Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Geral: Excesso de atividade esportiva prejudica saúde



O crescimento da prática de corridas trouxe junto problemas de saúde nos esportitas

Luís Alberto Alves


Um dos esportes que mais cresce não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, é a corrida. A grande popularização do esporte a partir da década de 70, faz dela, hoje, a principal atividade esportiva, envolvendo milhões de pessoas em todo o mundo. Hoje, em nosso País, são cerca de 500 provas realizadas somente no Estado de São Paulo ao ano, recebendo mais de meio milhão de atletas profissionais e amadores.

 Nesse meio, há uma questão que preocupa bastante a médicos e profissionais da saúde: o aumento de casos de lesões. Entre elas, os joelhos estão entre as principais queixas. Nem sempre os problemas estão relacionados à falta de orientação para a prática esportiva. Isso porque as cartilagens, que protegem as articulações do corpo humano, como os joelhos, sofrem com progressivo processo de desgaste, expondo a articulação ao atrito, o que causa dor e restringe movimentos.

 Sem diagnóstico precoce e pronto início do tratamento, este processo pode levar a consequências mais sérias, como a osteoartrose. Infelizmente, sem capacidade de regeneração, a melhor opção é, ainda, a prevenção.

                                                                             Prevenção Hereditariedade, fatores hormonais, idade (a partir dos 40 anos), obesidade, doenças metabólicas, traumas, sobrecarga esportiva e uso inadequado de aparelhos de musculação são as principais causas para o aparecimento da Osteoartrite. Também conhecida como artrose, é uma das doenças articulares mais comuns, causada pelo desequilíbrio entre a degradação e a renovação da cartilagem.

Para prevenir, além de manter uma alimentação balanceada, praticar atividade física sempre com acompanhamento profissional e realizar exames médicos preventivos regulares, a suplementação de colágeno pode ser necessária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário