Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Variedades: Cauby Peixoto faz aniversário em castelo


Como fazem as grandes estrelas, Cauby chegou de limousine


Luís Alberto Caju

 Os 83 anos comemorados na segunda-feira (10), Cauby Peixoto dividiu com os 65 anos de carreira artística. A festa, no Castelo Avalon, em Mauá, Grande SP, teve vários convidados e lindas canções, entre as quais “Conceição”, o cartão de visita de Cauby. Em atividade desde a década de 1940, ele chegou a ser considerado pela imprensa norte-americana o Elvis Presley brasileiro.
Roberto Reis (idealizador da festa), Moacir Franco e Diva


 O DNA da música está no sangue de sua família: o tio, pianista Nonô, acompanhava a cantora Carmem Miranda nas apresentações em cassinos e popularizou o samba nos teclados, depois sacramentado por Ed Lincoln na década de 1960.

 Seu primo era o sambista Ciro Monteiro, famoso pelos sambas sincopados e batucada em caixinhas de fósforos. Os irmãos Moacyr, Araken (trompetista) e Andyara (cantora) trilharam o mundo artístico.  Na época em que os cantores da época vestiam terno e gravata, Cauby já se antecipava ao mundo da moda que iria explodir da década de 1990 em diante: tênis, calça jeans e blusas de cores fortes.


 Teve a primazia de gravar o primeiro rock em português, “Rock and Roll em Copacabana”, autoria de Miguel Gustavo.  Mas tudo isso não resistiria ao tempo, sem a voz de timbre grave e aveludado, marcantes em inúmeras baladas românticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário