Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Radiografia de Sampa: Rua Dr. Veiga Filho


A Rua Dr. Veiga Filho fica no bairro de Santa Cecília

 Luís Alberto Alves

 João Pedro da Veiga Filho nasceu na cidade de Campanha (MG) em 18 de maio de 1862. Matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo em 1881, recebendo grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais em 1886. Durante o curso militou na imprensa acadêmica, redigiu "A Ordem", e fez parte de vários clubes de estudantes conservadores.

 Ao mesmo tempo exerceu o magistério particular e chegou ao lugar de chefe de seção da Secretaria do Governo da Província. Redigiu "O Diário Mercantil", de importante circulação. Formado, estabeleceu seu escritório de advocacia em São Paulo. Em 1893, em concurso alcançou nomeação de professor da Faculdade de Direito. Após 4 anos de exercício de professorado, foi nomeado professor catedrático da terceira cadeira do 5º ano, História do Direito, especialmente do Direito Nacional.

 Tomou posse em 1º de junho de 1897. Em 1901, em virtude da reforma do ensino, que suprimiu essa cadeira, foi declarado em disponibilidade; saiu em 1908 para ensinar Filosofia do Direito. Mas essa cadeira tinha direito o Dr. João Arruda, de sorte que, movendo este demanda ao governo Federal e vencendo-a voltou o Dr. Veiga Filho a disponibilidade. Foi um exemplo de produtividade.

 Exerceu continuadamente a advocacia, ocupou os cargos de vereador na Câmara Municipal de São Paulo e deputado estadual, representado o 8º distrito; fez parte, na Câmara, da Comissão de Finanças Secretário, durante algum tempo, da Associação Comercial, jamais se desinteressou dos estudos e projetos a respeito do desenvolvimento econômico do Estado.

 Em relação a Escola de Comércio Alvares Penteado, o seu nome é particularmente caro: foi um dos fundadores e quem primeiro escreveu em São Paulo sobre a necessidade de sua criação. Faleceu na Capital Paulista em 09 de março de 1909. A Rua Dr. Veiga Filho fica no bairro de Santa Cecília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário