Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Variedades: Projeto Viola em Casa Brasileira traz várias atrações



A Orquestra Filamôrnica de Violas é uma das atrações

Luís Alberto Alves

 O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, realiza atrações especiais durante os meses de junho e julho. Entre os destaques da programação, estão as quatro apresentações que integram o projeto Viola em Casa Brasileira, com shows de alguns dos principais representantes do gênero do país, nos dias 18 e 25 de junho e 2 e 10 de julho sempre às 20h, com entrada gratuita.

 Passando pela canção caipira até o instrumental de violas, a programação oferece um panorama da cultura da viola caipira do Estado de São Paulo. A agenda do projeto, que conta com apoio do Ministério da Cultura, tem início com shows do grupo Conversa Ribeira e de Paulo Freire Trio no mês de junho, nos dias 18 e 25. Já em julho, no dia 2, dividem o palco o grupo Viola Arranjada e os dançarinos do Catira Espora de Prata e, no dia 10, a Orquestra Filarmônica de Violas se apresenta com a participação especial do músico Renato Braz.

Na abertura da programação, o trio Conversa Ribeira, formado por Andrea dos Guimarães (voz), João Paulo Amaral (viola brasileira e voz) e Daniel Müller (piano e acordeon), interpreta o álbum “Águas Memórias”, que reúne folias de reis, modas de viola, guarânias, cateretês, música instrumental e MPB. No dia 25, o violeiro Paulo Freire apresenta um show especial para o lançamento de seu novo CD “Alto Grande”.

 Acompanhado de Adriano Busko (bateria e percussão) e Tuco Freire (contrabaixo), músicos parceiros há mais de três décadas, Freire mostra uma retrospectiva de sua carreira e o repertório do novo trabalho. O violeiro e contador de histórias une causos e a música em “Alto Grande”, por meio de histórias populares que geraram composições de viola.

Em julho, Viola Arranjada, grupo formado pelos violeiros Anderson Baptistas, Thiago Rossi, Ighor Aguila e Vinícius Muniz, apresenta ao público o seu primeiro trabalho: “O Vale das Repetições”. Em um repertório que transita entre as tradições da viola caipira, a música de concerto e a música instrumental, unindo o popular ao erudito, o quarteto receberá os dançarinos de catira de Barretos (SP) do Catira Espora de Prata.

 A catira, que também pode ser chamada de cateretê, é uma dança do folclore brasileiro na qual o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e das mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com influências indígenas, africanas e europeias, é uma dança típica do interior do Brasil, principalmente na área de influência da cultura caipira.

 Para encerrar a série, no dia 10 de julho às 20h, a Orquestra Filarmônica de Violas lança o segundo CD “Orquestra Filarmônica de Violas II” e se apresenta no MCB com a participação do cantor Renato Braz, interpretando importantes obras do cancioneiro caipira, especialmente arranjadas para a ocasião.
                                                         Sobre o Museu da Casa Brasileira

 O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.

Serviço:
Viola em Casa Brasileira
15 e 22 de junho, 2 e 10 de julho às 20h – Entrada Gratuita
18 de junho: Conversa Ribeira
25 de junho: Paulo Freire Trio
2 de julho: Viola Arranjada e Catira Espora de Prata
10 de julho: Orquestra Filarmônica de Violas e Renato Braz
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano - Tel.: (11) 3032-3727
Visitação
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Gratuito aos sábados, domingos e feriados
Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 20 vagas
Estacionamento pago no local


Nenhum comentário:

Postar um comentário