Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Geral: Projeto Recortando Palavras realiza ações sociais e ambientais


Cada aluno da Escola Estadual Prof. Alcides Correa adotou um grupo de mudas, que foram plantadas


Redação/Hourpress

 O projeto Recortando Palavras realizou no dia 5 de junho (Dia Mundial do Ambiente) duas ações envolvendo os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que norteiam o tema central da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Uma delas foi o plantio de cerca de 50 árvores, na Escola Estadual Prof. Alcides Correa, entre jequitibás, aroeiras e árvores frutíferas, doadas pelo setor de botânica da USP Ribeirão. Também foi realizada a entrega de alimentos arrecadados pelas escolas participantes do projeto ao Lar Padre Euclides, instituição que acolhe idosos em Ribeirão Preto. Ao todo foi entregue meia tonelada de alimentos.

Plantio de Árvores – Cada aluno da Escola Estadual Prof. Alcides Correa adotou um grupo de mudas, que foram plantadas. Eles serão responsáveis por elas daqui para frente. “Utilizamos este projeto para revitalizar uma parte da escola, que não utilizávamos mais. A intenção foi despertar uma responsabilidade ambiental nos alunos”, comenta a diretora da escola, Ana Luisa Landi.

Doação de Alimentos - Mais de 20 instituições de ensino, entre elas, as Escolas Estadual Professor Alcides Corrêa, E. E. Djanira Velho I, E. E. Jardim Paiva II e E. E. Dom Alberto José Gonçalves, fizeram ações de arrecadação de alimentos, como fraldas, produtos de higiene pessoal e alimentícios, que foram entregues ao Lar Padre Euclides. “A cada ano, o projeto irá contemplar uma entidade assistencial, para dar visibilidade a esses lugares esquecidos pela sociedade”, explica Arnaldo Martinez de Bacco Neto, historiador do Projeto Recortando Palavras. Segundo a diretora Ana Luisa Landi, o uso dos fanzines trouxe ganho pedagógico para os professores. “Todos os alunos conseguiram se envolver com a atividade. Cada um tem uma qualidade que possibilitou desenvolver uma determinada atividade. Os alunos desenvolveram uma relação de pertencimento com a ação muito grande, a empatia com os espaços e dependências, com suas casas e familiares, criando responsabilidade e respeito social”, completa.

O projeto Recortando Palavras, tem sua produção antes e durante a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e reúne cerca de mil estudantes de Ribeirão Preto. O autor homenageado nesta edição da feira, Ignácio de Loyola Brandão, escreveu textos inéditos para o projeto sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de ONU (ODS). Os alunos usaram estes textos e fanizes e deixaram a criatividade rolar com o uso de tesouras, cola, papel, lápis, caneta e recortes e criaram revistas artesanais. As 24 instituições participantes do projeto irão encontrar Ignácio de Loyola Brandão no dia 11/06, às 14h30, na sala principal do Theatro Pedro II.

19ª Feira Nacional do Livro
A 19ª Feira Nacional do Livro acontece entre os dias 9 a 16 de junho de 2019, em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de uma das maiores programações culturais do País e neste ano traz o tema “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com nomes referências nas esferas literária, educacional e cultural. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação:
https://fundacaodolivroeleiturarp.files.wordpress.com/2019/05/19_fnlrp_revista_final.pdf

Homenageados 
Como em todos os anos, a Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada, Amini Boainain Hauy. O patrono desta edição é o empresário Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário