Postagem em destaque

Geral: Festival de churrasco é atração para o fim de semana no Campinas Shopping

    Átila Liberato Radiografia da Notícia *  Evento, com atrações para toda a família, tem edição especial em comemoração aos 30 anos do sho...

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Variedades: KC and The Sunshine Band: de funcionários de loja de disco a banda de sucesso



KC and The Sunshine vendeu mais de 100 milhões de discos


Luís Alberto Caju

 Richard Finch e Harry Wayne Casey "KC" são exemplos de superação. De funcionários de uma loja de discos, em 1973, em Miami, Estados Unidos, eles se transformaram numa máquina de sucesso. Juntos formaram o grupo KC and TheSunshine Band. "KC" era o apelido de Wayne Casey.

 Em 1974, eles compuseram a canção "Rock Your Baby", gravada por George McRae. O hit estourou nas paradas norte-americanas. Foi a senha para a banda colocar os pés na estrada. Produziram a música "Shake, Shake, Shake Your Booty". Era o começo da Disco Music.

 Misturaram soul, R&B (blues de rua) e uma pequena pitada de funk (não confundir com o ritmo horroroso nascido no Rio de Janeiro). "KC" deixou claro nas suas primeiras entrevistas que gostava do som das gravadoras Motown e Stax (ambas dominaram, nas décadas de 1960 e 1970, o mercado da soul music com grandes nomes como Marvin Gaye, Stevie Wonder, Otis Redding entre outros).

 Outro grande destaque da KC Sunshine Band era a presença de vários instrumentos de sopro e uma grande linha de contrabaixo, aliada a solos de guitarra. Faziam música comercial, mas com qualidade e para o público dançar. Para encorajar, colocavam dançarinas no palco acompanhando o ritmo de cada hit apresentado.

 "Blow Your Whisle" fez sucesso no sul dos Estados Unidos e "Queen of Clubs" estourou na Europa. O single "Get Down Tonight" é que abriu, definitivamente, as portas do sucesso para o conjunto. Este hit espalhou a Disco Music por todo o mundo. Era um R&B (blues de rua) com batida de pop e pitadas pesadas de Led  Zeppelin.

 Porém Finch e Wayne Casey ainda não tinha percebido a riqueza da matéria-prima produzida pela dupla. Segundo Finch, a ideia deles era fazer uma festa onde se podia dançar de qualquer jeito. A música da KC sunshine Band  entraria como o complemento, mas sem qualquer compromisso sério.

 Quando os discos chegavam às lojas, as pessoas não sabiam onde colocar, porque não se encaixavam em nenhum ritmo específico. A febre aumentou, em 1975, com o álbum "Do It Good", produzido em 1974. Os lojistas e DJs perceberam que a música do conjunto era feita para pista de dança.

 No ano seguinte, a brincadeira ficou mais séria, com o hit internacional "That´s The Way (I Like It). A faixa "Boogie Shoes" contribuiu para o álbum vender muito, rivalizando em números, anos mais tarde, com os "Embalos de Sábado à Noite", gravado pelos Bee Gees.


 Até o final da década de 1970, o trabalho da KC Sunshine Band rendeu a conquista de três Grammys, além de vender mais de 100 milhões de discos em todo o mundo. Mas o fim da Disco Music nos anos 80 provocou um recuo nos planos da banda. Mesmo em crise, conseguiram ainda emplacar o hit "Please Don´t Go" nas paradas dos Estados Unidos e Europa. Com essa música na bagagem eles se apresentaram no Brasil    e vários países da América do Sul.

 Por onde passaram não deixaram nenhuma casa vazia. Do grupo original, composto por Harry Casey "KC" (principal vocalista e idealizador do conjunto), Richard Finch (baixista), Robert Johnson (baterista) e Jerome Smith (guitarrista), restou apenas Casey. Há 13 anos Smith morreu num acidente de carro, arquivando de vez os projetos de recolocar a KC Sunshine Band na estrada. O último álbum do grupo saiu em 1993.


Nenhum comentário:

Postar um comentário