Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Geral: Cuidado; o perigo está dentro de sua casa


A maioria das plantas contém substâncias tóxicas, que provocam sérios danos ao organismo

A Bico de Papagaio solta líquido igual ao leite; ele provoca queimação e coceira,entre outros sintomas

A bela Copo de Leite é extremamente tóxica, sua beleza esconde o perigo

Os caroços da Mamona, quando ingeridos, provocam coma e até a morte

Um dos efeitos da Tinhorão é a tontura, acompanhada de vômito, diarreia, falta de ar, irritação e lesão da córnea


Luís Alberto Caju

  O pior perigo é aquele existente dentro de nossas casas. Em várias residências existem diversos tipos de plantas, a maioria venenosa, como Taioba Brava, Comigo-Ninguém-Pode, Copo de Leite, Coroa de Cristo, além dos temíveis produtos de limpeza em garrafas de refrigerantes  e detergentes com sabor de frutas. Todos ao alcance das crianças. A Tinhorão, de folhas verdes, estampada de vermelho e branco, é bonita aos olhos e temível ao organismo. Quando ingerida provoca sensação de queimação, inchaço dos lábios, língua, tontura, vômito, diarreia, dificuldade de engolir, falta de ar. Em contato com os olhos, causa irritação e lesão da córnea.

  Segundo o Ceatox (Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas de São Paulo) outra temível ameaça é a famosa Comigo-Ninguém-Pode. Ela causa os mesmos sintomas da Tinhorão, citada acima. O mesmo ocorre com a Taioba-Brava, que muitas crianças e até adultos usam como salada. Provoca vários problemas quando ingerida, principalmente salivação excessiva. Outra planta temível é a famosa Copo-de-Leite, extremamente tóxica.

 A Saia-Branca, conhecida como Trombeta, Trombeta-de-Anjo, Cartucheira ou Zabumba, nos casos mais graves, pode levar à morte quando ingerida. Essa planta deixa a boca e pele secas, dilata as pupilas, causa agitação, alucinação hipertemia e rubor do rosto. Outra bomba ambulante é a Bico-de-Papagaio, conhecida como Rabo-de-Arara. Ela solta liquído semelhante ao leite, que causa lesão na pele e mucosas, inchaço de lábios, boca e língua, dor em queimação e coceira. Nos olhos provoca dificuldades de enxergar e lacrimejamento, além de vômitos e diarreia. O mesmo efeito provoca a Coroa-de-Cristo.

  Crianças e adultos não devem brincar com a Espirradeira. Sua ingestão ou contato com o seu líquido, igual leite, causam vômitos intensos, cólicas abdominais, diarreia, tonturas, distúrbios no coração que podem provocar a morte. O mesmo ocorre com a Mandioca-Brava. Quando consumida, raiz ou folhas, ela provoca cansaço, falta de ar, fraqueza, taquicardia, agitação, confusão mental, convulsão, coma e morte. A inocente Mamona é perigosa também. Comer suas sementes abre caminho para tonturas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia com sangue, convulsões e até coma e morte.

  O Ceatox alerta que esse tipo de planta deve ficar fora do alcance das crianças. Elas jamais podem utilizá-las como brinquedos. Se ocorrer o consumo, não aconselhável dar leite à vítima porque muitas substâncias dependem de gordura para maior absorção. Visto que a gordura do leite vai aumentar o prejuízo ao organismo. Para crianças que tomaram desinfetantes (desses vendidos em garrafas usadas de refrigerantes) não é recomendável provocar vômito para livrar o corpo da substância tóxica, porque o tubo digestivo é queimado e com o vômito a lesão aumenta de tamanho.

 Ao fazer faxina nunca misture produtos de limpeza, como detergentes para máquina de lavar louça e amaciantes de roupa. Ambos contêm amoníaco, cuja substância libera o gás de amônia quando fica quente. Já o amaciante pode causar irritações nos olhos e pele, afetando o sistema respiratório. Outra bomba ambulante é a água sanitária. Por conter hipoclorito de sódio, mesmo em baixa concentração, libera o gás cloro, provocando irritação das vias aéreas, lágrimas e dores de cabeça. 

Em lugares fechados, como boxes de banheiros, respirar o produto pode provocar intoxicação. O cuidado precisa ser redobrado com desentupidores de ralo e pia, pois trazem a mistura corrosiva de soda cáustica e nitrato de potássio. São inflamáveis e causam irritação na pele e olhos. Mesmo os sprays usados para deixar um cheiro agradável dentro de casa é preciso ser cauteloso. O produto contém na composição paradiclorobenzeno. Em excesso, ele irrita pele e mucosas, provoca alergias respiratórias e causa danos ao fígado e sistema nervoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário