Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Variedades: Lançamento de Humor Paulistano reúne dream team de cartunistas




O dream team do cartunismo: Luiz Gê, Laerte, Angeli, Alcy e Paulo Caruso

Redação

 Organizado pelo próprio Toninho Mendes, o livro  Humor Paulistano foi lançado sábado (26), em São Paulo, por ocasião da comemoração dos 30 anos da Circo Editorial, que nasceu em abril de 1984, no dia da votação pelas Diretas. A publicação reúne histórias que povoaram o imaginário cultural nos anos 80 e 90 e se tornaram um marco na história dos quadrinhos e do humor no Brasil. Poeta e editor, Toninho lutou contra a falta de recursos e de patrocinadores para que as produções chegassem aos leitores em formato de revistas e livros, superando todas as previsões de vendas.

  As revistas “Chiclete com Banana”, “Geraldão”, “Circo” e “Piratas do Tietê” conquistaram rapidamente o público com suas sátiras à sociedade e seus personagens politicamente incorretos. Entre eles, a Rê Bordosa – que vivia em bares e de ressaca -; o Casal Neuras e suas brigas; o Geraldão e sua descabida paixão pela mãe, ou ainda o sarcástico Bob Cuspe. Entre palavrões e questionamentos sociais, as narrativas tratavam de assuntos polêmicos como drogas, família, política e sexo.

 Com 432 páginas, a publicação resgata essa produção cultural, em seis capítulos ilustrados com os quadrinhos publicados pela Circo Editorial, e traz um encarte com o poema-revista “A confissão para o Tietê”, de autoria de Toninho Mendes, com ilustração de Jaca. O último capítulo apresenta uma análise do humor paulistano e a sua influência no humor e na cultura brasileira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário