Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 31 de março de 2014

Radiografia de Sampa: Avenida Ipiranga



A Avenida Ipiranga é outra tradicional via pública da cidade de São Paulo

Luís Alberto Alves

A Avenida Ipiranga, no Centro de SP, é a junção de dois famosos becos que existiam na antiga cidade. O primeiro era o Beco do Mata-Fome (trecho entre as atuais Ruas Araújo e Consolação), abertos no final do século XVIII, para levar gado ao antigo matadouro existente no bairro da Liberdade. Dai o nome mata-fome. O segundo era o Beco dos Curros, continuação do primeiro, ligando o extinto Largo dos Curros (atual Praça da República).

No final de 1865 a Câmara Municipal determinou a abertura de uma nova via que teria início no Beco do Mata-Fome, seguiria pelo traçado do Beco dos Curros, passaria pela Praça da República e cruzando a Avenida São João, terminaria na antiga Rua Alegre, atual Avenida Cásper Líbero. O nome Ipiranga é derivado da Comissão Nacional para a construção de um monumento na colina do Ipiranga, em homenagem ao imperador D. Pedro I. Até a década de 1930 ela era chamada de rua, quatros depois recebeu o nome de avenida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário