Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Radiografia de Sampa: Alameda Gabriel Monteiro da Silva


A Alameda Gabriel Monteiro da Silva fica no Jardim Paulista, Zona Sul de SP


Luís Alberto Alves

 O Dr. Gabriel Monteiro da Silva nasceu em Alfenas (MG) em 17/09/1900. Doze anos depois veio para São Paulo, matriculando-se no Ginásio Anglo-Brasileiro. Em 1920 entrou na Faculdade de Direito de São Paulo, concluindo o curso em 1924.

 Durante os anos de 1918 a 1922 trabalhou como revisor nos jornais "Diário Alemão" e "O Estado de S. Paulo". Em 1923 ficou em primeiro lugar num concurso público para escriturário da Secretaria da Fazenda, e convidado a trabalhar no Gabinete do então Diretor Geral do Tesouro.

 Fundado o Instituto do Café do Estado de São Paulo em 1924 recebeu convite para ser Secretário. Exerceu o cargo até 1928, quando passou a ser advogado do mesmo Instituto. Com a Revolução de 1930, por solidariedade aos seus amigos, acabou demitido.

 Membro do Conselho da Ordem dos Advogados atuou como tesoureiro e membro do Conselho Disciplinar. Em 1941, o interventor Fernando Costa o convidou para a função de diretor geral do Departamento das Municipalidades, que exerceu até 1945.

 Em Janeiro de 1946 foi convidado pelo Presidente da República, General Eurico Gaspar Dutra, para o cargo de secretário da Presidência. Pouco antes de falecer, em 5 de dezembro de 1946, num acidente de carro, tinha tomado posse como presidente da Sociedade dos Funcionários Públicos Civis da União. Era Partido Social Democrata.  

 Esta rua foi aberta nos primeiros anos do século XX e, em 1923, ela tinha os seguintes pontos de referência: começava na Avenida Rebouças e terminava na Rua Juquiá. Naquela época tinha a denominação de "Rua D. Hipólita", homenagem a Hipólita Rosa (avó da esposa de Gabriel), cuja família era proprietária dos terrenos onde a via foi aberta. A mudança para o nome atual, Alameda Gabriel Monteiro da Silva, que fica no Jardim Paulista, Zona Sul de SP, ocorreu em 1948.


Nenhum comentário:

Postar um comentário