Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Radiografia de Sampa: Rua Duarte de Azevedo



Rua Duarte de Azevedo, em Santana, próximo à Avenida Cruzeiro do Sul


Luís Alberto Alves

 Manuel Antonio Duarte de Azevedo nasceu em Itaboraí (RJ) em 16 de janeiro de 1832. Bacharel em Letras pelo Colégio D. Pedro II, matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo, onde se bacharelou, doutorou e foi professor deixando nela a tradição de notável talento aliado a invejável cultura jurídica e literária.

 Advogado exímio foi, no Império, conselheiro de Estado, Gran-Cruz da Ordem de 1ª Classe da Rússia e da Ordem da Conceição de Vila-Viçosa, presidente das províncias (Estado) do Piauí e do Ceará, deputado geral em várias legislaturas.

 Fez parte do Gabinete de 7 de março de 1871, organizado pelo visconde do Rio Branco, ocupou a pasta da Marinha e em seguida a da Justiça. Orador e poeta inspirado, deixou diversas obras em prosa e muitas poesias esparsas. Ao falecer, ocupava a presidência do Senado de São Paulo. Foi por 15 anos presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Faleceu em 9 de novembro de 1912. A Rua Duarte de Azevedo fica no bairro de Santana, próximo à Avenida Cruzeiro do Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário