Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Economia: Alimentos jogam lenha na fogueira da inflação


Cada vez que o consumidor vai ao supermercado, o preço dos produtos alimentícios sofreram reajustes

Luís Alberto Alves

 O IPCA-15 de abril foi de 0,78%, de acordo com o IBGE. O professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pedro Raffy Vartanian, destaca que novamente o grupo de alimentação e bebidas foi responsável por parcela expressiva do índice, com uma variação de 0,45% no período.

 A inflação acumulada de 2014 foi de 2,91% ante uma alta de 2,58% no mesmo período de 2013. Segundo Vartanian isso se deve a pressão exercida pelos preços dos alimentos, com influências sazonais, mas também ao fato do preço dos alimentos no mercado mundial está em alta, o que reduz a possibilidade de queda significativa nos preços do grupo nos próximos meses.


 Por esse motivo e pelas expectativas inflacionárias elevadas em razão do represamento dos preços administrados, Vartanian afirma que o Banco Central do Brasil deverá prosseguir na política monetária contracionista com a elevação de 0,25 p.p. na próxima reunião, com o desafio de conseguir fazer com que a inflação de 2014 não venha a ultrapassar o teto da meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário