Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Geral: Aparelho dentário falso pode provocar doenças bucais





Luís Alberto Alves

 A nova e perigosa moda dos aparelhos dentários falsos tem sido amplamente disseminada entre os adolescentes. Os materiais falsos, não controlados ou indicados por ortodontistas, são vendidos em camelôs ou, até mesmo, pelas redes sociais, com elásticos coloridos e trançados e levam em sua composição artefatos prejudiciais à saúde bucal, como cabos de vassouras e arames. Além dos perigos causados por esses materiais, são, em geral, aplicados por leigos, que não possuem especialização alguma ou sequer regulamentação necessária para a instalação correta dos aparelhos dentários.
Estragos feitos pelos aparelhos falsos

A e B - É possível notar o encurtamento das raízes, provocado pela reabsorção radicular.
C - Do lado direito da imagem não é possível observar o recobrimento ósseo do dente, ou seja, o dente está fora do osso de suporte, provavelmente deslocado por uma movimentação ortodôntica indesejada.

 De acordo com o ortodontista e sócio-diretor da DVI Radiologia, Hugo Rosin, o maior risco do uso do aparelho dentário falso é que os dentes e sua estrutura óssea sofrem ação de forças desorientadas, que as movem para as direções erradas. “A arcada dentária, quando movimentada de maneira desordenada por leigos, sofre lesões que podem ser irreversíveis, assim como os ossos dos maxilares e ligamentos que retém os dentes no osso. Somente os ortodontistas, profissionais especializados na aplicação e manutenção dos aparelhos dentários, possuem a orientação e formação necessárias para aplicar forças na maneira e quantidades corretas para obter a movimentação dentária desejada”, explicou.

 O uso correto de aparelhos ortodônticos envolve diversas situações ponderadas pelos profissionais. A aplicação adequada acarreta decisões clínicas e até de engenharia de materiais, pois, de acordo com cada diagnóstico, o profissional irá escolher o tipo de fio necessário para o aparelho dentário. “O que os leigos desconhecem é que cada fio possui uma determinada elasticidade, pois, além de ser usado com menos ou mais força, de acordo com cada histórico, há modelos que são ativados pelo calor da boca, da maneira e quantidade correta. Apesar de serem muito parecidos, cada fio contém uma física e mecânica que o deixa apto para causar determinados efeitos aos dentes”, alertou.

 Outro risco que o uso incorreto dos aparelhos dentários apresenta é a contaminação, pois o material não controlado contém componentes químicos que podem irritar a mucosa bucal. “Queimaduras e lesões nos ossos dos maxilares, além de outros tipos de irritações nas gengivas e até perda dos dentes são alguns dos riscos imprevisíveis e indesejados, alguns, até irreversíveis, que o uso descontrolado dos aparelhos dentários pode acarretar”, orientou.


 Segundo o profissional, muitos desses danos só podem ser visualizados através dos exames radiológicos. Há problemas bucais ocultos que somente a radiografia mostra, como as perdas ósseas e do suporte dentário, que podem ser provocadas por forças inadequadas com o tratamento incorreto. “As reabsorções de raízes também são um exemplo comum de tratamento dentário mal realizado, cujo encurtamento da raiz pode levar à perda do dente”, comentou Rosin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário