Postagem em destaque

Crônica: Escola de samba Unidos da Ilusão

Pixabay Os 2 mil componentes da Unidos da Ilusão faziam as arquibancadas balançarem   Astrogildo Magno Lucinho gostava muito de carnav...

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Geral: Todos os números do turismo quebraram recordes históricos

    EBC


Radiografia da Notícia

* Ministro do Turismo destacou que o aumento da renda da população contribuiu para o aquecimento do setor 

*Ele também antecipou as expectativas para o Carnaval 2025, que já impulsionou aumento de 20% nas vendas de passagens e pacotes

* Está o aumento de renda dos cidadãos por causa do acesso a programas sociais

Redação/Hourpress

Mais brasileiros de malas prontas para passear dentro do próprio país, recorde de estrangeiros visitando o Brasil, um Carnaval com números inéditos de foliões, além do aumento da geração de emprego e de renda são alguns dos indicadores do aquecimento do turismo brasileiro, apresentados pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, durante a sua participação no programa “Bom Dia, Ministro” desta quarta-feira, 26 de fevereiro.
 

“O brasileiro está tendo cada vez mais interesse em conhecer o nosso país, e os estrangeiros também. A gente vem em uma tendência, desde julho de 2023, em que todos os números registrados no turismo quebraram todos os recordes históricos"

Celso Sabino
Ministro do Turismo


“O brasileiro está tendo cada vez mais interesse em conhecer o nosso país, e os estrangeiros também. A gente vem em uma tendência, desde julho de 2023, em que todos os números registrados no turismo quebraram todos os recordes históricos. Então, no ano de 2024, por exemplo, nós temos a felicidade de dizer que foi o ano que o brasileiro mais viajou dentro do país. Nós tivemos mais de 350 milhões de viagens dentro do Brasil. Foram voadas 118 milhões de passagens aéreas, um número de mais de 20 milhões de passagens a mais do que quando o presidente Lula assumiu o governo, em janeiro de 2023”, afirmou Sabino.


Vida
 

Entre as explicações para o aumento do número de brasileiros viajando pelo Brasil, segundo o ministro, está o aumento de renda dos cidadãos por causa do acesso a programas sociais e, consequentemente, da melhora da qualidade de vida da população.
 

“Graças ao sucesso obtido em programas como o Pé-de-Meia, Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, programas que estão tirando mais de 30 milhões de brasileiros do mapa da fome, mas, principalmente, estão reduzindo as distâncias entre as classes sociais do nosso país de forma efetiva nunca antes vista. Programas que estão registrando hoje, segundo o IBGE, uma taxa de desemprego de 6,2% no nosso país”, destacou.
 

“Então, o brasileiro está com mais dinheiro no bolso e está viajando mais. Se a gente está tendo um grande fluxo de turismo no nosso Brasil pelo povo brasileiro, é porque, sem dúvida, as pessoas estão com mais renda”, reforçou o ministro, acrescentando que o turista local também tem gastado mais nas viagens domésticas. No ano passado, o tíquete médio passou de R$1,8 mil para R$2,5 mil per capita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário