Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Geral: Educação de SP faz cadastro inédito de alunos quilombolas na matrícula antecipada



Comunidade Quilombola no Vale do Ribeira (SP)

Redação

 A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai cadastrar, de maneira inédita, os alunos quilombolas no ato da matrícula. No Estado, o cadastro antecipado para o Ensino Fundamental acontece até o dia 15 de agosto. A ação visa identificar todas as crianças e adolescentes quilombolas que estudam nas unidades de ensino paulista e ampliar a adoção de atividades pedagógicas voltadas especificamente a essas escolas.

 O cadastro valerá também para os alunos que já fazem parte da rede estadual e, portanto, podem atualizar o registro em sua escola de origem. A novidade faz parte das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Inclusão Educacional, órgão da Secretaria que articula as políticas inclusivas de educação em todo o Estado de São Paulo.

 “O objetivo do mapeamento dos alunos de origem quilombola é aprimorar a qualidade do ensino para quem faz parte dessas comunidades. Além do levantamento inédito, o Núcleo já desenvolveu ações para a educação indígena, diversidade sexual, alunos estrangeiros e para o sistema prisional e Fundação Casa”, comentou o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

 Como parte das atividades do Núcleo, no próximo mês, as 91 diretorias regionais de ensino do Estado serão capacitadas sobre a Educação Escolar Quilombola. Assim, as regiões que supervisionam as 5 mil escolas estaduais terão formados gestores-interlocutores para as relações étnico-raciais e que acompanharão as escolas no cadastramento dos alunos quilombolas.

 No Estado de São Paulo a maioria das comunidades quilombolas está na região do Vale do Ribeira. Elas estão distribuídas por cidades como Eldorado, Iporanga e Barra do Turvo. Outras comunidades estão localizadas no Litoral Norte, na região de Sorocaba e no município de Itapeva. A rede estadual possui hoje duas escolas exclusivamente quilombolas, em Eldorado e Itaoca, com um total de 240 alunos matriculados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário