Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida Prof. Ascendino Reis




Luís Alberto Alves/Hourpress


Ascendino Angelo Reis nasceu na cidade de Divina Pastora (SE) em 20 de abril de 1852. Foi médico da Cia. Ingleza, do Exército, e professor. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1889, mas nunca se dedicou ao exercício da profissão. 

Diplomou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia, onde defendeu tese sobre "Diagnóstico Diferencial das Moléstias do Coração". Foi nomeado 2º tenente do Corpo de Saúde do Exército, por decreto do Imperador Pedro II, em 13 de fevereiro de 1875, serviu na guarnição de Sergipe até 1885, e na de São Paulo até se reformar, em 1899, como 1º cirurgião e major-médico do Exército.

 Professor em São Paulo ocupou durante vários anos, a cadeira de Geografia Geral e Coreografia do Brasil, e, inteiramente as de Português, Francês, Inglês e Latim. Professor catedrático de Farmacologia e Matéria Médica da Faculdade de Medicina de São Paulo, exerceu o cargo até o dia de sua morte. Alí regeu inteiramente as cadeiras de Terapêutica e Medicina Legal. Sua cultura e bondade foram proverbiais em São Paulo, onde clinicou por mais de quarenta anos. A  Avenida Prof. Ascendino Reis (foto) fica em Moema, Zona Sul de SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário