Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Saúde: Atividades online ajudam a manter a saúde física e mental na pandemia

 


A iniciativa da entidade de ministrar as aulas remotamente teve início tão logo eclodiu o novo coronavírus

Redação/Hourpress

Álvaro Gradim, presidente da entidade, cita estudo da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), que indicou aumento de 90% dos casos de depressão no primeiro mês do isolamento social devido à Covid-19, para alertar sobre a necessidade de as pessoas desenvolverem atividades capazes de quebrar a rotina e preservar a saúde física e mental. "Contribuindo para isso, estamos oferecendo aos associados, on-line, aulas de teatro e dança, bem como programações de canto e teoria musical, artes plásticas, karaokê e ensaios da Orquestra da AFPESP".

Noventa por cento dos alunos que faziam aulas presenciais continuaram o curso no formato remoto. Boa parte dos 10% que desistiram das aulas é constituída por pessoas que tiveram motivos de força maior, como alguma doença ou questão familiar. As mulheres são a maioria dos que estão nas aulas de teatro. Nas danças de salão, há um equilíbrio, com boa participação dos homens.

Cada atividade tem periodicidade semanal. As duas turmas mais antigas de teatro têm, respectivamente, 14 e 16 alunos. As duas novas, formadas na pandemia, contam com cerca de 30 participantes cada. Nos grupos que já existiam, a faixa etária varia entre 40 e 70 anos, mas nos mais recentes há participantes de até 11 anos. "Notamos que as famílias estão buscando incluir mais gente da casa na programação, inclusive crianças e adolescentes", ressalta Álvaro Gradim.
As aulas on-line continuam sendo ministradas pelos mesmos professores de quando eram presenciais. "Os alunos mostram grande aceitação do formato remoto e relatam que as atividades têm sido importantes para a saúde física e mental, contribuindo para enfrentar a solidão e reduzir a ansiedade e depressão, que realmente tendem a aumentar com o isolamento social", observa o presidente da AFPESP.

A iniciativa da entidade de ministrar as aulas remotamente teve início tão logo eclodiu o novo coronavírus. As atividades on-line serão mantidas e ampliadas, não só durante a pandemia, pois muita gente ainda está em home office e mantendo o isolamento, como depois. Com isso, os associados do interior e litoral também poderão ter oportunidade de realizar os cursos. Por isso, novas turmas continuam sendo abertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário