Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Radiografia de Sampa: Rua Correa de Melo





Luís Alberto Alves

 O nome acima foi alterado pelo Decreto 15.635, de 17 de janeiro de 1979. Joaquim Corrêa de Melo, nasceu em Campinas, São Paulo, em 10 de abril de 1816. Matriculado na Faculdade de Direito de São Paulo foi obrigado a abandonar o curso em vista da morte de seu pai e da absoluta falta de recursos.

Voltando para sua cidade natal, encontrou na pessoa do cirurgião Francisco Alves Machado de Vasconcelos um valioso e leal protetor. Começou então, como praticante de farmácia do cirurgião, a trabalhar e estudar com extraordinário afinco. Dois anos após habilitou-se no Rio de Janeiro como farmacêutico.


Mais ou menos com a vida estabilizada dedicou-se aos estudos botânicos. Tornou-se, nesse gênero de trabalho, um profundo conhecedor de nossas plantas medicinais. Deixou numerosas obras importantes. Faleceu em Campinas em 21 de setembro de 1876. A Rua Correa de Melo (foto) fica no Bom Retiro, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário