Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Túnel do Tempo: Aniversário de Vladimir Herzog



A morte de Herzog em 1975, pelo Regime Militar, virou símbolo de luta dos brasileiros


Luís Alberto Alves

Nascimento de um lutador: Em 27 de junho de 1937 nascia na Croácia (na época Iugoslávia), o jornalista, dramaturgo e professor Vladimir Herzog. Judeu, seu nome original é Vlado, considerado por ele muito exótico. Ao mudar para o Brasil, com os pais, por causa da Segunda Guerra Mundial, passou a assinar como Vladimir. Trabalhou no jornal O Estado de S. Paulo e BBC de Londres. Na década de 1970 assumiu a direção de telejornalismo da TV Cultura, em São Paulo. Foi professor na Escola de Comunicações e Artes da USP.

 Era ligado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Morreu em 25 de outubro de 1975 sob tortura no Doi/Codi, em Vila Mariana, Zona Sul de SP, após ser intimado para depor. O assassinato de Vlado pela repressão do regime militar virou símbolo na luta pela democratização do Brasil. Três anos depois a União foi condenada a indenizar sua família. O Sindicato dos Jornalistas de SP criou naquela data o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos que premia reportagens destacando este tema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário