Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Radiografia de Sampa: Rua Florêncio de Abreu




 
A Florêncio é conhecida como rua das ferramentas

Luís Alberto Caju


 Na São Paulo do século XVI, a atual Rua Florêncio de Abreu já se apresentava como um dos principais caminhos da Capital. Naquela época, ela era utilizada por tropeiros e bandeirantes que se dirigiam ao Interior. Entretanto, e nos limites da cidade, aquele caminho era também uma grande referência, pois fazia a ligação do núcleo central (a colina histórica) com o então chamado "Campo da Luz" ou do "Guaré" (também conhecido como "Guarepe").

 Seu primeiro nome foi Caminho do Guaré, depois Caminho da Luz. Entre os anos de 1782 e 1786 recebeu vários melhoramentos. Ela passava no meio da chácara de Miguel Carlos Aires, procurador do Império, e ficou conhecida durante certo tempo como Rua Miguel Carlos. No século XIX ganhou o nome de Rua da Constituição.

 Em 1881 passou a ser chamada de Rua Florêncio de Abreu, homenagem ao presidente (cargo semelhante a governador) da Província de SP. Ele nasceu em Porto Alegre em 1839. Entrou na Faculdade de Direito de São Paulo. Depois iniciou carreira política como deputado e jornalista.

 Com a morte de Duque de Caxias em 1880 entrou na vaga de senador. Morreu em dezembro de 181, após curta administração à frente do governo de São Paulo. A Rua Florêncio de Abreu fica na região central de SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário