Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 21 de abril de 2021

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua da Glória

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

 Uma das mais antigas e importantes de São Paulo, a atual Rua da Glória foi, no princípio, o antigo Caminho do Mar que ligava São Paulo a Santos. Por isso, ela também era conhecida como Estrada de Santos.

A Chácara da Glória, no século XVIII, existia nos arredores desse logradouro, a "Chácara de N. S. da Glória". Em 1741 o seu proprietário era o Capitão Manuel Pinto Guedes que a vendeu para o Capitão-Mór Manoel de Oliveira Cardoso. 

Posteriormente, a mesma chácara passou ao Bispo D. Mateus de Abreu Pereira e, deste, para o patrimônio nacional. Em 1825, o governo provincial ali instalou o "Seminário da Glória", para abrigar meninas órfãs. Após a transferência do Seminário para outro local, o prédio ficou em ruínas.

 Reformado mais tarde, o edifício abrigou a Casa da Pólvora e serviu como quartel para tropas militares. Em 1877, a chácara foi transformada em núcleo colonial, o que deu origem ao bairro da Glória. A Rua da Glória (foto) fica no bairro da Liberdade, Centro de SP. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário