na região da Campania, Itália, o nome tarantella provém de Taranto, no sul da Itália. É também a origem do nome comum da tarântula, que era facilmente encontrada na região. A palavra é associada ao tarantismo, tarentismo ou tarantulismo, uma manifestação de delírio convulsivo atribuída à substância tóxica produzida na picada da aranha (Lycosa tarêntula).
 Segundo a crença popular, a dança frenética ajudava a eliminar a toxina, com isso surgiu a sua popularização. “Na tarantella é permitido vários casais, porém, o mais importante é criar movimentos”, explicou Antonio Henrique Sartore, diretor da Società Dante Alighieri.
 No sábado, dia 15, o Festival ainda contará com a apresentação do Grupo de Dança Sommus. No domingo, 16, haverá atividade de pintura ao ar livre com a artista plástica Clara Cauchik. A palestra da professora Ana Paula Mangili André, “Música Italiana – Ontem”, poderá ser conferida no dia 15, às 17h e o tema “Música Italiana – Hoje”, em 16 de agosto, às 15h.
 O evento é promovido pela Società Dante Alighieri e contará ainda com teatro, oficinas de culinária, pintura, gastronomia típica, palestras e exposições. Realizada no Morro do São Bento, a mostra é gratuita e integra o Calendário Turístico do Estado de São Paulo.
Serviço:
10º Festitalia
Horários:
Dia 14/08 (sexta-feira), das 19h30 às 22h
Dia 15/08 (sábado), das 12h às 21h
Dia 16/08 (domingo), das 12h às 21h
Local: Morro do São Bento – Praça Alto do São Bento, S/Nº - Ribeirão Preto (SP)
Entrada: gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário