Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Variedades: Samba perde Evaristo de Carvalho




Evaristo foi grande defensor do Carnaval e do samba

Luís Alberto Alves

 O samba perdeu nesta manhã (25) o jornalista e radialista Evaristo de Carvalho (82). Ele fazia tratamento de hemodiálise, passou mal e acabou internado no domingo (23). Nascido no bairro paulistano da Casa Verde, Zona Norte, era considerado uma enciclopédia do carnaval de São Paulo. Por meio de um comentário seu, na década de 60, ao presenciar o desfile de um grupo de jovens, os chamou de Mocidade Alegre. Era o batismo da escola de samba do bairro do Limão.

 Segundo amigos de Evaristo, sua saúde se complicou após a perda da esposa, Dinorá Carvalho há dois anos. Desde 1980 comandava a Rede Nacional do Samba, programa de informações, comunicação que se consolidou como um dos principais espaços de divulgação do samba, principalmente numa época que esse gênero musical não tinha muito espaço nos veículos de comunicação.

 Em vida recebeu inúmeras homenagens pelo trabalho realizado em defesa do samba. Ganhou o título de Embaixador do Samba pela Uesp (União das Escolas de Samba Paulistanas), uma cadeira na Academia de Baluartes do Samba Paulistano, por iniciativa da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. O velório será na sede da Uesp, Rua Rui Barbosa, 588, Bela Vista, Centro, a partir das 15h. O sepultamento ocorrerá amanhã, às 9h, (26) no cemitério da Cachoeirinha, Zona Norte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário