Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

sexta-feira, 13 de março de 2020

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida Duque de Caxias


Foi o único militar brasileiro a obter o título de Duque


Luis Alberto Alves/Hourpress


O projeto de abertura desta Avenida é dps anos de 1876 e 1877, época em que os empresários Frederico Glete e Victor Nothmann adquiriram a antiga "Chácara Mauá" visando a constituição do bairro que se chamou "Campos Elíseos". 

Com o novo loteamento, aprovado em 1878, uma das avenidas do bairro recebeu o nome de Duque de Caxias. Ela começava na Avenida São João e terminava no Largo Duque de Caxias (atual Praça Júlio Prestes). O trecho entre São João e Largo do Arouche foi construído no século passado. 

Luis Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias e patrono do Exército brasileiro, nasceu em 25 de agosto de 1803 em Porto da Estrela (RJ) e morreu no Rio de Janeiro em 7 de maio de 1880. Na vida militar foi reconhecido cadete aos 15 anos de idade, cursou a Real Academia Militar. 

Participou de várias campanhas do Exército. Na Guerra do Paraguai comandou uma tropa com 18 mil homens. Como comandante venceu os paraguaios nas batalhas de Tuiuti, Humaitá e Uruguaiana. Exerceu os cargos de marechal do Exército, senador pelo Rio Grande do Sul, ministro da Guerra. Foi o único militar brasileiro a obter o título de Duque.

A Avenida Duque de Caxias (foto) fica no Centro da cidade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário