Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Geral: Cerca de 80% dos pais acreditam que a internet torna as crianças cada vez mais precoces


Acesso às redes sociais faz as crianças perderem a precocidade

Luís Alberto Alves

 Nova pesquisa da AVG indica que a tecnologia está acelerando o fim da inocência da infância obrigando os pais a conversar sobre assuntos adultos com seus filhos cada vez mais cedo.

 Uma pesquisa divulgada hoje (16) pela AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis utilizados por 187 milhões de usuários, revelou que aos 10 anos a maioria das crianças de hoje já terá tido sua primeira conversa sobre "assuntos sérios" com seus pais. E essa média de idade é de cinco anos a menos do que a idade que a geração de seus pais teve a mesma conversa, pois 50% dos pais entrevistados afirmam ter tido esse tipo de conversa por volta dos 15 anos.

 Por abordar temas adultos como pornografia - o tema mais difícil de tratar, segundo os pais pesquisados - sexo e puberdade, a Internet foi claramente apontada como a força responsável pelo avanço nesse tipo de conversa. Os pais se preocupam ainda com o tempo que os filhos passam conectados (a maior preocupação para 42% deles) e com o quão fácil é para as crianças ter acesso a conteúdos impróprios (47% citaram o problema).

 Para ajudar a lidar com tais questões e abordar um tópico de discussão tão complexo - a Internet segura- de uma forma simples e fácil, a AVG criou uma série de livros digitais interativos chamados Magda & Mo. Desenvolvido em parceria com a Childnet International, o primeiro livro da série, 'Os piratas da Rosquinha', é uma divertida história criada para que jovens leitores e seus pais divirtam-se juntos enquanto guiam as personagens-título nas decisões entre tomar decisões on-line sozinhas ou pedir ajuda à um adulto.

 Com a pesquisa indicando dúvidas entre os pais sobre qual a melhor forma de abordar a segurança on-line de seus filhos, a série de livros Magda & Mo fornece a eles sugestões claras e simples sobre iniciativas efetivas que podem ser tomadas. Entre os métodos de prevenção mais citados pelos pais na pesquisa estão "proibir a criança de visitar sites desconhecidos sem permissão" (53%); "conversas com estranhos e compras on-line" (51%); e "e permitir que seu filho permaneça on-line por apenas um período pré-determinado de tempo" (44%) - no entanto, nenhuma ação única sozinha foi citada pela esmagadora maioria.

 Apesar de 81% dos pais afirmarem impor uma ou mais restrições aos filhos, apenas 35% das crianças pesquisadas acham que a Internet pode ser perigosa. A maior parte dos pais também disse acreditar que aos 12 anos seus filhos saberão mais sobre Internet do que eles próprios, e 19% acreditam que isso ocorrerá quando seus filhos tiverem 9 anos.

 "Isso aponta a necessidade de um processo de aprendizado sobre o que pode e o que não pode ser feito na Internet desde a primeira infância, e que pais e filhos devem trabalhar juntos," afirmou Mariano Sumrell, diretor de Marketing da  AVG Brasil. 

"Com o aumento do uso de dispositivos conectados por crianças não podemos subestimar a necessidade de ter esse tipo de diálogo aberto desde cedo com os pequenos. Os livros Magda & Mo são parte do projeto educacional da AVG que visa apoiar as famílias, fornecendo ferramentas úteis que podem ajudar os pais a desenvolver a compreensão das crianças sobre o universo digital, fornecendo orientações práticas sobre o assunto por meio de eBooks, pesquisas e guias on-line", completou Sumrell. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário