Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 31 de março de 2014

Geral: Mulheres gastam em média 28 minutos para cuidar dos cabelos



As brasileiras gastam em média 28 minutos por dia para cuidar dos cabelos

Luís Alberto Alves

 Estudos de comportamento e de mercado não deixam dúvidas: as brasileiras se preocupam muito com os cabelos, investem neles e ainda assim estão insatisfeitas. Não é por acaso que o país é o que mais compra produtos para os cabelos no mundo. Pesquisa feita pelo Ibope Inteligência revela – entre outros dados interessantes – que as mulheres gastam em média 28 minutos por dia cuidando dos seus fios em casa. Em ocasiões especiais este tempo aumenta para 44 minutos.

 Atenta a essa necessidade das consumidoras, Natura traz ao mercado a Ampola multibenefícios de reparação capilar. “Este é o tratamento ideal para quem quer rapidez e eficiência. Sugiro usar quando sentir que os fios precisam de um tratamento de resgate, ou seja, se estiverem porosos, ásperos e sem brilho’’, explica o cabeleireiro e consultor da Natura Guilherme Cassolari, ressaltando que o produto não deve ser aplicado na raiz do cabelo.

 Que tal dedicar 3 minutinhos a mais e garantir fios mais bonitos? Guilherme Cassolari diz que a hidratação em casa pode ser feita de uma a três vezes por semana. “É importante lembrar que nesses dias não se deve usar o condicionador'', observou ele.

 Antes de começar qualquer tratamento, seja em casa ou no salão, é preciso caprichar na lavagem e enxaguar bem. “Aplique o shampoo nos cabelos molhados pelo comprimento e pontas e massageie a raiz com as pontas dos dedos suavemente para não acumular resíduos nos fios. 

Enxágue abundantemente até que todo o produto seja eliminado’’, explica o cabeleireiro. Após a lavagem, é só aplicar uma ampola multibenefícios mecha por mecha. Quando o produto estiver bem distribuído nos cabelos, basta massagear e deixar agir por três minutos. Depois, é só enxaguar novamente e secar o cabelo.

 As entrevistas – feitas em Porto Alegre, São Paulo e Recife para a pesquisa – mostram também que as madeixas lisas são consideradas as ideais para a maioria. No entanto, nossa mistura étnica faz com que 32% apresentem os fios cacheados, seguido dos lisos (28%), ondulados (23%) e crespos (17%). Em Porto Alegre, este quadro muda um pouco. A maior parte das gaúchas (34%) tem cabelo ondulado. Apesar da preferência pelos fios comportados e retos, as porto-alegrenses são as mais conformadas com as ondas do cabelo.

  No geral, lava-se o cabelo em média 3 vezes por semana. A maioria costuma secar o cabelo com a toalha e metade usa o secador. O uso da chapinha e do secador ocorrem semanalmente (1 a 2 vezes/semana), enquanto a hidratação com touca térmica é mais quinzenal. Os procedimentos mais comuns em casa são: tintura (47%), secador (40%), chapinha (37%), hidratação com touca ou sem touca (47%) e corte (11%). 

 O “kit” de cuidados com o cabelo é composto, em média, por 4,4 itens. Entre eles shampoo, condicionador, creme de pentear e máscara de tratamento. O gasto pessoal com produtos para cabelos é de R$ 45 (metade do que gastam em salão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário