Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Radiografia de Sampa: Rua Cardeal Arcoverde



A Rua Cardeal Arcoverde fica no bairro de Pinheiros, Zona Oeste de SP

Luís Alberto Alves

 D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti nasceu em Cimbres, Pernambuco, em 17 de janeiro de 1850. Iniciou seus estudos na Paraíba e os concluiu em Roma, no Colégio Pio Latino Americano. Laureado em Filosofia e Teologia pela Universidade Gregoriana, foi ordenado padre em abril de 1874, na Basílica de São João Latrão.

 De volta ao Brasil foi encarregado por D. Vital de reorganizar o Seminário de Olinda, onde serviu como reitor. Transferindo-se para Recife foi nomeado diretor do Ginásio pernambucano. Em 1890 foi sagrado bispo de Goiás. Resignado o bispado dedicou-se ao magistério no colégio dos jesuítas, em Itu (SP).

 Em 1897 foi promovido a arcebispo do Rio de Janeiro. A sua elevação ao cardinalato conferiu ao Brasil a honra de ser o primeiro país da América Latina a dar um de seus prelados à classe elevadíssima de cardeais. Faleceu em 18 de abril de 1930. A Rua Cardeal Arcoverde fica no bairro de Pinheiros, Zona Oeste de SP.




Nenhum comentário:

Postar um comentário