Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Radiografia de Sampa: Rua Pamplona




A Rua Pamplona começa no bairro da Bela Vista e termina no Jardim Paulista

Luís Alberto Caju

 A história da Rua Pamplona, que fica na Bela Vista, Centro de São Paulo, começa nas últimas décadas do século XIX. Naquela época, José Coelho Pamplona, Visconde de Porto Martin, comprou duas glebas de terra da antiga Chácara do Capão. Na primeira parte do terreno ele abriu as Ruas Luís Coelho, Matias Aires, Antônio Carlos e transversais. Na segunda ficou a Pamplona.

 Em 1887, o trecho desta rua era tortuoso, pois a parte urbanizada chegava até a Alameda São Carlos do Pinhal perto da atual Alameda Jaú. Ali ela recebia o nome de Alameda Rio Claro. Tempos depois ocorreu a ligação dos dois trechos da Bela Vista com o Jardim Paulista.

 Já o nome Rio Claro acabou aplicado a uma paralela da Rua Pamplona. José Coelho, cujo sobrenome serviu para batizar essa via pública, nasceu em Portugal em 1843. Doze anos depois veio morar no Rio de Janeiro com a família. Em 1874 seus pais mudaram para São Paulo. Mais tarde tornou-se comerciante e grande empresário, inclusive fundando uma fábrica de sabão. Filantropo, contribuiu muito com o Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, do qual foi presidente nos anos de 1892/1894, 1902/1905. Morreu em 1906 e sepultado no cemitério da Consolação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário